Por Rodney Brocanelli
O site Audência Carioca divulgou nesta quinta (12) a dispensa de três profissionais da área do esporte da Rádio Globo (veja aqui). Um deles, o ex-jogador Dé Aranha, fica apenas até o final do ano. Outros dois, já deixaram a emissora: Guilherme Fernandes, do Zona Mista (RJ), e o apresentador Maurício Bastos.
Em entrevista ao Lance!, Dé afirmou que saiu da emissora por opção. “Até que esse ano eu não estava mais feliz. Eu cheguei na direção da rádio, expus meu ponto. E cobrei o que foi combinado com a direção anterior que eu estaria de saída”, disse. (leia mais aqui).
Sobre Maurício Bastosvale destacar que até junho deste ano, ele apresentava o Futebol à Manivela, que era dedicado ao resgate da memória do futebol com o auxílio do vasto arquivo de áudio da emissora.
A atração era uma (senão a única) das que mais repercutia da antiga programação que contava com nomes da TV Globo. Tinha um excelente retorno de público e de crítica. O programa foi finalista do prêmio de rádio da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) no ano de 2017. Sem demérito dos outros nomes, sua saída mostra que, lamentavelmente, a planilha de custos não leva em consideração o retorno artístico.