Sobre o incidente envolvendo Felipe Garrafa e Wagner Mancini

Por Rodney Brocanelli

Um pitaco na polêmica envolvendo o repórter Felipe Garrafa, da Rádio Bandeirantes, e  Wagner Mancini, técnico do Vitória na entrevista que se seguiu após o triunfo da equipe de Salvador sobre o Corinthians pelo placar de 1 a 0, no último sábado. Eu tendo a me incomodar quando estou falando e alguém me interrompe. Sempre aprendi que isso é falta de edução. Mancini, na minha visão, não foi educado. Ele poderia rebater os argumentos de Felipe Garrafa, ao final do questionamento, com elegância absoluta.

Por sua vez, o repórter embora tenha se equivocado ao levar para a coletiva números da primeira etapa, a intenção do repórter até que era boa: fazer um questionamento embasado. Vejo poucas pessoas analisando a sequência da pergunta de Garrafa que era:  “o Vitória veio à São Paulo jogar por uma bola ou (esse resultado mostra que) o Corinthians não era um time tão imbatível assim, como foi criado?”. Não vi qualquer problema. Era uma pegunta absolutamente pertinente, que um técnico experiente como Mancini saberia tirar de letra, sem precisar fazer cena. Quem deveria ficar na bronca era a torcida do Corinthians, afinal, segundo o questionamento, o time “não é tão imbatível assim”.

O que se seguiu depois foi algo absolutamente condenável. A tropa do mal das redes sociais passou a buscar mensagens no Twitter que o ligassem o profissional a algum clube. Conseguiram. O resultado: ele foi exposto à execração pública Prática típica de desocupados. Não é a primeira vez que isso acontece e, infelizmente, não será a última. Para terminar, Garrafa recebeu a solidariedade de diversos profissionais de imprensa, que não deixaram de criticá-lo por causa de seu erro.

Muitos desses desocupados já citados aqui  passaram a falar de corporativismo. Não é. O profissional teve a solidariedade por ser vítima de uma atitude grosseira. E, ao meu ver, quem fala de corporativismo, deveria dizer a qual categoria deles pertence. Muitas delas são mais corporativas que a dos jornalistas.

felipe garrafa

Reinaldo Azevedo estreia na Rádio Bandeirantes

Reinaldo Azevedo reforça a equipe da Rádio Bandeirantes a partir da próxima segunda-feira (21) com sua opinião contundente. Na coluna “Pronto, Falei”, o jornalista vai analisar e comentar o cenário político brasileiro em um dos horários mais expressivos do radiojornalismo.

“Pronto, Falei” será levada ao ar duas vezes por dia, de segunda a sexta-feira, às 7h50 no “Jornal Primeira Hora” e às 9h50 no “Jornal Gente”.

Saiba mais sobre a Rádio Bandeirantes em www.radiobandeirantes.com.br e siga a emissora nas redes sociais:  https://twitter.com/RBandeirantes e https://www.facebook.com/radiobandeirantes

SONY DSC
Foto: Divulgação

Os gols do meio de semana

Por Rodney Brocanelli

Desta vez, a seção terá uma versão bem reduzida. Culpa de Botafogo e Flamengo que não colaboraram. A primeira partida da semifinal da Copa do Brasil envolvendo as duas equipes terminou em 0 a 0.

Mas em Porto Alegre, o Grêmio venceu o Cruzeiro pelo placar de 1 a 0 e, com isso, saiu na frente na outra perna da semifinal da mesma competição. Vamos começar prestigiando o rádio do interior riograndense destacando a narração de Fabiano Bernardes, da Rádio Progresso de Ijuí.

Ouça também a narração de Pedro Ernesto Denardin, da Rádio Gaúcha.

Ouça ainda a narração de Paulo Brito, da Rádio Bandeirantes.

Abaixo, a narração de Angelo Afonso, da Rádio Grenal.

Alberto Rodrigues narrou essa partida na Rádio Itatiaia.

Na segunda, a Chapecoense decidiu a Copa Suruga em partida disputada contra o Urawa Red Diamonds. Uma penalidade máxima bem cobrada deu o título para a equipe japonesa. Ouça a narração de Rafael Henzel, da Rádio Oeste Capital.

Radioamantes no ar fala sobre a agitação no rádio esportivo de Porto Alegre e demissões no Grupo Bandeirantes

Nesta semana, o Radioamantes no Ar falou sobre a agitação no rádio esportivo de Porto Alegre envolvendo os profissionais Marco Antônio Pereira, José Aldo Pinheiro, Thiago Suman e Luís Magno e as rádios Guaíba, Grenal e Bandeirantes. Outros temas: demissões no Grupo Bandeirantes e a audiência do FM na Grande São Paulo. O Radioamantes no Ar vai ao ar sempre a partir das 09h pela web rádio Showtime  (http://showtimeradio.com.br). Com Rodney Brocanelli, João Alckmin e Flávio Ashcar.

showtime2

José Aldo Pinheiro troca a Bandeirantes pela Guaíba

Por Rodney Brocanelli

A Rádio Guaíba fechou então as reposições para a saída de Marco Antônio Pereira. Uma delas já anunciada no Radioamantes, é a chegada de Luís Magno, narrador que veio da Rádio Caixas. (Saiba mais aqui). A outra é a chegada de José Aldo Pinheiro, que passou os últimos cinco anos narrando pela Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre. Nessa emissora, ele apresentava também os programas Apito Final e Esporte em Debate.

É a segunda passagem de José Aldo pela Guaíba. Ele esteve na emissora entre 1986 e 1995. Neste retorno, o profissional terá muitas atribuições. Além de narrar os jogos de futebol da dupla Grenal, ele irá apresentar o programa Repórter Esportivo, veiculado nos finais de tarde, a partir das 17h, e será também coordenador esportivo, ocupando a vaga que era do repórter Cristiano Silva.

A estreia de José Aldo Pinheiro na narração será na partida entre Grêmio x Cruzeiro, dia 16 de agosto, jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil. Por sua vez, o já citado Luís Magno fará sua primeira narração na Guaíba na partida Internacional x Londrina, válida pela série B do campeonato brasileiro neste próximo sábado (12.08).

A última narração de José Aldo na Bandeirantes aconteceu no último dia 18 de julho, na partida entre Internacional e Luverdense. Ouça abaixo.

José Aldo Pinheiro

 

Os gols do final de semana

Por Rodney Brocanelli

Em Porto Alegre, o Grêmio venceu o Atlético-MG pelo placar de 2 a 0. Ouça a narração de Pedro Ernesto Denardin, da Rádio Gaúcha.

Ouça também a narração de Carlos Jornada, da Rádio Estação Web.

Pensando na quarta-feira, o Palmeiras perdeu para o Atlético-PR pelo placar de 1 a 0. Ouça a narração de Marcelo Ortiz, da Rádio Banda B, de Curitiba.

Em Salvador, o São Paulo caiu diante do Bahia: 2 a 1. Ouça a narração de Renato Rainha, da Band News FM.

Zé Ricardo não é mais o técnico do Flamengo depois da queda diante do Vitória. Placar final de 2 a 0. Ouça a narração de Raniere Alves, da Rádio Metrópole.

O Fluminense venceu o Atlético-GO no Maracanã pelo placar de 3 a 1. Ouça a narração de Jota Santiago, da Super Rádio Tupi.

O Corinthians garantiu o título simbólico do primeiro turno da série A ao vencer o Sport pelo placar de 3 a 1. Ouça a narração de Márcio Rodrigues, da parceria Premium Esportes e Rádio Trianon.

O Internacional venceu o Guarani, em Campinas: 2 a 0. Ouça a narração de Daniel Oliveira, da Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre.

Em Maceió, o CRB venceu o América-MG. Ouça a narração de Enio Lima, da Rádio Itatiaia.

Ouça também a narração de Tony Santos, da Rádio Maceió.

O Brasil, de Pelotas, venceu uma partida importante fora de casa, contra o Criciúma. Ouça a narração de Mario Lima, da Rádio Eldorado.

Pela série D, o Atlético Acreano venceu o São José em Porto Alegre e saiu na frente na briga por uma vaga na série C. Ouça a narração de Carlos Jornada, da Rádio Estação Web.

Os gols do meio de semana

Por Rodney Brocanelli

O São Paulo vinha de dois resultados positivos no Brasileirão, mas não conseguiu manter o embalo diante do Coritiba. 2 a 0 para o Coxa em pleo Morumbi. Ouça a narração de Ulisses Costa, da Rádio Bandeirantes.

Cada vez mais líder, o Corinthians venceu mais uma fora de casa. O Atlético-MG foi a vítima da vez. Ouça a narração de Danilo Almeida, da parceria Premium Esportes e Rádio Universal, de Santos.

Ouça também a narração de Nilson Cesar, da Rádio Jovem Pan.

O Palmeiras venceu o Botafogo no Engenhão: 2 a 1. Ouça a narração de Carlos Borges, da Rádio Nacional.

Não foi fácil, mas o Grêmio venceu o Atlético-GO pelo placar de 1 a 0, em Goiânia. Ouça a narração de Edson Rodrigues, da Rádio 730 AM.

Ouça também a narração de Marco de Bona, da Rádio Gaúcha.

Em jogo de muitas viradas, o Santos venceu o Flamengo pelo placar de 3 a 2 no Pacaembu. Ouça a narração de Marcelo Gomes, da Rádio Globo.

O Internacional venceu o Goiás pelo placar de 3 a 0. Será que agora vai para o colorado? Ouça a narração de Tiago José, da Rádio Estação Web.

Ouça também a narração de Luis Soares, da web rádio De Olho Nos Esportes.

Não foi uma boa noite de terça para os times goianos: o Vila Nova, perdeu para o Náutico por 1 a 0, fora de casa. Ouça a narração de André Luiz Cabral, da Rádio Jornal.

Ouça o Radioamantes no Ar

Nesta semana, o Radioamantes no Ar falou sobre a vinheta de identificação da Rádio Bandeirantes, que não informa mais os canais de ondas curtas. Isso pode ser um indício de que a emissora descontinuou a oferta deste serviço. Outros temas: a mudança de diretoria na Rádio Roquette Pinto (RJ), a chegada da Nova Rádio Globo à Santos, o aniversário da Voz do Brasil, entre outros. O Radioamantes no Ar vai ao ar todas as sextas, sempre a partir das 09h pela web rádio Showtime (http://showtimeradio.com.br). Com Rodney Brocanelli e João Alckmin.

showtime2

Os gols do meio de semana (e do começo também)

Por Rodney Brocanelli

Pedro Rocha brilhou e com dois de seus gols ajudou o Grêmio a vencer o Atlético-PR e se classificar para a semifinal da Copa do Brasil. Ouça a narração de Marco Antônio Pereira, da Rádio Guaíba.

Em jogo marcado por polêmica, o Santos venceu o Flamengo pelo placar de 4 a 2. O resultado não classificou o Santos para a próxima fase da Copa do Brasil. Ouça a narração de Danilo Almeida, da parceria Premium Esportes e Rádio Universal, de Santos.

Ouça também a narração de José Carlos Araújo, da Super Rádio Tupi.

O empate pelo placar em 1 a 1 levou o Cruzeiro à fase semifinal da Copa do Brasil. Ao Palmeiras só resta a Libertadores. Ouça a narração de Oscar Ulisses, da Rádio Globo.

Ouça também a narração de Alberto Rodrigues, da Rádio Itatiaia.


 
Pela Sulamericana, o Corinthians venceu o Patriotas pelo placar de 2 a 0, jogando em casa. Ouça a narração de Nilson Cesar, da Rádio Jovem Pan.

Fora de casa, a Universidad Católica, de Quito, recebeu o Fluminense e perdeu pelo placar de 2 a 1. Ouça a narração de Renan Moura, da CBN.

O Botafogo venceu o Atlético-MG pelo placar de 3 a 0 e avançou na Copa do Brasil. Ouça a narração de Luiz Penido, da Rádio Globo.

Ouça também a narração de Mario Henrique Caixa, da Rádio Itatiaia.

A Chapecoense emocionou a todos novamente. O time passou à fase seguinte da Copa Sul Americana ao vencer o Defensa Y Justicia nas cobranças de tiros livres indiretos. Ouça a narração de Rafael Henzel, da Rádio Oeste Capital.

O Internacional venceu o Oeste pelo placar de 2 a 0 no Beira Rio. Ouça a narração de Marcos Couto, da Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre.

Ouça também a narração de Carlos Jornada, da Rádio Estação Web.

Pedro Ernesto Denardin, da Rádio Guaíba, esteve no Morumbi, na última segunda, para transmitir o empate entre São Paulo x Grêmio: 1 a 1.

Na cabine de baixo estava Sidney Botelho, que narrou essa mesma partida pela web rádio Premium Esportes.

Ouça também a narração de Leonardo Dias, da Rádio Estação Web.

Ouça os gols do final de semana

Por Rodney Brocanelli

No Maracanã, o Corinthians venceu o Fluminense pelo placar de 1 a 0. Ouça a narração de Ulisses Costa, da Rádio Bandeirantes.

Ouça também a narração de Nilson Cesar, da Rádio Jovem Pan.

E ainda, a narração de Marcos Couto, da Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre. Como o Grêmio é o principal rival do Corinthians na competição, as emissoras de lá transmitiram essa partida na íntegra.

O time alternativo do Palmeiras venceu bem o Sport: 2 a 0. Ouça a narração de Aroldo Costa, da Rádio Jornal.

Paulinho, 17 anos, fez os dois gols da vitória do Vasco sobre o Atlético-MG. Placar final: 2 a 1. Ouça a narração de Ruy Fernando, da Rádio Nacional.

O Avaí segue em ascensão no campeonato brasileiro. Desta vez, venceu o Cruzeiro pelo placar de 1 a 0. Ouça a narração de Alberto Rodrigues, da Rádio Itatiaia.

De manhã, no Pacaembu, o Santos venceu o Bahia: 3 a 0. Narração de Ricardo Melo, da 105 FM.

O Flamengo sofreu, mas venceu o Coritiba na Ilha do Urubu. Ouça a narração de Jota Santiago, que está de volta à Super Rádio Tupi.

Vai de mal a pior a situação do Internacional na série B do campeonato brasileiro. Nova derrota, desta vez para o também colorado Vila Nova, de Goiânia. Ouça a narração de Marco Antônio Pereira, da Rádio Guaíba.

Ouça também a narração de Edson Rodrigues, da Rádio 730 AM.

E ainda a narração de Leonardo Dias, da Rádio Estação Web.

Em casa, o Criciúma venceu mais uma: 2 a 1 sobre o ABC. Ouça a narração de Joel Bernardo, da Rádio Difusora.

No Horto, o América-MG goleou o Figueirense: 4 a 2. Ouça a narração de Enio Lima, da Rádio Itatiaia.

Pela Copa Paulista, a Internacional, de Limeira, venceu o São Paulo pelo placar de 1 a 0. Ouça a narração de Edmar Ferreira, da Rádio Educadora.

Canais de ondas curtas não são mais citados na vinheta da Rádio Bandeirantes

 Por Rodney Brocanelli

O Edu Cesar, do Papo de Bola, pode não estar atualizando seu site, mas ele segue ligado em tudo o que acontece no rádio e na televisão. É dele essa dica: as emissoras em ondas curtas da Rádio Bandeirantes, desativadas há um bom tempo, não são mais citadas na vinheta de identificação da emissora. Segundo Edu,a citação aos canais AM 840 Khz e FM 90,9 Mhz e ao site da emissora seguem mantidas, no entanto a citação dos prefixos das curtas foi trocada por uma menção ao aplicativo Band Rádios.

Em dezembro de 2015, o Radioamantes informou que os o canais de 25, 31 e 49 metros estavam fora do ar. Veja no post abaixo.

https://radioamantes.wordpress.com/2015/12/29/ondas-curtas-da-radio-bandeirantes-fora-do-ar/

Na ocasião, a assessoria de imprensa do grupo foi procurada, mas não se pronunciou sobre o assunto.

Outras emissoras de rádio estão tirando do ar seus canais de ondas curtas. No fim do ano passado, a Rádio Anhanguera, de Goiânia, resolveu encerrar sua transmissões.

Ouça abaixo a vinheta da Rádio Bandeirantes.

Logo_RB_Cor

Ouça os gols do final de semana

Por Rodney Brocanelli

O Palmeiras não teve um jogo fácil no Allianz Parque. Mesmo assim, conseguiu vencer o Vitória pelo placar de 4 a 2. Ouça a narração de Sidney Botelho, da Premium Esportes.

O Grêmio saiu atrás no placar, mas conseguiu a virada e desponta assim como rival do Corinthians. Placar final: 3 a 1. Ouça a narração de Pedro Ernesto Denardin, da Rádio Gaúcha.

Ouça também a narração de Tiago José, da Rádio Estação Web.

Em Goiânia, o Atlético-MG venceu o Atlético-GO de virada: 2 a 1. Ouça a narração de Edmilson Almeida, da Rádio 730 AM.

O São Paulo se enreda cada vez mais na zona do rebaixamento, agora com a derrota para a Chapecoense pelo placar de 2 a 0. Ouça a narração de Ricardo Melo, da 105 FM.

No Mineirão, empate na partida entre Cruzeiro e Flamengo. Ouça a narração de Alberto Rodrigues, da Rádio Itatiaia.

Portuguesa e Juventus fizeram mais um clássico dos imigrantes, desta vez pela Copa Paulista. O palco foi o Canindé. Vitória do time da casa pelo placar de 3 a 0. Ouça a narração de Paulo Sodate, da Rádio Tropical/Equipe Líder.

Em casa, Corinthians e Atlético-PR empataram pelo placar de 2 a 2. Ouça a narração de Claudio de Barros, da parceria Premium Esportes e Rádio Trianon.

Ouça também a narração de Ulisses Costa, da Rádio Bandeirantes.

O Internacional segue colecionando tropeços na série B. Desta vez, foi a vez do CRB triunfar sobre o Colorado. Ouça a narração de Luis Soares, da web rádio De Olho Nos Esportes.

Em casa, o Criciúma venceu o Goiás pelo placar de 1 a 0. Ouça a narração de Joel Bernardo, da Rádio Difusora.

E o Ceará venceu o Juventude com dois gols relâmpagos. Ouça a narração de Gomes Farias, da Rádio Verdes Mares.

O Brasil de Pelotas recebeu o Figueirense e se deu mal. Perdeu pelo placar de 2 a 0. Ouça a narração de Clodoaldo Pereira, da Rádio Guarujá.

Pela série D, um grande resultado do São José, de Porto Alegre, que venceu o Brusque pelo placar de 1 a 0 e conseguiu sua classificação para as oitavas de final com o resultado agregado. Ouça a narração de Carlos Jornada, da Rádio Estação Web.

Os gols do meio de semana

Por Rodney Brocanelli

O Grêmio voltou a ser o vice líder do Brasileirão com a vitória sobre o Flamengo pelo placar de 1 a 0 na Ilha do Urubu. Ouça a narração de Marco Antônio Pereira, da Rádio Guaíba.

No duelo dos desesperados, São Paulo e Atlético-GO empataram pelo placar de 2 a 2. Ouça a narração de Rener Lopes, da Esportes Brasília/Rádio Ativa FM.

O Corinthians deixou mais um rival para trás. No Allianz, o alvinegro venceu o Palmeiras pelo placar de 2 a 0. Ouça a narração de José Silvério, da Rádio Bandeirantes.

Ouça também a narração de Daniel Senna, da parceria Premium Esportes/Rádio Trianon.

No clássico carioca, deu Botafogo: 1 a 0 sobre o Fluminense. Ouça a narração de José Carlos Araújo, da Super Rádio Tupi.

O Cruzeiro venceu o Atlético-PR na Arena da Baixada: 2 a 0. Ouça a narração de Alberto Rodrigues, da Rádio Itatiaia.

O Santos esteve no Horto e saiu de lá com uma boa vitória sobre o Atlético-MG. Ouça a narração de Ricardo Melo, da 105 FM.

E a Ponte Preta perdeu mais uma em casa. Desta vez, o Bahia foi o visitante feliz: 3 a 0. Ouça a narração de Raniere Alves, da Rádio Metropole.

Pela série B, o Internacional venceu o Ceará, fora de casa, pelo placar de 2 a 0. Ouça a narração de Orestes de Andrade, da Rádio Guaíba.

Ouça também a narração de Marcos Couto, da Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre.

E ainda, a narração de César Luís, da Band News FM, de Fortaleza.

Na segunda-feira, o Sport venceu o Coritiba pelo placar de 3 a 0. Ouça a narração de Aroldo Costa, da Rádio Jornal.

Ouça os gols do fim de semana

Por Rodney Brocanelli

Na Vila Belmiro, o Santos venceu o São Paulo pelo placar de 3 a 2. Ouça a narração de Hugo Botelho, da Rádio Capital.

Ouça também a narração de Paulo Sodate, da Rádio Tropical FM.

O Botafogo saiu atrás no placar, mas Roger cobrando pênalti garantiu o empate na partida contra o Atlético-MG: 1 a 1. Ouça a narração de Odilon Junior, da Super Rádio Tupi.

Ouça também a narração de Mario Henrique Caixa, da Rádio Itatiaia.

No Mineirão, o Cruzeiro repetiu o que aconteceu na Copa do Brasil e venceu o Palmeiras pelo placar de 3 a 1. Ouça a narração de Alberto Rodrigues, da Rádio Itatiaia.

O Avaí conseguiu uma bela vitória sobre o Grêmio, em Porto Alegre: 2 a 0. Ouça a narração de Marco Antônio Pereira, da Rádio Guaíba.

Ouça também a narração de Salles Junior, da Rádio CBN/Diário.

E ainda, a narração de Renan Silva Neves, da Rádio Estação Web.

Na manhã de domingo, Chapecoense e Atlético-PR empataram pelo placar de 1 a 1. Ouça a narração de Rafael Henzel, da Rádio Oeste Capital.

O Corinthians manteve a liderança do Brasileirão ao vencer a Ponte Preta pelo placar de 2 a 0. Ouça a narração de Ulisses Costa, da Rádio Banderiantes.

Ouça também a narração de Daniel Senna, da Premium Esportes.

Em um clássico triste por tudo o que aconteceu depois do apito e fora de campo, o Flamengo venceu o Vasco pelo placar de 1 a 0. Ouça a narração de Luiz Penido, da Rádio Globo.

O Atlético-GO perdeu em casa para o Vitória: 2 a 1. Ouça a narração de Edson Rodrigues, da Rádio 730 AM.

Ouça também a narração de Salomão Batista, da Rádio Metrópole.

O Internacional tem feito questão de tornar as coisas mais difíceis na série B. No Beira-Rio, o time empatou com o Criciúma pelo placar de 1 a 1. Ouça a narração de Haroldo de Souza.

Ouça também a narração de Carlos Jornada, da Estação Web.

E ainda, a narração de Dante Bragatto Neto, da Rádio Eldorado.

O Juventude venceu o Guarani em casa: 2 a 0. Ouça a narração de Luis Magno, da Rádio Caixas.

Rádio Bandeirantes estreia o quadro “RB News Cidades”

Na próxima segunda-feira (10), a Rádio Bandeirantes FM 90.9 e AM 840 estreia um quadro que vai ampliar a cobertura do noticiário em importantes cidades da Grande São Paulo e do Litoral Norte em sua programação.

RB News Cidades vai contar com a participação de seis importantes veículos de comunicação: Metro ABC,Folha de AlphavilleCorreio Paulista (Osasco), Guarulhos HojeCotia&Cia e Portal Tamoios News. Os boletins serão apresentados durante os programas “O Pulo do Gato”, às 6h, e “Rádio Livre”, às 15h.

Saiba mais sobre a Rádio Bandeirantes em www.radiobandeirantes.com.br e siga a emissora nas redes sociais: 

https://twitter.com/RBandeirantes 

 https://www.facebook.com/radiobandeirantes

Logo_RB_Cor