Morre Flávio Guimarães

Por Rodney Brocanelli

Não pretendo ser original neste momento, mas essa é uma daquelas notícias que eu não gostaria de dar. Morreu na madrugada deste domingo (12), o jornalista e radialista Flávio Guimarães. A causa da morte não foi divulgada. Sabe-se apenas que seu estado era grave desde a última sexta. Segundo o jornal Correio do Sul, o velório ocorre neste momento na Ossel (rua Mascarenhas Camelo, nº 235), e o sepultamento se dará no cemitério Memorial Park, no dia seguinte, segunda-feira (13), às 11h. Seu nome verdadeiro era Gualberto Mattucci.

A carreira de Flávio começou em 1968, na Rádio Vanguarda, numa época em que fazia-se de tudo no rádio. Já em 1972, passou a trabalhar na Rádio Cacique. Depois, foi para Santos e esteve na Rádio Atlântica. Ficou naquela cidade até 1977, quando se transferiu para a Rádio Bandeirantes, onde ficou por aproximadamente um ano. Em 1978, foi para a Rádio Excelsior. Voltou para a a Bandeirantes em 1979 e teve outras passagens nesta mesma emissora.

Ainda em 1979, passou a apresentar telejornais na TV Cultura. Ainda em rádio, trabalhou em diversas outras emissoras, como Gazeta, Eldorado FM, Transamérica FM e BandNews FM. Atuou como locutor publicitário, sendo um dos fundadores do Clube da Voz.

Flávio foi um dos meus mais importantes interlocutores desde que eu passei a escrever sobre rádio. Ele passou a ser um amigo virtual desde então. A cada post com uma informação ou uma análise, havia um comentário dele seja no próprio sistema de comentários do Radioamantes, e-mail ou pelas redes sociais. Até publiquei alguns textos dele por aqui (leia clicando aqui – role a barra de rolagem pra baixo). Flávio até me chamou para escrever em seu blog, o FG News, o que fiz por algum tempo, mantendo um espaço sobre futebol. Nunca nos encontramos pessoalmente, e hoje lamento muito que um encontro real não tivesse acontecido. Que descanse em paz.

Ouça abaixo um dos momentos mais importantes de Flávio Guimarães no rádio: a apresentação da edição de 29 de setembro de 1982 do programa Galeria, da Eldorado FM, que teve como convidados Osmar Santos e Fiori Gigliotti, na época os dos grandes nomes do rádio esportivo de São Paulo. Perceba a sobriedade na condução da entrevista. Vale um breve bastidor: certa vez, eu vi a foto (que ilustra a imagem do vídeo) em sua página na seção Que Fim Levou, do site de Milton Neves. Isso me fez ter curiosidade em ouvir a íntegra desse programa. Acionei uma fonte e pedi esse áudio. Demorou, mas ele chegou.  Foi divulgado em 30 de maio de 2013, como parte das comemorações de aniversário do Radioamantes (leia aqui). Flávio ficou bastante comovido com esse resgate.

Flávio Guimarães

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.