Por Rodney Brocanelli
Morreu neste domingo o locutor e apresentador Léo Batista. Ele estava internado em um hospital de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, e enfrentava um câncer no pâncreas. Tinha 92 anos. Foi por muitos anos uma das caras e das vozes do esporte na TV Globo. Entretanto, ele teve uma trajetória bem rica no rádio, seja em emissoras do interior de São Paulo, como na Rádio Globo, do Rio de Janeiro. Pouca gente sabe, mas ele nasceu na cidade de Cordeirópolis, que na região metropolitana de Piracicaba.
No link abaixo, vamos recuperar uma entrevista de Léo Batista ao infelizmente hoje extinto site Rádio Agência, em 2004. Foi uma das primeiras vezes que o profissional foi inquirido sobre o seu passado no rádio. Destaque para o entrevistador: Rodrigo Rodrigues, que anos mais tarde viria a se destacar como apresentador esportivo em canais como ESPN, TNT Sports e Sportv. Vinha em ascensão na sua carreira até morrer em 2020, vítima de complicações da Covid-19.
Léo contou sobre seu início de carreira, como locutor de auto falante em sua cidade, a ida para Piracicaba, onde se destacou como narrador esportivo (aliás, o plantão esportivo da equipe era ninguém mais, ninguém menos que Francisco Milani) e a transferência para o Rio de Janeiro, onde teve que mudar de nome para poder trabalhar na Rádio Globo. Aliás, foi nessa emissora que ele teve um grande momento da sua carreira ao anunciar a morte de Getúlio Vargas.
Clique no link abaixo
