Aceesp e FPF se manifestam sobre o caso Carlos Batista

Por Rodney Brocanelli

A Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo e a Federação Paulista de Futebol  divulgaram notas de repúdio sobre o incidente envolvendo o narrador Carlos Batista, da Rádio Bandeirantes, de Campinas. No último domingo, durante a partida entre São Bento e Ponte Preta, válida pelo campeonato paulista, Batista teve de ficar agachado na cabine para fugir da hostilidade de parte dos torcedores locais (veja foto abaixo). A partida aconteceu no estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba.

A Aceesp, entidade responsável pelo credenciamento da imprensa, informa que acionou s presidentes do Esporte Clube São Bento, Fernando Martins da Costa Neto, e da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, a fim de que providências sejam tomadas.

Segue a nota: “Infelizmente, não é a primeira vez e não se resume a um clube, a um jogador, a uma torcida, nem a um estádio especificamente. A cada dia a intolerância se faz presente nas praças esportivas com episódios lamentáveis de agressões contra profissionais de imprensa que estão apenas no exercício da profissão cumprindo seu dever de informar. A ACEESP repudia toda e qualquer agressão contra jornalistas, que fere a liberdade de expressão e o direito garantido na Constituição”.

Por sua vez, a Federação Paulista de Futebol, organizadora da competição, disse na sua manifestação que “todo profissional de imprensa tem o direito de atuar livremente dentro de seu espaço dedicado, esteja ele dentro ou fora do seu município de origem”. E encerra dizendo que vai dialogar com a diretoria do São Bento para que casos como esse não voltem a se repetir.

Até agora, o São Bento não usou seus canais oficiais para se pronunciar sobre o caso. No entanto,  a assessoria de imprensa do clube fez apenas uma breve manifestação ao portal UOL dizendo que essa atitude dos torcedores não representa a torcida do clube, formada por gente pacífica e muitas famílias. Leia aqui.
Leia aqui a nota da Aceesp: http://www.aceesp.org.br/site/?p=4589

Leia aqui a nota da Federação Paulista de Futebol:  http://www.futebolpaulista.com.br/Noticias/Detalhe.aspx?Noticia=1328

 

Carlos Batista - Sorocaba

Carlos Batista é obrigado a ficar agachado na cabine durante transmissão em Sorocaba

Por Rodney Brocanelli

O narrador Carlos Batista, da Rádio Bandeirantes, de Campinas, passou por momentos complicados durante a transmissão de São Bento x Ponte Preta, partida válida pelo campeonato paulista de 2017, no estádio Valter Ribeiro em Sorocaba. A Macaca saiu na frente e, como não poderia deixar de ser, Batista colocou toda a emoção na descrição do lance. Parte da torcida não gostou e ele teve de ficar agachado. Quando o São Bento empatou, novo momento de conflito. Os torcedores locais, segundo o relato do locutor via Facebook, cobraram o mesmo tipo de narração, com um gol mais longo para o empate da equipe local. Alguns mais exaltados ameaçaram invadir a cabine, que fica bem próxima de um dos setores de arquibancadas do estádio. Os seguranças da Ponte Preta ajudaram a conter o tumulto, segundo o relato de Batista. Ao site da Band FM, de Sorocaba, Batista disse que  a polícia sugeriu que ele fizesse um boletim de ocorrência, ideia que foi deixada de lado. “Prefiro não fazer. O São Bento não pode pagar por causa de irresponsáveis. Felizmente tudo acabou bem”. A assessoria do São Bento informou que irá se pronunciar após uma apuração interna dos fatos.

Carlos Batista - Sorocaba

Os gols do fim de semana

Por Rodney Brocanelli

No sábado, o Flamengo venceu o Resende pelo placar de 1 a 0. Ouça a narração de Edson Mauro, pela Rádio Globo. Vídeo postado pelo canal Leandro Sports Rádios.

O São Paulo apenas empatou com o Ituano no Morumbi: 1 a 1. Fausto Favara narrou na Jovem Pan.

No Beira-Rio, o Internacional venceu o São Paulo-RS por 1 a 0. Gustavo Manhago narrou pela Rádio Gaúcha. Vídeo postado pelo perfil Gols do Inter.

Em Três Corações, o Atlético-MG venceu o Tricordiano por 2 a 1. Pela Rádio Itatiaia, Mário Henrique Caixa narrou a partida.

Festa em Araraquara com a vitória da Ferroviária sobre o Corinthians pela contagem mínima. Ouça a narração de José Roberto Fernandes, de Rádio Cultura, de Araraquara.

Na Vila, o Palmeiras venceu o Santos de virada. Ouça a narração de Ulisses Costa, da Rádio Bandeirantes.

O Grêmio tomou um susto, mas acabou empatando sua partida contra o Veranópolis. Ouça a narração de Pedro Ernesto Denardin, da Rádio Gaúcha.

O Cruzeiro quase tombou diante da Tombense, mas ficou apenas no empate: 1 a 1. Alberto Rodrigues narrou na Itatiaia.

Os gols do fim de semana

Por Rodney Brocanelli

No clássico de São Paulo, o Palmeiras se deu melhor com uma vitória sobre o São Paulo pelo placar de 3 a 0. Nilson Cesar narrou essa partida na Rádio Jovem Pan. Vídeo postado pelo perfil Leandro Sports Radios.

José Silvério, no seu novo ritmo de trabalho, transmitiu essa partida pela Banderiantes.

Pelo campeonato carioca, o Flamengo bateu a Portuguesa pelo placar de 5 a 0. Edson Mauro narrou pela Rádio Globo.

Em Minas, o América perdeu para o Cruzeiro. 1 a 0. Oswaldo Reis narrou assim.

Ponte Preta e Corinthians empataram em Campinas. 1 a 1. Éder Luiz, que tá de olho no mercado, narrou essa partida na Transamérica.

José Manoel de Barros narrou essa partida na Rádio Jovem Pan.

E Danilo Almeida transmitiu este jogo na parceria entre a Rádio Trianon e a Premium Esportes.

Conheça as novidades da Rádio Bandeirantes

Texto enviado pela eficiente assessoria de imprensa das rádios do Grupo Bandeirantes.

Ainda mais informação e opinião. Essas são as principais características da nova programação da Rádio Bandeirantes (AM 840 e FM 90,9) a partir desta segunda-feira. Durante 90 minutos, no Manhã Bandeirantes,  José Luiz Datena apresenta as principais notícias e projeta os fatos que vão ter destaque ao longo do dia. Política, economia, segurança, saúde, educação e o que está bombando nas mídias sociais num formato ágil e sob o olhar crítico de um dos jornalistas mais importantes do país. O programa tem a participação de toda a equipe de jornalismo da Rádio Bandeirantes, sempre de prontidão para informar, além da tradicional prestação de serviços, uma das marcas da emissora, com informações em tempo real sobre trânsito, estradas, mercados e meteorologia.

As novidades não param por aí. O novo Esporte Notícia – De Primeira vai ao ar de segunda a sexta, das 11h30 às 13h, com apresentação de Ricardo Capriotti e participação de Claudio Zaidan (melhor comentarista de rádio de 2016, segundo a Associação Paulista de Críticos de Artes), Bernardo Ramos e Fabio Piperno. O programa traz, em tempo real, os destaques dos times, com uma rede de reportagem nos principais clubes de São Paulo. Tudo com agilidade e credibilidade, marca do Grupo Bandeirantes de Rádio. Repórter especial do programa, Jorge Nicola informa as “Quentinhas”, a notícia que você vai saber em primeira mão, na hora do almoço.

Na sequência, o jornalismo volta a ser destaque. Comandado por Luiz Megale, o RB News é um noticiário completo num ritmo ágil e dinâmico para um público que procura informação sem rodeios. Com linguagem simples, leve e informal, repórteres nas capitais mais importantes do país e correspondentes em Paris e Nova York apresentam os principais assuntos do dia na política, economia e comportamento. A análise e opinião chegam com um respeitável time de colunistas que inclui o historiador Leandro Karnal, o jornalista Eduardo Oinegue e os economistas Luís Paulo Rosenberg e Gesner Oliveira. O RB News também está ligado no que acontece na cidade de São Paulo e presta serviços para quem está se deslocando na metrópole. No ar de 2ª a 6ª feira, das 13h às 14h.

Logo_RB_Cor

 

Os gols do meio de semana

Por Rodney Brocanelli

Começou a Libertadores, sonho de consumo dos times brasileiros. Vamos começar com a narração de Luiz Penido para a goleada do Flamengo. Vídeo postado pelo canal Leandro Sports Rádios.

O Palmeiras voltou de Tucumán com um empate na partida contra o Atletico. Éder Luiz transmitiu esta partida pela Transamérica.

Ouça os gols na transmissão da web rádio Premium Esportes. Narração de Gabriel Araújo.

A Chapecoense venceu o Zulia e conquistou sua primeira vitória na história da Libertadores. Rafael Henzel fez o registro na Rádio Oeste Capital.

Pela Copa do Brasil, o Internacional foi até o Maranhão e goleou o Sampaio Corrêa. Narração de Marcos Couto, da Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre.

Volte a este post mais tarde para ouvir os gols da quinta-feira.

Os gols do final de semana

Por Rodney Brocanelli

Vamos começar com a final da Taça Guanabara. A partida foi emocionante e o título decidido apenas nas cobranças de tiros livres. O Fluminense levou a melhor sobre o Flamengo. Ouça a narração de José Carlos Araújo pela Super Rádio Tupi.

No campeonato mineiro, mais uma vitória do Atlético-MG, desta vez sobre o Villa Nova. Ouça a narração de Mario Henrique Caixa, pela Itatiaia. Vídeo postado pelo canal Leandro Sports Radios.

Pelo campeonato paulista, o São Paulo goleou o Santo André no Morumbi, em partida com muitos gols polêmicos. Ouça a narração de José Manoel da Barros, pela Jovem Pan. Vídeo postado pelo canal Futnático.

No sábado, o Corinthians venceu o Santos pelo placar de 1 a 0. Ouça a narração de Oscar Ulisses, na Rádio Globo.

E teve empate no Grenal da arena gremista. Vamos destacar aqui três narrações. A primeira é de Haroldo de Souza, da Rádio Grenal.

Marco Antônio Pereira narrou essa partida na Rádio Guaíba.

Ouça a narração de Daniel Oliveira na Rádio Bandeirantes.

Narrador reclama que charanga da torcida do Criciúma toca mal

Por Rodney Brocanelli

Durante a transmissão de Criciúma x Internacional, válida pela Primeira Liga, o narrador Marcos Couto, da Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre reclamou que a charanga da torcida do time catarinense presente ao estádio Heriberto Hulse tocava muito mal. Para Couto, a solução seria arrumar um outro mestre de bateria. Ouça abaixo.

 

Logo_RB_Cor

Os gols do meio de semana

Por Rodney Brocanelli

Uma das boas notícias deste início de temporada é o retorno de Vander Luiz, ex-Jovem Pan, ao rádio esportivo como narrador da Rádio Nova Tropical FM, de Votorantim. A emissora acompanha os jogos do São Bento e esteve no Morumbi para a transmissão da partida contra o São Paulo. O tricolor do Morumbi venceu pelo placar de 3 a 2.

Pela Copa do Brasil, a Portuguesa recebeu o Boavista (RJ) e perdeu pelo placar de 2 a 0. Reparem na tristeza de Paulo Sodate, da Equipe Líder (hoje na Tropical FM), que se dedica a acompanhar os jogos da Lusa independente da competição onde ela estiver.

O Derby do Centenário teve polêmica e emoção. O Corinthians saiu vencedor de mais um clássico dessa história. Gabriel Araújo narrou pela Premium Esportes.

De contrato novo na Bandeirantes, José Silvério vai narrar menos jogos. O clássico da Arena Corinthians foi a sua segunda narração apenas deste mês. Vídeo postado pelo canal Leandro Sports Rádios.

O Cruzeiro não tomou conhecimento do São Raimundo: 6 a 0. Ouça a narração de Albertinho Lombriga (paródia ou homenagem à Alberto Rodrigues?) da 98 FM. Vídeo postado pelo canal Caveira Azul Cruzeiro (ô louco!!).

O Internacional venceu em casa o Oeste pelo placar de 4 a 1. Marco Antonio Pereira narrou este jogo na Rádio Guaíba.

Pela Libertadores, o Atlético-PR conseguiu sua passagem à fase de grupos com uma vitória sobre o Capiatá. Marcelo Ortiz narraou pela Rádio Banda B.

Rádios do Grupo Bandeirantes transmitem o Carnaval de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador

As rádios do Grupo Bandeirantes transmitem os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo, além da festa em Salvador. Confira a seguir os detalhes da programação.

A Rádio Bandeirantes e a BandNews FM se unem na transmissão do desfile das escolas de samba da capital paulista na sexta-feira e no sábado. A equipe terá André Coutinho na apresentação, Letícia Valente e Willian Kury nas reportagens e o cantor e pesquisador musical especialista em samba Helder Celso nos comentários.

A Rádio Bandeirantes leva ao ar até sexta-feira a série “Samba de Sampa”, que conta as histórias dos samba enredos das escolas paulistanas deste ano. A emissora também acompanha a folia nos principais blocos de São Paulo e a festa em outras cidades do Brasil, como Salvador, com a participação especial de Betinho, que apresenta o Band Folia na tela da Band.

No domingo de Carnaval, a Rádio Bandeirantes abre espaço para a cobertura do Oscar. A partir das 22h, o programa “Bandeirantes Acontece” acompanha a cerimônia direto de Los Angeles com apresentação de Paulo Galvão e comentários de Edison Delmiro e Marcio Tadeu.

Além da festa em São Paulo, a BandNews FM também acompanhará a folia no Rio de Janeiro no domingo e na segunda-feira de Carnaval. O desfile das escolas de samba será apresentado por Pablo Ribeiro, reportagens de Flávio Besse e Pedro Antônio Guimarães e comentários de Bruno Felippo.

Ao longo de todo o carnaval, a BandNews FM também levará aos ouvintes todas as informações sobre as principais festas no Brasil, como Salvador e Recife, além de toda a prestação de serviço para quem vai viajar.

A Band FM transmitirá os desfiles das escolas de samba de São Paulo. Robson Ramos na apresentação, Marcinha e Wilson na reportagem e comentários de Lívia Andrade. A emissora também marca presença em Salvador com um estúdio avançado dentro do camarote da Planeta Band Othon. A emissora transmitirá flashes ao vivo direto da festa durante todos os dias de folia, sempre a partir das 20h, com participação especial de Lívia Andrade.

 

www.radiobandeirantes.com.br

www.bandnewsfm.com.br

www.bandfm.com.br

Geraldo Alckmin diz à Rádio Bandeirantes que vai regulamentar decreto da “Lei do Pancadão”

Em entrevista exclusiva à Rádio Bandeirantes FM 90.9 e AM 840 na manhã desta quinta-feira, o governador de São Paulo Geraldo Alkckmin revelou em primeira mão que vai assinar hoje, às 17h, o decreto com a regulamentação da “Lei do Pancadão”.

A lei estabelece novas regras que permitem, por exemplo, que PMs multem donos de carros com som alto e até apreendam veículos em bailes funk. Ouça a declaração do governador à Rádio Bandeirantes neste link.

Logo_RB_Cor

 

Os gols do final de semana

Por Rodney Brocanelli

Vamos começar com o clássico do Rio de Janeiro. O Flamengo venceu o Botafogo pelo placar de 2 a 1 . Narração de Luiz Penido, na Rádio Globo. Vídeo postado pelo canal Leandro Sports Rádios

Em Belo Horizonte, o Atlético-MG não tomou conhecimento do Uberlândia. Mario Henrique Caixa narrou pela Itatiaia

Pelo campeonato paulista, o Santo André entrou para a seleta lista dos times que venceram o Corinthians em casa. Marcelo do Ó narrou pela Rádio Globo. Postado pelo canal Futnático.

Na primeira partida de Rogério Ceni como técnico no Morumbi, o seu São Paulo goleou a Ponte Preta. Ouça a narração de Sidney Botelho na Premium Esportes.

Na série A3, o bravo Nacional venceu a Independente, de Limeira, no estádio da rua Comendador Souza. Léo Mendes narrou na Rádio Educadora (Limeira).

Em Porto Alegre, o Internacional não passou de um empate com o Caxias em pleno Beira Rio. Marcos Couto transmitiu esta partida na Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre.

Porto Alegre: Luiz Carlos Reche deixa o Grupo Bandeirantes

Por Rodney Brocanelli

O jornalista Luiz Carlos Reche não faz mais parte do Grupo Bandeirantes, em Porto Alegre. Ele foi comunicado de sua saída na tarde desta sexta-feira, logo após apresentar o programa Apito Final, conforme informações do site Coletiva.net. Egresso da Rádio Guaíba, Reche estava na Band/RS desde 2014. Tinha uma coluna na versão local do jornal Metro, apresentava o “Apito Final” e o “Esporte e Notícia – segunda edição”, fazia comentários na Band News FM local, além de aparecer na TV Bandeirantes. Ao Coletiva, o apresentador disse que o grupo estava com dificuldades de manter seu salário. O mesmo site informa que Reche estaria em negociações com a Rádio Grenal.

Na última quarta-feira, Luiz Carlos Reche participou na transmissão de Internacional x Fluminense na Rádio Bandeirantes.

reche

Os gols do meio de semana

Por Rodney Brocanelli

Neste meio de semana, muitas partidas da Copa do Brasil, Libertadores e da Primeira Liga (será que este último vai pegar?). Vamos destacar algumas narrações.

A última quarta-feira foi dia de duplex em Porto Alegre. A transmissão simultânea dos dois jogos da dupla Grenal. A Bandeirantes local escalou José Aldo Pinheiro para a transmissão de Internacional 1 x 0 Fluminense.

Ao mesmo tempo, Marcos Couto narrava os lances da derrota do mistão do Grêmio em Brasília. O Flamengo não teve muito trabalho para fazer o placar final de 2 a 0.

O Botafogo deu um excelente passo para chegar à fase de grupos da Libertadores com o empate pelo placar de 1 a 1 com o Colo Colo. Jota Santiago narrou essa partida pela Bradesco Esportes, do Rio de Janeiro.

Ouça o gol marcado por Rodrigo Pimpão, nesta mesma partida, com Edson Mauro, da Rádio Globo. Postado pelo canal Leandro Sports Rádios.

O São Paulo foi até o Maranhão e venceu o Moto Club pelo placar de 1 a 0. Helio Claudino narrou essa partida pela Rádio Tropical FM (Equipe Líder).

Memória: “Quem perde no Ibope, apela no auto falante”

Por Rodney Brocanelli

Em 1983, a Rádio Globo liderava a audiência nas transmissões de futebol com a equipe esportiva comandada por Osmar Santos. A segunda colocada da ocasião, a Rádio Bandeirantes, tentava de todas as formas recuperar o terreno perdido. E o sistema de auto falantes do estádio do Morumbi à época foi usado como parte dessa estratégia. Em dias de jogos, sempre quando o serviço iria divulgar alguma informação relevante para os espectadores, uma vinheta era executada antes: uma variação do logotom do Escrete do Rádio. Aquilo procurava funcionar como uma mensagem subliminar para fazer com que o ouvinte se lembrasse da Bandeirantes e mudasse de estação. Isso irritava Osmar, que sempre dava um jeito de alfinetar a estratégia do concorrente. Isto aconteceu na final do campeonato paulista de 1983, disputada por Corinthians x São Paulo. Ouça.

osmar