Rádios de Porto Alegre conseguem transmitir partida do Grêmio diretamente de Toluca

Por Rodney Brocanelli

Final feliz para as emissoras de rádio porto-alegrenses que se deslocaram para a cidade de Toluca a fim de transmitir a partida da equipe local contra o Grêmio, válida pela primeira rodada da Copa Libertadores de 2016. Até o final de tarde da quarta-feira havia uma indefinição quanto a transmissão em áudio devido a uma determinação da diretoria do Toluca em impedir a entrada das emissoras no estádio. Para os mexicanos, as rádios brasileiras deveriam pagar direitos de transmissão. No entanto, essa cobrança não acontece na Libertadores. A Fox brasileira foi acionada para fazer gestões junto à filial mexicana do conglomerado de comunicação. No fim das contas, tudo deu certo: as rádios Gaúcha, Guaíba e Bandeirantes puderam montar seus equipamentos e falar diretamente do estádio. Ouça abaixo o registro dos gols da vitória do Toluca sobre o Grêmio pelo placar de 2 a 0, com a narração de Marco Antonio Pereira.

guaibeiro

De volta ao Grupo RBS, Fabiano Baldasso estreia na Atlântida FM

Fabiano Baldasso estreou hoje na Rádio Atlântida FM como integrante do programa ATL Gre-Nal. A atração vai naquela linha de debate bem-humorado sobre as questões do futebol. Na verdade, trata-se de um retorno de Baldasso ao Grupo RBS, onde já trabalhou como repórter da Rádio Gaúcha, numa passagem que durou 13 anos. Depois, ele se transferiu para a Rádio Bandeirantes, onde também foi repórter e passou a ser comentarista. Ouça no player abaixo os momentos iniciais de Fabiano Baldasso na Atlântida.

baldasso

Salomão Ésper conversa com menino a quem ajudou nos anos 70

Por Edu Cesar, do site Papo de Bola

Uma história de 43 anos foi revivida na Rádio Bandeirantes em 10 de fevereiro de 2016. Escutam aqui a surpresa reservada para o decano Salomão Ésper no “Manhã Bandeirantes” por Marcelo Duarte, Thays Freitas e Paulo Galvão. Este contou que uma amiga sua pegou um táxi em Belo Horizonte e ouviu do motorista uma história sobre quando era menino e tinha um grave problema nos pés, aí encontrou um senhor que lhe perguntou se queria tratamento e respondeu que sim. O senhor o levou para um médico seu amigo, que operou o guri, que ficou curado e depois foi embora. Pois o ajudante deste hoje moço de 53 anos foi justamente o co-apresentador do “Jornal Gente”. Ambos conversaram ao vivo no programa, o que rendeu 20 minutos de um dos melhores momentos do rádio neste ano. Basta clicar no player abaixo.


Salomão Ésper

Rádios do Grupo Bandeirantes cobrem o Carnaval em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador

As emissoras de rádio do Grupo Bandeirantes dão início à uma grande cobertura do Carnaval nesta sexta-feira, dia 5, direto de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

As rádios Bandeirantes e BandNews FM estarão no Sambódromo do Anhembi, na zona norte de São Paulo, para trazer todos os detalhes dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial na sexta e sábado de Carnaval. O âncora André Coutinho estará acompanhado do comentarista Bruno Filippo. Na avenida, estarão os repórteres Caetano Cury e Letícia Valente.

Além da festa em São Paulo, a reportagem das emissoras também vai informar sobre as condições das estradas em giros conjuntos com a Rádio SulAmérica Trânsito e, claro, sobre a folia em todo o País, principalmente em Salvador e no Rio de Janeiro. 

Já no sábado e domingo de Carnaval, a BandNews FM estará na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. A equipe da emissora estará no Sambódromo nos dois dias, a partir das 19h. O comentarista Bruno Filippo pega a ponte aérea para acompanhar a âncora Thais Dias e os repórteres Marcus Lacerda e Willian Fernandes. 

Na terça-feira, a BandNews FM e a Rádio Bandeirantes cobrem a apuração do Carnaval em São Paulo e, na quarta-feira, no Rio de Janeiro. Repórteres das emissoras também estarão nas quadras das escolas campeãs nas duas capitais para acompanhar a comemoração das agremiações.

A Band FM marca presença mais uma vez em Salvador com um estúdio avançado no camarote Planeta Band, no circuito Barra Ondina. A emissora levará ao ar flashes da folia baiana durante todo o Carnaval e também transmitirá os desfiles das escolas de samba de São Paulo na sexta e no sábado. A rádio musical também acompanhará os desfiles das escolas do Rio de Janeiro com flashes ao longo da programação. 

grupobandeirantes

Ulisses Costa renova com a Bandeirantes por mais 4 anos

Por Rodney Brocanelli

Momentos antes da transmissão da partida entre Corinthians x Cruzeiro, válida pela semifinal da Copa São Paulo de Jrs., o narrador Ulisses Costa anunciou no ar sua renovação de contrato com o Grupo Bandeirantes por mais quatro anos. Ulisses chegou ao grupo em 2005, vindo da Rádio Globo, e passou a dividir jornadas como narrador da Rádio Bandeirantes ao lado de José Silvério e José Maia. Já participou de grande coberturas como Copa do Mundo e Copa América, além de diversos jogos dos campeonatos paulista, brasileiro e competições internacionais.

 

Ulisses Costa Cred Vanessa Lorenzini

 

Rede de redundância

Por Rodney Brocanelli

Nesta quarta-feira, quem pode sintonizar as rádios Bandeirantes, Bradesco Esportes e Band News teve a oportunidade de ouvir o mesmo conteúdo: a transmissão unificada de Corinthians x Shakhtar Donestsk  (Ucrânia), liderada pelo narrador Dirceu Marchiolli. A partida foi válida pela Flórida Cup.

Já informamos aqui neste espaço que tal coisa iria acontecer, com a volta da “Maior Rede de Rádios do Brasil”, expediente usado em competições como a Copa do Mundo e a Copa América.

No entanto, parece que esse novo projeto que unifica as rádios do Grupo Bandeirantes  não tem as devidas flexibilidade e sensibilidade. Na mesma quarta feira e no mesmo horário, o São Paulo também estava em campo no mesmo horário, disputando um amistoso no Paraguai, contra o local Cerro Porteño. Pelo menos, uma das três frequências poderia se dedicar à transmissão desta partida. Seria uma opção bacana para atender o torcedor tricolor que ainda se dedica a ouvir futebol pelo rádio.

A “Maior Rede de Rádios do Brasil” deve ter cuidado para não virar uma rede de redundância.

 

 

 

Bandeirantes amplia sua rede com emissora de rádio afiliada em Orlando

A partir desta quinta-feira, as rádios do Grupo Bandeirantes passam a contar com um correspondente em Orlando, na Flórida, Estados Unidos.

O jornalista Estevan Ciccone irá participar das programações das rádios BandNewsFM, Bandeirantes e Bradesco Esportes FM, com informações sobre turismo, negócios e esporte.

Como primeira missão, Ciccone terá a cobertura da Florida Cup, torneio internacional que está sendo disputado neste mês, com times brasileiros (Corinthians, Fluminense, Atlético MG e Internacional) e de outros países (como Schalke 04 e Bayer 04, da Alemanha, e Shakhtar Donetsk, da Ucrânia).

A cidade de Orlando é considerada hoje o novo polo brasileiro nos Estados Unidos. É também um dos principais destinos de brasileiros no exterior, por causa dos parques temáticos. Além disso,  também tem aumentando sua relevância no futebol mundial, com a criação do time Orlando City, que tem o brasileiro Kaká como principal estrela.

A contratação do correspondente é um dos passos das rádios do Grupo nos preparativos para um empreendimento maior: a afiliação de uma emissora em Orlando, nos Estados Unidos, voltada para a crescente colônia brasileira na Flórida. A nova afiliada terá programação produzida pelas emissoras do Grupo Bandeirantes de Comunicação, com previsão de estreia no mês que vem em dupla frequência: 93.1 FM e 810 AM.

Logo_RB_Cor

Site recupera trechos da estreia da Rádio K do Brasil, de Goiânia

Por Rodney Brocanelli

O site Show do Rádio, do radialista Paulo Francisco, publicou no último final de semana áudios históricos da Rádio K do Brasil. Comandada por Jorge Kajuru, a emissora foi o marco de uma verdadeira revolução no rádio de Goiânia, com uma programação mesclada de futebol (em sua maior parte do tempo) e notícias por quase 24 horas. Ela chegou a ser chamada de “CBN dos Esportes”  pelo jornalista Daniel Castro na Folha de S. Paulo.

Os áudios publicado por Francisco recuperam trechos do primeiro dia da emissora no ar: 1 de dezembro de 1997.  É possível ouvir um editoral do proprietário anunciando o lançamento da emissora. O outro é um programa matinal de informações gerais apresentado por Luiz Carlos Bordoni, com a participação especial do repórter Ricardo Setyon, que estava na cidade de Tóquio para a cobertura da partida entre Cruzeiro x Borussia Dormund, disputada no dia seguinte.

Ouça essas relíquias  da história do rádio goianiense no link abaixo (são os dois primeiros da lista).

http://showdoradio.com.br/radio-k-do-brasil/

rádiok

Ondas curtas da Rádio Bandeirantes fora do ar

 Por Rodney Brocanelli

As emissoras de ondas curtas da Rádio Bandeirantes, que operam nas faixas de 25, 31, e 49 estão fora do ar. Alguns internautas reportaram essa informação ao blog Radioamantes.

Não se sabe se esse desligamento é para manutenção programada ou se os equipamentos foram avariados devido à condições climáticas. Nunca é demais lembrar que tem chovido muito na Grande São Paulo há vários dias, com direito a trovões e raios.

Procurada, a assessoria de imprensa do Grupo Bandeirantes ainda não se manifestou sobre o caso. O espaço fica aberto para os esclarecimentos necessários.

 

Logo_RB_Cor

Rádio Bandeirantes: programação normal e o melhor do Natal

Por Edu Cesar, do Papo de Bola

Por muitos e muitos anos, a AM 840 e FM 90,9 de São Paulo deixou de apresentar no dia 25 de dezembro as atrações jornalísticas, variadas e esportivas regulares ao trocá-las por uma seleção musical que começava às 20h do dia 24 e ia até a madrugada do dia 26. Porém, isto mudou em 2015.

A seleção musical da RB começou na noite da véspera de Natal e seguiu até o início da manhã do dia 25, que teve cancelado “O Pulo do Gato”. No entanto, às 7h a programação habitual foi ao ar normalmente a partir do “Primeira Hora”, apresentado por Dedé Gomes e Silvania Alves. Esta montagem reúne o começo do noticiário e seu término, além do trecho inicial do “Jornal Gente”, no qual José Paulo de Andrade e Rafael Colombo falam da experiência inédita (mais ainda pro Zé, no ar na faixa das 8h desde 1978) que é fazer este programa no dia de Natal, que historicamente era de folga de toda a grade de sempre. Rafael emendou cinco horas no ar: das 6h às 7h30, “Jornal BandNews” no BandNews TV e na Rede Bandeirantes de Televisão; das 7h30 às 8h, segmento local do “Primeira Hora”; das 8h às 10h, “Jornal da Bandeirantes Gente” nas participações ao vivo e nas já gravadas com Zé Paulo e Salomão Ésper; e das 10h às 11h, participação no “De Primeira Debate” da Bradesco Esportes FM.

Obs.: nos trechos do “Primeira Hora”, não há edição. A tradicional abertura cantada (“…no ar… Primeira Hora… Rede Bandeirantes de Rádio…”) deixou de ser veiculada, não há mais uma manchete destacada em especial com o slogan “Primeira Hora, primeira notícia” e também não há mais encerramento com os créditos do jornal e o tradicional “bom dia, Brasil!” – ao fim da última reportagem apenas entra a vinheta de oferecimento e imediatamente começa o “Gente”.

Ouça no player abaixo.

Logo_RB_Cor

Rogério Assis se transfere para o Grupo Bandeirantes

Por Rodney Brocanelli

Nesta quinta-feira,  Rogério Assis (na foto, ao lado de Estevam Ciccone) foi apresentado oficialmente no Grupo Bandeirantes de Comunicação. Segundo informações do blog de Anderson Cheni, ele será narrador das três emissoras principais do grupo: Bandeirantes, Bradesco Esportes e Band News. A apresentação oficial se deu no programa Esporte Notícia e a primeira transmissão acontece já na sexta, no amistoso que marca a despedida de Rogério Ceni do futebol. Assis estava até o começo da semana na 105 FM.

Rogério Assis

 

As dez melhores gafes do rádio esportivo de 2015

Por Rodney Brocanelli

O Radioamantes divulga a seguir a sua lista de melhores do ano…as melhores gafes do rádio esportivo em 2015.  Como das outras vezes, nunca é demais explicar mais uma vez a proposta desta coletânea: o conceito de gafe usado aqui é bem amplo, contemplando não apenas os erros cometidos no ar. Entram também muitas situações inusitadas e/ou inesperadas. Divirtam-se.

10) Papa Francisco é “promovido” a técnico do San Lorenzo antes de jogo contra o Corinthians – Desde 2013, o San Lorenzo, tradicional clube de futebol da cidade de Buenos Aires, passou a ser mais conhecido como o “time do Papa”. Tudo devido ao fato do Papa Francisco, o soberano da cidade do estado do Vaticano, ter sua torcida pelo clube amplamente divulgada pela mídia internacional. Tal relação, as vezes, provoca situações inusitadas, como a enfrentada pelo repórter Rodrigo Bitar, da web rádio Premium Esportes. Na hora de informar a escalação do San Lorenzo, que iria disputar uma partida contra o Corinthians, “promoveu” o Papa a técnico do clube.

9) Apresentador faz confusão e chama Santo André de Azulão em rádio do ABC paulista – A Rádio ABC, de Santo André, está com um programa esportivo todos os finais de tarde, a partir das 18h, chamado Esporte Notícias ABC. Na edição desta sexta-feira o apresentador Evaldo Prado confundiu-se ao chamar o Santo André, o principal clube de futebol local, de Azulão. Esse é o apelido do vizinho São Caetano. O Santo André é conhecido como Ramalhão. O comentarista Elton Branco alertou Evaldo do equívoco.

8) Equipe da 730 AM vai à loucura com pênalti marcado contra o Atlético-GO  – Durante a partida entre Atlético-GO x Payssandu, válida pelo campeonato brasileiro da série B, a equipe da Rádio 730 AM, de Goiânia, foi à loucura com a marcação de uma penalidade máxima para o time visitante. Depois de uma cobrança de escanteio, Misael, atleta do Payssandu, tentou um chute de média distância. A bola tocou em Marcos Vinicius e o árbitro Wagner Reway apontou para a cal. O narrador Hugo Sergio e o repórter Juliano Moreira ficaram indignados com a marcação. Hugo se recusou a narrar o gol, que foi posteriormente marcado por Yago Pikachu.

7) Repórter escapa de deixar estádio sem roupa para pagar aposta feita – Durante a transmissão de Grêmio x Figueirense, pela Rádio Grenal, o repórter entrou na onda de Haroldo de Souza. O narrador Haroldo de Souza resolveu apostar um café se o atacante Braian Rodriguez, que tinha acabado de entrar na partida, fizesse três gols. Bagé foi mais longe: disse que sairia pelado da Arena do Grêmio. Pouco tempo depois, Rodriguez fez o solitário gol da vitória tricolor. O repórter disse no ar que tinha torcedor cobrando a aposta.

6) Narrador saúda mensagem vinda da Irlanda e comentarista entoa “Sunday Bloody Sunday” – Durante a transmissão da partida entre Vila Nova x Águia do Marabá (PA), válida pela série C do Brasileirão na Rádio Bandeirantes/820, de Goiânia,, o plantão Thiago Menezes registrou mensagem enviada por um ouvinte da Irlanda. O narrador Cunha Filho mandou sua saudação no ar. Por sua vez, o comentarista Luiz Gama aproveitou para cantar o refrão daquele famoso clássico do U2: Sunday Bloody Sunday. Claro que a versão de Gama puxou um pouco mais para o sertanejo.

5) Salada de referências ciganas na transmissão da Bandeirantes, de Porto Alegre – Durante a transmissão de Figueirense x Internacional, partida válida pelo campeonato brasileiro, o narrador Marcos Couto, da Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre, e seus companheiros de jornada fizeram uma verdadeira salada de referencias ciganas da cultura pop ao falar do jogador Yago, da equipe catarinense. O cigano igor, Sidney Magal e Sandra Rosa Madalena, claro, foram lembrados. Só ouvindo mesmo.

4) Sinal da Rádio Bandeirantes, de Campinas, “morre aos poucos” em gol do adversário do Guarani – Fato curioso aconteceu durante a transmissão de Guarani x Tupi, partida válida pela série C do campeonato Brasileiro, na Rádio Bandeirantes, de Campinas. O sinal que vinha do estádio Brinco de Ouro da Princesa, foi caindo lentamente até sumir por completo. Edu Cesar, do site Papo de Bola, observou via Twitter que a transmissão foi “morrendo lentamente”. O problema técnico se deu bem na hora do gol de empate do Tupi/MG. O plantão Edu Pinheiro teve de segurar a jornada esportiva até o narrador Carlos Batista voltar, via telefone Celular.

3) Oswaldo Maciel perde gol do Figueirense na partida contra o Corinthians – Durante a partida entre Corinthians e Figueirense, válida pelo Brasileirão 2015, Oswaldo Maciel perdeu o gol de honra dos visitantes. O narrador foi ler uma mensagem de ouvinte e não viu o lance que originou o gol de Thiago Santana. Alertado por Juarez Soares e Roberto Carmona, ele tentou recuperar o lance.

2) Riscos do tubão – Fazer uma transmissão via tubão (ou geladão) implica em muitos riscos. Um deles é o de não perceber se um determinado lance resultou em gol ou não. Foi o que aconteceu com José Carlos Araújo, na Rádio Tupi, durante a transmissão de Brasil x Colômbia, válida pela Copa América. No primeiro tempo, recebeu um cruzamento na área e cabeceou para a defesa do goleiro Ospina. No rebote, a bola bateu na mão do jogador brasileiro e voltou para a defesa do goleiro colombiano. Em nenhum dos dois momentos, a bola entrou. Mas o Garotinho gritou o gol até perber de fato o que aconteceu.

1)Mais uma do Pedro Ernesto – Durante a partida noturna entre Internacional e Universidade de Chile, Pedro Ernesto Denardin, da Rádio Gaúcha, aproveitou o adiantado da hora para fazer um discurso diferente no gol de Valdivia. Ele disse: “você ligou agora (…), você estava no motel transando, não sabia quanto é que tava o jogo, tava três a zero e agora é o quarto gol. Se você fez amor, tomara que tenha sido feliz. Redobre sua felicidade, com o quarto gol colorado”. O repórter José Alberto Andrade emendou no seu destaque: “enquanto alguns fazem amor, a La U cai de quatro”.

(Hors concours) Narrador diz que lance não vai dar em nada, mas cai do cavalo com gol de Rodrigo Caio – Essa aconteceu na web rádio Premium Esportes: nos minutos finais da transmissão de São Paulo e Vasco, a equipe de transmissão começou a fazer aquela tradicional escolha de melhor em campo. Pela ordem, o narrador chama o comentarista e o repórter para que estes manifestem seus votos. E o narrador é chamado pelo repórter para dizer a sua escolha. No entanto,  Geraldo Nery, encarregado das reportagens, não chamou o voto que faltava, pois estava de olho no gramado, uma vez que o São Paulo atacava. Por sua vez,  o narrador Sidney Botelho disse que o lance não ia dar em nada…ledo engano. Cruzamento na área e o zagueiro Rodrigo Caio completou para o gol, desmentindo assim o que foi dito segundos antes da definição do lance. Não basta apenar ao jogador acreditar em qualquer jogada, o narrador tem que acreditar também

Veja também:

As 10 melhores gafes do rádio esportivo de 2014

As 10 melhores gafes do rádio esportivo de 2013

As 14 melhores gafes do rádio esportivo em 2012

As  melhores gafes do rádio esportivo de 2011

As melhores gafes do rádio esportivo no Fanáticos por Futebol

As melhores gafes do rádio esportivo de 2010

As melhores gafes do rádio esportivo de 2009

Radioamantes no Ar fala dos prêmios Aceesp e Apca e das mudanças do esporte na Globo/CBN

Nesta semana, o Radioamantes no Ar falou dos vencedores dos prêmios Aceesp e Apca e da saída de Willy Gonser da Rádio Inconfidência. Outros assuntos: a queda da liminar que permitia à Rádio Bandeirantes transmitir a Voz do Brasil em outro horário e a unificação dos departamentos esportivos das rádios Globo e CBN em São Paulo. O Radioamantes no Ar vai ao ar todas a segundas, sempre a partir das 09h pela web rádio Showtime (http://showtimeradio.com.br). Com Rodney Brocanelli, João Alckmin, Flavio Ashcar e Paulo Ramalho.

showtime2

José Silvério recebe Título de Cidadão Paulistano

O narrador José Silvério recebeu na noite desta quinta-feira o Título de Cidadão Paulistano. A honraria da Câmara Municipal de São Paulo é concedida às pessoas que vieram de outras partes do Brasil para contribuir com o crescimento e o bem estar social da capital paulista. A homenagem ao profissional da Rádio Bandeirantes foi feita durante a transmissão do programa “Esporte em Debate” e acompanhada pelo médico Marco Aurélio Cunha, ex-vereador e que atualmente coordena a seleção feminina na CBF.

“É uma emoção realmente muito grande, ultrapassa todos os limites daquilo que eu estava esperando. Já tive tantas emoções. Eu, menino, em Itumirim, cidade mineira com aproximadamente 4 mil habitantes, sonhava com São Paulo. Apenas sonhava, só tinha fotos, nada além disso. Tinha uma caixa de lápis de cor que tinha uma imagem da concha acústica  do Pacaembu com uma bicicleta do Leônidas da Silva na frente. Sempre quis aquela caixa. Namorava aquela caixa, mas não conseguia, porque minha mãe não tinha dinheiro para me dar uma caixa de 6 lápis. Os lápis não tinham importância, mas a embalagem sim. Um dia eu ganhei. Olhava a caixa e sonhava em conhecer o Pacaembu e afirmava que conheceria, que seria locutor e que seria em São Paulo”, relembra com emoção o narrador.

José Silvério

 

Caetano Cury, o radialista em sintonia com os direitos humanos

do portal Net Educação

Em 2015, a 37ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos lembrou os 40 anos da morte do jornalista assassinado nas dependências do DOI-Codi. Dentre os 612 trabalhos, que competiram em oito categorias, o radialista Caetano Cury Nardi teve a reportagem “Mães da Fé” premiada na categoria Rádio.
 
Esta matéria deu início à série RádioDOC, que vai ao ar todos os domingos a partir das 22h, na Rádio Bandeirantes. Na primeira semana de cada mês, o quadro traz documentários de pessoas que raramente têm voz, como moradores de rua, ambulantes, catadores de lixo e pessoas com deficiência.
 
Na reportagem “Mães da Fé”, Caetano conta como vivem as famílias que procuram por um parente desaparecido. Divididas entre a dor da dúvida e a esperança do reencontro, elas revelam as dificuldades que a falta de um cadastro unificado impõe e denunciam os casos das pessoas procuradas que sepultadas como indigentes, mesmo possuindo RG. Na entrevista, você acompanha o trecho dessa reportagem na fala de Ivanise Esperidião, uma das fundadoras da Associação Brasileira de Busca e Defesa a Crianças Desaparecidas, que busca a filha desaparecida há 20 anos.   
 
Foi em Guaxupé, sul do estado de Minas Gerais, que Caetano, com 17 anos,  começou a trabalhar numa rádio comunitária. Ali nasceu o desejo de dar voz a quem normalmente não é ouvido.  Ele fala ainda da influência do radialista Hélio Ribeiro, seu grande inspirador, cuja fala integra este áudio graças ao Memorial Hélio Ribeiro, que preserva seu legado. 

 

Para ouvir a entrevista, basta clicar no link abaixo:

http://www.neteducacao.com.br/multimidia/audios/caetano-cury-o-radialista-em-sintonia-com-os-direitos-humanos

caetanocury