Por Rodney Brocanelli
Mauro Beting fez a melhor homenagem com palavras à José Silvério. Leia o texto no link abaixo
http://blogs.lancenet.com.br/maurobeting/2013/07/05/jose-silverio-50-anos-do-primeiro-gol/
Diante dela, qualquer outro texto soaria repetitivo e sem o mesmo brilho.
Melhor do que escrever sobre José Silvério é ouvir José Silvério. Em todos esses anos participando de blogs sobre rádios, coletei muitos áudios dele. Não apenas áudios de gols, mas momentos em que ele se diverte, em que ele se emociona, em que ele está irritado, em que ele se lembra de fatos e pessoas que participaram diretamente ou não de sua carreira. Por intermédio desses registros, é possível fazer um perfil de José Silvério. Um perfil sonoro. E perceber que ele é gente como a gente.
José Silvério – Palmeiras x Santos 24/07/2008 – Trechos curiosos e engraçados da transmissão de José Silvério para Palmeiras x Santos, partida válida pelo campeonato brasileiro de 2008.
José Silvério paga geral – Devido a algum desacerto na abertura da transmissão de Palmeiras x Coritiba, partida válida pelo brasileiro de 2008, o narrador José Silvério, da Rádio Bandeirantes, ficou mal humorado.
José Silvério e o calor – Durante a transmissão de Palmeiras x Corinthians, o narrador José Silvério, da Rádio Bandeirantes, comenta sobre o calor que fazia na cidade de Presidente Prudente, palco da partida, com os repórteres Leandro Quessada e Alexandre Praetzel.
José Silvério não contém o riso – Durante a transmissão de Palmeiras e LDU pela Rádio Bandeirantes, o narrador José Silvério não consegue conter o riso após ouvir a intervenção do repórter Leandro Quessada.
José Silvério quase ri de novo – Aconteceu na transmissão da partida entre Palmeiras x Sport, válida pelas oitavas de final da Libertadores. José Silvério, da Rádio Bandeirantes, chama o repórter Alexandre Praetzel para opiniar sobre um lance faltoso. Porém, este não estava prestando atenção em outro detalhe. Desta vez, Silvério conseguiu conter o riso.
José Silvério diz que quase caiu da cadeira – Durante a transmissão de Corinthians e Palmeiras, partida válida pelo primeiro turno do campeonato brasileiro de 2009, José Silvério diz que quase caiu da cadeira em que estava sentado. Mauro Beting se diverte.
Sistema de som do Palestra Itália assusta José Silvério – Durante a transmissão de Palmeiras x Ituano, partida válida pelo campeonato paulista de 2010, o narrador José Silvério levou um susto com a entrada repentina de uma voz feminina pelo sistema de som do estádio Palestra Itália.
José Silvério e as facilidades deste mundial – O narrador José Silvério elogia a facilidade de não ler textos publicitários durante os jogos da Copa de 2010.
José Silvério e a emoção da Copa do Mundo – José Silvério fala sobre a emoção de narrar uma partida do Mundial.
José Silvério e os dorminhocos – Durante a transmissão de Santos x São Paulo, partida válida pelo campeonato brasileiro, depois de chamar o giro do placar, o narrador José Silvério percebeu que tinha muita gente dormindo durante a transmissão. Vídeo postado no You Tube pelo internauta PedroHarry95.
José Silvério e equipe explicam expulsão do jogador Roger – Durante a jornada esportiva de São Paulo x Avaí, na última quarta-feira, José Silvério e equipe da Rádio Bandeirantes explicaram o motivo pelo qual o jogador Roger, do Cruzeiro, foi expulso da partida contra o Once Caldas, deixando sua equipe na mão. Silvério, mais uma vez, teve de se segurar para não rir descontroladamente.
José Silvério agradece à Rádio Jovem Pan por ainda levar ao ar gols narrados por ele – Durante o Domingo Esportivo Bandeirantes que antecedeu a partida entre Corinthians e Palmeiras, válida pela última rodada do campeonato brasileiro, José Silvério aproveitou para agradecer à Rádio Jovem Pan por veicular vários gols que ele narrou durante sua passagem pela emissora. Muitos desses áudios são apresentados no programa Memória do Plantão, apresentado por Vander Luiz, todos os domingos, na hora do almoço.
Depois do luto, José Silvério volta a narrar na Rádio Bandeirantes – Assim como no ano passado, José Silvério fez uma transmissão especial para a última rodada do campeonato brasileiro de 2010. Ele narrou as três partidas que poderiam definir o campeão deste ano. Foi a primeira jornada esportiva de Silvério após a morte de sua esposa, Sebastiana de Andrade, conhecida como Tianinha. Ela morreu no último dia 25 de novembro, vitimada por uma doença degenerativa. Um pouco antes da jornada tripla de hoje, José Silvério falou à Milton Neves sobre sua família e sobre a situação que viveu nos últimos dois anos.
José Silvério e o sapo – Durante a partida entre Independente (PA) x São Paulo, válida pela Copa do Brasil, a energia do estádio Mangueirão caiu durante o intervalo. Um sapo (isso mesmo) que estava de penetra no estádio chamou a atenção de José Silvério, que, para passar o tempo passou a falar sobre o anfíbio. Mauro Beting, Milton Neves e Leandro Quessada entraram na conversa.
Na Bradesco Esportes, José Silvério fala sobre o rádio – José Silvério, narrador da Rádio Bandeirantes, fez uma breve participação no programa “Pá e Bola”, comandado por Elia Junior, na Rádio Bradesco Esportes. Convidado pelo apresentador, Silvério fez uma breve reflexão sobre o papel do rádio na atualidade. Para ouvir e pensar.
