Por Rodney Brocanelli, com a colaboração de Edu Cesar, do Papo de Bola
Rogério Mendelski não é mais apresentador da Rádio Guaíba, de Porto Alegre, emissora em que estava desde o ano de 2007 comandando o programa Bom Dia. Ele se despediu dos ouvintes da emissora, não de forma aberta, com um tradicional discurso, seja ele de agradecimento ou não. Seus últimos momentos na emissora foram embalados com a canção Auld Lang Syne, interpretada pela conhecida voz de Rod Stewart. A melodia é bastante popular aqui no Brasil como a Valsa do Adeus (Adeus amor/Eu vou partir/
Ouço ao longe um clarim…).
Mendelski pediu que a canção fosse tocada durante o comentário esportivo de José Aldo Pinheiro, próximo ao encerramento do programa. O narrador aproveitou para falar dos eventos de confraternizações de final de ano dos quais participou e anunciou que entraria de férias. O comandante do Bom Dia fez uma breve explicação sobre a música, anunciou o boletim de notícias e deu o seu tradicional “bom dia”.
Não tardou para que o futuro de Rogério Mendelski no rádio de Porto Alegre fosse definido. A partir do dia 30 de dezembro, ele irá estrear na Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre, apresentando a versão local do Primeira Hora, das 06h as 08h. Segundo o jornalista Felipe Vieira, havia a opção de que a estreia fosse em 02 de janeiro de 2020, mas Mendelski preferiu antecipa-la para a última segunda-feira do ano. Além do programa, ele terá também uma coluna na edição local do jornal Metro, que é distribuído gratuitamente.
O anúncio oficial da estreia de Mendelski na Rádio Bandeirantes foi feito dentro do programa esportivo Toque de Bola. Leonardo Meneguetti, diretor geral da Band RS, disse que o apresentador quase contratado pela Rádio Bandeirantes em 1995, que é quando começa a sua retomada local no comando do Bira Valdez. Além disso, ele disse que virão mais novidades na Bandeirantes nos próximos dias.
A contratação de Rogério Mendelski pode significar um ponto de virada para o Grupo Bandeirantes, de Porto Alegre, que passou por um processo de encolhimento nos últimos anos. A Rádio Bandeirantes não passou incólume por esse processo e perdeu diversos profissionais nos últimos meses. Leonardo Meneguetti, que até bem pouco tempo, dirigia a Band Paulista, unidade que reunia as emissoras de São José do Rio Preto e Presidente Prudente, foi chamado de volta para novamente tomar conta da filial rio-grandense.
No entanto, esse processo de retomada passa ainda prática muito comum do grupo neste e em outros momentos: com a chegada de profissionais egressos de outras emissoras ou pelo fato de serem demitidos ou por falta de ambiente (casos de Haroldo de Souza, Luiz Carlos Reche, Marco Antonio Pereira, entre outros, por exemplo).
Por sua vez, a Guaíba está se mexendo para repor a perda de um nome importante de seu horário nobre. Felipe Vieira divulgou em seu site a informação de que Guilherme Baumhardt poderá ser o substituto de Rogério Mendelski.
Mendelski deixa a Guaíba poucos dias depois de um incidente que o colocou no radar nacional. Ele fez comentários depreciativos a respeito do corte de cabelo de Marielle Franco, vereadora do PSOL pelo Rio de Janeiro, assassinada em assassinada em março de 2018. Ao ler mensagens a respeito do caso na edição do Bom Dia de 07 de novembro, ele disse “agora virou até moda o cabelo da Marielle. O que eu tenho visto de pessoas com o cabelo, aquele cabelo horroroso, feio, um coque na cabeça…”. No entanto, logo em seguida, há um silêncio no ar que é interrompido por ele mesmo: “Onyx?”. Provavelmente, uma pergunta a alguém da produção que sinalizava sobre alguma entrevista ou sonora. A manifestação do apresentador foi criticada via redes sociais por quem ouviu na hora ou quem tomou conhecimento posterior. Houve protestos na porta da sede da Rádio Guaíba, no dia seguinte.
A direção da Rádio Guaíba divulgou uma nota no mesmo dia: “Esclarecimento. Sobre o comentário do apresentador Rogério Mendelski hoje pela manhã no programa Bom Dia, quando fez considerações sobre a vereadora Marielle Franco, esclarecemos que repudiamos todo e qualquer tipo de comentário de conteúdo preconceituoso. Pedimos desculpas à família de Marielle e a toda a comunidade atingida pelo fato. Nos seus princípios, que estão expostos no site oficial da emissora, a Guaíba deixa bem claro isto aos seus ouvintes e colaboradores. A Rádio Guaíba repudia toda e qualquer forma de preconceito e discriminação. A Rádio Guaíba preza a pluralidade de ideias entre seus comentaristas e apresentadores, mas não aceita de forma alguma manifestações de conteúdo racista, homofóbico de xenofobia ou qualquer outra forma de discriminação. A opinião dos comentaristas e apresentadores não representa a opinião da empresa. Esta será apresentada em editoriais quando necessário”.
O apresentador deu sua versão do caso na edição seguinte do Bom Dia: “Eu não pude terminar o meu raciocínio que era um comentário rigorosamente estético, como eu costumo fazer sempre aqui. Eu faço brincadeiras aqui com roupas, desfiles de moda…”, disse. “Sempre que posso e surge uma oportunidade, eu faço elogios a mulheres que tem cabelos crespos: afros, louras, morenas, ruivas, etc.”, prosseguiu, citando os nomes de Leilane Neubarth, apresentadora da Globo News, e Maju Coutinho, apresentadora do Jornal Hoje, da Rede Globo e da atriz Meg Ryan. “Esteticamente, na minha opinião, coque fica horroroso em qualquer mulher”, completou.
Ouça abaixo a despedida subliminar de Rogério Mendelski da Rádio Guaíba.
Ouça abaixo o anúncio oficial da contratação de Mendelski pela Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre.
Muito bom. Que o Sr. Nando ache um substituto para o Rogério. Só que os ouvintes ele não terá. Seguiremos junto ao Mendelski . Pena que teremos só 2 horas de programa.
Avante Mendelski.
CurtirCurtir
Estaremos contigo meu caro Rogério. Boa sorte na nova casa.
CurtirCurtir
Que texto maravilhoso de informação nos dado pelo competente Edu Cesar! Quanto ao Rogério, aviso-o, já ‘chumbei’ radinhos e celular do dial da Band. Eu – como de hábito – tinha ouvido seu último programa e não me liguei na maravilhosa música cantada pelo Rod Steward, a valsa da despedida, não liguei que era uma despedida. Adeus ‘Cuba Livre’ – gosto muito das narrações do José Aldo Pinheiro e mais ainda das suas aguçadas opiniões sobre política, sociedade futebol, mas vou ter que abandoná-lo. Como ouvir uma boa narração do José Aldo, se ela é entremeada por ‘cacos’ políticos louvando Lulla, Dilma, e desrespeitando nosso presidente democraticamente eleito! Se o Zé Aldo e o L. C. Reque retornassem à Band… Glória, glória, glória! A Band só perderia para a Gaúcha!, só!!!
CurtirCurtir
Parabéns a Band, amei, com o Rogério Mendelski, onde o Rogério Mendelski estiver sempre
CurtirCurtir
Festejo a mudança do Rogério mendelski e com ele vou junto para Band. Golaço da Band. Lamento a cegueira do Nando Gross e sua equipe vermelha…
CurtirCurtir