Por Rodney Brocanelli
E a retrospectiva de gafes do rádio esportivo chega ao seu quinto ano seguido. Nunca é demais explicar mais uma vez a proposta desta coletânea: o conceito de gafe usado aqui é bem amplo, contemplando não apenas os erros cometidos no ar. Entram também muitas situações inusitadas e/ou inesperadas. Curiosidade: A Band News (SP) aparece com três áudios. Mais uma vez, foi possível apresentar material de partes diferentes do país. Desta vez, tem até uma gafe vinda de Brasília. Uma explicação: Milton Neves, José Silvério e Mauro Beting já viraram hors concours. Divirtam-se.
10) Narrador esportivo manda abraço para si mesmo em jornada esportiva – Durante a transmissão da partida entre JV Lideral e Fortaleza, válida pela Copa São Paulo de Juniores 2013, o narrador Sidney Botelho conseguiu a proeza de mandar um abraço para si mesmo durante a transmissão que comandava no site STI Esporte.
9) Narrador pede para que o comentarista atenda o telefone durante a transmissão – Durante a transmissão de Grêmio x Canoas, partida válida pelo campeonato gaúcho de futebol, o narrador José Aldo Pinheiro, da Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre, pediu para que o comentarista Haroldo Santos atendesse o telefone que resolveu tocar em hora inoportuna.
Outra do Zé Aldo: Durante a transmissão da partida entre Cruzeiro x Grêmio, válida pelo campeonato brasileiro, a torcida do time mineiro passou a xingar Renato Gaúcho. O som do xingamento vazou na transmissão da Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre. O narrador chamou a atenção para o fato. No entanto, por distração, ele disse no ar qual era o xingamento dirigido ao treinador.
8) No giro do placar da Rádio Grenal, Haroldo de Souza chama a Rádio Guaíba – Talvez na tensão da parida entre Grêmio e LDU, válida pela Copa Libertadores da América, Haroldo de Souza, narrador da Rádio Grenal, falou na Rádio Guaíba, uma de suas antigas casas, na hora do giro do placar.
7) Risos na transmissão – Durante a transmissão de Atlético-MG x São Paulo na Rádio Band News FM (SP), o repórter Fábio França passou maus bocados no começo da segunda etapa. Sempre que chamado pelo narrador Dirceu Maravilha, ele não conseguia completar suas intervenções devido a uma crise de risos. Não demorou muito para que Fábio retomasse o controle da situação.
6) Gerson Canhota “cover” participa de tramissão da Bradesco Esportes (SP) – Durante a transmissão de Cruzeiro x Corinthians na Bradesco Esportes, o narrador Hugo Botelho abriu espaço para uma participação especial de Gerson, o canhotinha de ouro. Na verdade, não foi bem do ex-jogador e hoje comentarista, mas sim de um cover. Quem descobrir o nome de seu interprete pode deixar o nome no sistema de comentários.
5) Alex Muller, o rei dos trocadilhos – Alex Muller se destacou nas transmissões do jogos do Palmeiras pela série B nas rádios Band News e Bradesco Esportes FM. Suas narrações conseguiram dosar um certo senso de humor, informação e a descrição precisa do lance. No quesito humor, Muller segue tão imbatível quanto nos tempos de repórter, na Rádio Bandeirantes. Durante a partida contra a Chapecoense, ele conseguiu arrancar risos do âncora Arthur Covre ao fazer um trocadilho com o nome do jogador Caion, da equipe catarinense, que entrou durante a partida.
4) Em transmissão esportiva, Ivo Morganti revela antiga superstição – Durante a transmissão da partida Santos x Guarani, o narrador Ivo Morganti, da 102 FM, de São Vicente, revelou em conversa com o comentarista Serginho Chulapa uma antiga superstição.
3) A zaga do Vasco – Durante a transmissão de Goiás x Vasco, válida pelo campeonato brasileiro de 2013, o repórter Thiago Marcolini, da Rádio Ativa FM, parceira do site Esportes Brasília, foi dizer que a zaga do Vasco afastou o perigo que rondava sua área. Entretanto, o raciocínio foi mais rápido que a fala e saiu “vasca do zago”.
2) Riscos do rádio ao vivo – Rádio ao vivo tem dessas coisas. Durante um programa de perguntas e respostas sobre futebol na Rádio Grenal, um ouvinte entrou no ar e a comunicação estava um tanto estranha. Não era apenas o rádio dele que estava muito alto.
1) Não foi por falta de aviso, Dirceu Marchioli – Na transmissão de Corinthians x Atlético-PR, o repórter Fabio França, da Band News FM, foi anunciar uma substituição na equipe paranaense: a entrada de Mérida em lugar de Zezinho. França repetiu várias vezes o nome do atleta para que não houvesse confusão. Mas não teve jeito. Clique no player, preste atenção e ouça.
(Hors concours 1) Milton Neves sonha com merchan e Mauro Beting cai na gargalhada – No programa Esporte e Notícia, da Rádio Bandeirantes, Milton Neves conseguiu levar Mauro Beting às gargalhadas mais uma vez. Tudo por causa de um sonho que o apresentador teve com o craque holandês Robben. Nesse tal sonho, veio embutido um merchan, motivos dos risos de Mauro.
(Hors concours 2) Mesmo com soluço, José Silvério narra vitória do Corinthians até o apito final – O narrador José Silvério teve uma crise de soluço bem no meio da transmissão de Corinthians x Fluminense, pela Rádio Bandeirantes. A dificuldade começou antes de a bola rolar e, segundo informações disparada via Twitter pelos internautas, durou aproximadamente os vinte primeiros minutos de bola rolando. Depois, os soluços pararam, permitindo até uma brincadeira de Silvério com Mauro Beting no meio da jornada. Próximo do final de jogo, a crise voltou, mas isso não impediu que ele narrasse o gol de Alexandre Pato, que garantiu a vitória do Timão. Ouça alguns trechos da jornada em que Silvério se vê às voltas com os soluços.
Saiba mais:
As 14 melhores gafes do rádio esportivo em 2012
As melhores gafes do rádio esportivo de 2011
As melhores gafes do rádio esportivo no Fanáticos por Futebol
As melhores gafes do rádio esportivo de 2010

Gostei da seleção alguns desses personagens já figuraram em edições anteriores mesmo a qualidade ou melhor dizendo as gargalhadas são garantidas.
Mudando o foco Rodney gostaria de aproveitar a oportunidade e fazer minhas criticas em relação a nenhuma das emissoras jornalistas mandar algum jornalista para cobertura do funeral do líder Mandella por ser um fato de relevância mundial deveria ter alguém acompanhando por exemplo na eleição do papa Francisco,acho que faltou planejamento para tal acontecimento.
Obrigado e um abraço a todos.
CurtirCurtir