Por Rodney Brocanelli
Mais emissoras de rádio tomaram medidas para a fim de se prevenir frente ao avanço no Brasil do Covid-19, popularmente conhecido como Coronavírus. A assessoria de imprensa do Grupo RBS informou que a empresa “está organizando uma escala entre os seus comunicadores que trabalham com rádio, para possibilitar que eles atuem de diferentes lugares – evitando, assim, a aglomeração de pessoas, e garantindo a segurança e o bem-estar de todos, e a exibição de toda a programação, de jornalismo e de entretenimento”.
A medida atinge especialmente seus profissionais com mais de 60 anos, grupo com maior risco de contágio. Antono Carlos Macedo comandou o Gaúcha Hoje em regime de “home office”. Cléo Kuhn, meteorologista da atração, fez sua intervenção longe do estúdio da Gaúcha. Pedro Ernesto Denardin foi outro que não saiu de casa. Ele apresentou o Sala de Redação no conforto de seu lar.
Em Belo Horizonte, a Rádio Inconfidência AM suspendeu sua programação ao vivo e está retransmitindo em sua frequência a programação do FM.
Ainda em BH, a 98 FM, assim como outras emissoras, cancelou a presença de plateia nos seus programas das sextas-feiras. Além disso, o Buteco 98 não irá ao ar neste próximo sábado. Paulo Leite, editor e apresentador do Rádio Café, anunciou em seus perfis nas redes sociais que ficará em regime de isolamento (veja aqui), uma vez que teve contato com pessoas cujos testes recentes deram positivo para o Coronavírus. Ele deverá participar de seu programa diretamente de casa.