Coronavírus muda rotina em emissoras de rádio

Por Rodney Brocanelli

O Covid-19, popularmente conhecido como Coronavírus, está mudando a rotina de muitas emissoras de rádio no ar e fora dele. A Rádio Sul América Paradiso, do Rio de Janeiro, tomou algumas medidas. Segundo o site Audência Carioca, a emissora suspendeu a veiculação ao vivo do programa Manhã Paradíso, comanado por Roberto Canázio. O comunicador está com 71 anos e está dentro do grupo de risco de contágio. Em seu lugar, entra uma programação que vai mesclar jornalismo com música. Seus estúdios ficam dentro do Shopping Bossa Mall, no Aeroporto Santos Dumont. Por outro lado, os programas Rio na Palma da Mão e Hora do Blush seguem no ar e ao vivo, mas não haverá a presença de convidados no estúdio, conforme a apuração do Audiência Carioca.

Ainda no Rio, a Rádio Roquette Pinto ( atualmente conhecida como 94 FM) não terá  programas ao vivo nesta semana, em princípio A equipe de produção tem ido aos estúdios para gravar conteúdo especial a ser veiculado neste período. O jornalismo vai trabalhar em esquema de plantão, conforme a apuração do jornalista Gabriel Gontijo.

Em São Paulo, a Rádio Jovem Pan suspendeu a presença de público para acompanhar o programa Pânico nos estúdios. Um comunicado divulgado nas redes sociais informa que assim que a situação se estabilizar, a seleção da plateia voltará ao normal (clique aqui pra ver).

A Rádio Bandeirantes não terá entrevistas presenciais em seus estúdios até segunda ordem. Elas não vão deixar de ser veiculadas, mas deverão acontecer via skype ou telefone. O mesmo valerá para a participação de colunistas.

O Linha Direta com a Justiça, tradicional quadro da emissora que conta com a participação de advogados e juristas foi ao ar hoje com as intervenções de seus convidados feitas pelo telefone (veja aqui).

Outra medida da emissora do Morumbi é que agora cada apresentador fica com uma espuma de microfone personalizada, sem uso por mais de um, informa Edu Cesar, do Papo de Bola.

No que diz respeito à sua programação, a Bandeirantes cancelou o Resenha, Futebol e Humor desta segunda-feira. Em seu lugar entrou uma edição especial do  “RB News” apresentado por  Bruna Barboza e Bernardo Ramos no seu horário.

Outras emissoras poderão adotar medidas semelhantes as que foram descritas acima.

Na área administrativa, algumas rádios liberaram seus funcionários para trabalharem em casa.

Por outro lado, a pauta Coronavírus está influenciando até em programas esportivos. O Esperando o Futebol,  pré-jogo da Rádio Guaíba, dedicou boa parte de seu tempo ao tema e suas implicações no mundo do futebol neste último domingo. No Brasil, as partidas de vários campeonatos regionais foram disputadas sem a presença de público, exemplo do campeonato gaúcho. Claro que o momento é sério, mas não seria surpresa se a emissora mudasse o nome da sua atração, naquele momento, para Esperando o Coronavírus (veja aqui).

Coronavírus

 

Um comentário em “Coronavírus muda rotina em emissoras de rádio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.