Por Rodney Brocanelli
Morreu na noite da última terça (03), o apresentador Jimmy Raw. Ele estava internado no hospital Ronaldo Gazolla, no Rio de Janeiro, devido ao Covid-19, popularmente conhecido como Coronavírus. Tinha 58 anos.
Conforme comunicado da Secretaria Municipal de Saúde, o comunicador estava internado desde o dia 11 de maio. No dia 20, ele deixou a Unidade de Terapia Intensiva e foi transferido para a enfermaria. Nove dias depois, teve uma piora em seu estado de saúde e voltou para a UTI. Não haverá velório e seu corpo será cremado, em uma cerimônia restrita.
Jimmy começou sua carreira como produtor do programa Aqui Agora, da extinta TV Tupi, no Rio de Janeiro. Trabalhou por muitos anos na cidade de Curitiba, e em rádio foi comunicador da 104 FM. No Rio de Janeiro, trabalhou na Antena 1 e na 98 FM. Em televisão, esteve na extinta TV Manchete à frente de programas voltados ao público jovem. Na emissora, comandou o Shock, uma revista de cultura pop, ao lado de Angélica (ela mesma) e Lorena Calábria. Depois, se transferiu para a Rede Globo, e lá apresentou o Globo de Ouro.
Em 2006, foi contratado pela Super Rádio Tupi, do Rio de Janeiro, ficando à frente do Baú da Tupi, aos finais de semana. Deixou depois deixou a emissora, em meio a uma de suas crises.
Para encerrar, uma reflexão: nos últimos dias, temos noticiado que muitos profissionais de rádio foram infectados com o Coronavírus. Alguns se recuperaram (veja aqui), porém outros, infelizmente, não (veja aqui). Será que isso não serve para sensibilizar colegas que no ar ou em redes sociais procuram minimizar o impacto desta pandemia? Será que muitos ainda acham que se trata apenas de uma “gripezinha”.
E por que será que parte dos radialistas ainda pensa dessa maneira? Para agradar amigos, ídolos na política ou (possíveis) patrocinadores? Apesar de todo o impacto futuro e presente na economia, essa pandemia não pode ser relativizada de uma forma tão irresponsável.
Vamos relembrar Jimmy Raw. Abaixo, a chamada de seu programa na Super Rádio Tupi.
Ouça a introdução do programa de Raw na Tupi (Obrigado ao amigo Celso Gallo).
O apresentador Garcia Duarte anuncia a morte do antigo companheiro na Super Rádio Tupi.