O Ecad distribuiu no começo da noite de hoje uma nota oficial em que comemora decisão do STJ em seu favor em disputa contra a Oi FM, que já foi rádio e hoje opera como serviço de streaming. O escritório defende que transmissão de músicas via Internet está sujeito à cobrança de direitos autorais. Leia abaixo a íntegra da nota (Rodney Brocanelli).
Hoje é um dia de festa para toda a classe artística. Ganharam a música e os inúmeros profissionais que dela sobrevivem. Ganham também os apaixonados por música que, através das plataformas de streaming, terão a garantia de ouvir suas músicas preferidas por muitos anos. Afinal, o futuro da produção musical está garantido!
A decisão no Superior Tribunal de Justiça, por 8 votos a 1, relativa ao caso OI FM x Ecad, garante aos artistas o direito de receberem pela execução pública de suas músicas no ambiente digital. Os ministros do STJ entenderam que o pagamento pela execução pública de músicas via streaming é devido e encerra este capítulo na história dos direitos devidamente conquistados pelos artistas.
A música digital é o futuro e este novo modelo de consumo de música deve favorecer a todos os envolvidos: as plataformas de streaming, os consumidores e os criadores. Não podemos esquecer que a música é o maior bem cultural de um país. E quem faz música precisa ser valorizado e remunerado.
Caso a Oi FM se posicione sobre o assunto, registraremos aqui.
BOA Medida, é assim que se resolve as coisas, dar direito a quem merece, essa é a Lei verdadeira que acreditamos, nada mais justo de pagarem sim os direitos autorais por essas Empresas que usam esse método, agora é esperar a promulgação pra ser estabelecido o recolhimento.
CurtirCurtir
Onde tem isso pq no site do Ecad nao consta nada disso..
CurtirCurtir
Pela qualidade das músicas brasileiras atuais, eles que deveriam pagar pra gente ouvir esse lixo…a OI ainda é uma das poucas que lutam em colocar um som decente para seu ouvintes.
CurtirCurtir