O Grupo Bandeirantes virou inimigo do FM estendido

Por Rodney Brocanelli

O Grupo Bandeirantes virou inimigo do FM estendido. Essa conclusão pode ser tirada a partir das recentes notícias envolvendo as emissoras dela que ocupavam essa faixa e que conseguiram mudar para o FM convencional, seguindo as regras da legisçação vigente.

O exemplo mais recente foi divulgado nesta segunda (aqui, aqui e aqui). A partir de abril, a programação da Rádio Bandeirantes poderá ser ouvida na frequência dos 107,3Mhz. Houve uma solicitação para uma mudança de frequência com a Fundação Gamaro, atual responsável pela concessão, que hoje abriga a programação da Eldorado FM, do mesmo grupo que edita o jornal O Estado de S. Paulo.

Foi aberta uma consulta pública no apagar das luzes de dezembro e após seu encerramento, o caminho estava livre para essa alteração.

(Um parêntese: a consulta pública pode ser chamada muito mais de consulta técnica, uma vez que os dados apresentados são mais dedicados aos entendidos do meio. Não aparecem informações relevantes como a razão social das empresas envolvidas. Veja aqui).

O Grupo Bandeirantes também se beneficiou deste processo no Rio de Janeiro para poder lançar a Band FM, uma das suas rádios de maior sucesso, operando no segmento popular. Em 2024, aconteceu a troca entre as frequências 84,9Mhz (do FM estendido, importante destacar) e do 91,1Mhz.

Em Porto Alegre, o mesmo processo: troca entre os 84,9Mhz (também do FM estendido) e os 93,3Mhz, onde é veiculada também a programação da Band FM (saiba mais aqui).

São três exemplos nas três principais praças do país (já dá para pedir a música no Fantástico). Tudo feito dentro da lei, é bom relembrar. Porém, é triste notar que um grupo tão poderoso esteja agindo para desidratar uma faixa recém-lançada oficialmente em 2021, a partir de uma necessidade técnica: a deterioração da faixa do AM (veja mais aqui).

Em vez da popularização, com campanhas maciças de divulgação, oferta de aparelhos de rádio em promoções, optou-se pela fuga pura e simples.

Como esse movimento não é exclusivo do Grupo Bandeirantes cabe a pergunta: qual será o destino do FM estendido? Será que essa faixa viraria um novo AM (deixada de lado, quase esquecida), mas com qualidade técnica? Respostas serão dadas apenas com o tempo. Vamos acompanhar.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.