(VÍDEO) Ainda a Eldorado FM e a Copa do Mundo pelo rádio

Em mais uma edição de seus comentários sobre os bastidores do rádio brasileiro, Rodney Brocanelli reúne em vídeo informações exclusivas, análises e atualizações sobre o mercado radiofônico e as transmissões esportivas. Entre os destaques estão novas revelações sobre o fim da Eldorado FM, a definição das emissoras que deverão transmitir a próxima Copa e mudanças importantes em equipes de cobertura esportiva.

A entrevista concedida por Felipe Tellis à 94 FM, de Bauru, trouxe novos detalhes sobre os bastidores que envolveram o encerramento das atividades da Eldorado FM. Durante a conversa, foram reveladas informações adicionais sobre o processo que marcou o fim da emissora, tema que continua despertando interesse entre profissionais e ouvintes de rádio.

No segmento esportivo, a relação preliminar de emissoras que deverão transmitir a próxima edição da Copa ganhou uma atualização importante. A principal novidade é a inclusão da Mix FM entre as participantes da cobertura. Por outro lado, a Rádio Tupi ainda não aparece na lista divulgada até o momento.

Outra informação que repercutiu no meio foi a ausência de José Alberto Andrade na relação de enviados especiais do Grupo RBS para a cobertura do torneio. A sua não convocação um dos assuntos comentados nos bastidores.

Já no rádio esportivo, uma mudança significativa ocorreu na TMC, antiga Transamérica. Gavião, conhecido por seu trabalho no segmento de humor das transmissões futebolísticas da emissora, deixou a equipe após anos de participação.

Ex-locutor da Eldorado FM ficou sabendo do processo que levou ao fim da emissora durante o almoço e rodando o Instagram

Por Rodney Brocanelli

Felipe Tellis, um dos atuais ex-funcionários da Rádio Eldorado, ficou sabendo sobre a possibilidade do fim da emissora durante um almoço e por intermédio do Instagram. Essa revelação foi feita durante uma entrevista concedida por ele ao programa De Boa na 94, da 94 FM, de Bauru.

Durante a entrevista, Tellis não falou apenas desses seus últimos meses na Eldorado. Outros aspectos de sua carreira também tiveram espaço, como seu início na própria região de Bauru, assim como sua passagem por emissoras como a 89 FM e Disney.

O apresentador Guilherme Dias quis saber como Tellis recebeu a notícia sobre o fim da Eldorado. “Veio da própria direção, de algum colega?”, perguntou.

“Foi uma situação complicada”, respondeu o apresentador. “Nas redes sociais começou a rolar o papo que a rádio ia ser fechada, que uma outra rádio ia ocupar o nosso dial”, afirmou.

Em seguida, ele didaticamente explicou ao ouvinte o que era dial e prosseguiu com o relato: “começou a rolar essa fofoca de que uma outra rádio, a partir de maio, iria entrar no nosso dial”, afirmou.

“Eu tava almoçando em casa, rodando o Instagram e de repente eu vi essa notícia. Falei assim: ‘Nossa, mas esse dial aqui é o nosso. Como assim?’ Foi no final de janeiro”, disse. A notícia apareceu na rede social dele por um perfil relacionado a notícias do rádio. Vale lembrar que a informação foi divulgada ao mesmo tempo pelos sites São Paulo Broadcast, Tudo Rádio e este Radioamantes (sem ordem cronológica), além da coluna de Flávio Ricco, publicada no portal Léo Dias.

Tellis prosseguiu: “desde janeiro a gente ficou nessa expectativa(…) quando essa notícia começou a repercutir dentro da rádio, a gente foi convocado para uma reunião que nosso diretor comunicou que realmente isso tinha acontecido, que a rádio precisaria deixar o nosso dial a partir de maio, mas que eles estavam tentando negociar, para ocupar um outro dial(…) isso em off, sem um comunicado oficial para todo mundo, para os ouvintes”.

No dia 22 de abril que o primeiro posicionamento oficial do Grupo Estado informando o fim da emissora foi divulgado.

Tellis aproveitou para divulgar também um web doc produzido e editado por ele mostrando alguns dos últimos instantes da emissora. Clique aqui para ver.

O De Boa na 94 também tem a apresentação de Carol Simonetti e Lari Mazaloti. Veja abaixo o trecho destacado e aproveite também para assistir a íntegra da entrevista.

Coronavírus muda rotina em emissoras de rádio

Por Rodney Brocanelli

O Covid-19, popularmente conhecido como Coronavírus, está mudando a rotina de muitas emissoras de rádio no ar e fora dele. A Rádio Sul América Paradiso, do Rio de Janeiro, tomou algumas medidas. Segundo o site Audência Carioca, a emissora suspendeu a veiculação ao vivo do programa Manhã Paradíso, comanado por Roberto Canázio. O comunicador está com 71 anos e está dentro do grupo de risco de contágio. Em seu lugar, entra uma programação que vai mesclar jornalismo com música. Seus estúdios ficam dentro do Shopping Bossa Mall, no Aeroporto Santos Dumont. Por outro lado, os programas Rio na Palma da Mão e Hora do Blush seguem no ar e ao vivo, mas não haverá a presença de convidados no estúdio, conforme a apuração do Audiência Carioca.

Ainda no Rio, a Rádio Roquette Pinto ( atualmente conhecida como 94 FM) não terá  programas ao vivo nesta semana, em princípio A equipe de produção tem ido aos estúdios para gravar conteúdo especial a ser veiculado neste período. O jornalismo vai trabalhar em esquema de plantão, conforme a apuração do jornalista Gabriel Gontijo.

Em São Paulo, a Rádio Jovem Pan suspendeu a presença de público para acompanhar o programa Pânico nos estúdios. Um comunicado divulgado nas redes sociais informa que assim que a situação se estabilizar, a seleção da plateia voltará ao normal (clique aqui pra ver).

A Rádio Bandeirantes não terá entrevistas presenciais em seus estúdios até segunda ordem. Elas não vão deixar de ser veiculadas, mas deverão acontecer via skype ou telefone. O mesmo valerá para a participação de colunistas.

O Linha Direta com a Justiça, tradicional quadro da emissora que conta com a participação de advogados e juristas foi ao ar hoje com as intervenções de seus convidados feitas pelo telefone (veja aqui).

Outra medida da emissora do Morumbi é que agora cada apresentador fica com uma espuma de microfone personalizada, sem uso por mais de um, informa Edu Cesar, do Papo de Bola.

No que diz respeito à sua programação, a Bandeirantes cancelou o Resenha, Futebol e Humor desta segunda-feira. Em seu lugar entrou uma edição especial do  “RB News” apresentado por  Bruna Barboza e Bernardo Ramos no seu horário.

Outras emissoras poderão adotar medidas semelhantes as que foram descritas acima.

Na área administrativa, algumas rádios liberaram seus funcionários para trabalharem em casa.

Por outro lado, a pauta Coronavírus está influenciando até em programas esportivos. O Esperando o Futebol,  pré-jogo da Rádio Guaíba, dedicou boa parte de seu tempo ao tema e suas implicações no mundo do futebol neste último domingo. No Brasil, as partidas de vários campeonatos regionais foram disputadas sem a presença de público, exemplo do campeonato gaúcho. Claro que o momento é sério, mas não seria surpresa se a emissora mudasse o nome da sua atração, naquele momento, para Esperando o Coronavírus (veja aqui).

Coronavírus

 

Rio de Janeiro: equipe esportiva da 94 FM estreia transmitindo vitória do Flamengo na Libertadores

Por Rodney Brocanelli

Nesta última quarta-feira (23) aconteceu o início das transmissões de futebol  na 94 FM (antiga Roquette Pinto), do Rio de Janeiro, com a cobertura da partida entre Flamengo x Grêmio, válida pela semifinal da Copa Libertadores.  A equipe esportiva conta com nomes consagrados do rádio local como Luis Carlos Silva (ex-Globo), Carlos Borges e Ricardo Mazela (ambos com passagem pela Rádio Nacional),  Sergio Américo (ex-Tupi), Carla Matera (também ex-Globo), entre outros.

Ouça abaixo os gols narrados por Luis Carlos Silva para a vitória do Flamengo pelo placar de 5 a 0. Com o resultado, a equipe carioca está classificada para a grande final da competição e ira enfrentar o River Plate, dia 23 de novembro, em Santiago (Chile). Cortesia do camarada Edu Cesar.

Gabigol

 Foto: Divulgação