Por Rodney Brocanelli
Morreu nesta terça (06) o comentarista esportivo Dalmo Pessoa. Ele foi vítima de complicações decorrentes de uma pneumonia. Nos últimos anos vinha sofrendo com uma perda progressiva de memória. Tinha 78 anos. Até a publicação deste post, não foram divulgadas informações sobre velório e enterro.
Dalmo nasceu em Bauru. Antes de virar jornalista, ele trabalhou em uma farmácia e depois como bancário. No jornalismo, iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil. Em seguida, transferiu-se para o jornal Mundo Esportivo. No rádio, começou na Piratininga, de São Paulo e depois foi para a Rádio Gazeta. Ainda no jornalismo impresso, escreveu nos jornais A Gazeta Esportiva e Notícias Populares. Neste último, manteve uma coluna chamada Gente Boa de Boa.
Em 1981, deixou a Gazeta para ser comentarista principal das jornadas esportivas da Rádio Bandeirantes, ao lado de Fiori Gigliotti, como narrador. Na ocasião, muitos achavam que não fosse dar certo essa parceria devido a uma diferença de estilo. Dalmo era conhecido nos bastidores da Bandeirantes, como “porra louca”, conforme relato do livro “Fiori Gigliotti, o Locutor da Torcida Brasileira” (aliás, foi desta obra que o Radioamantes retirou algumas das informações deste texto).
Contrariando as previsões, ambos se deram muito bem e a convivência profissional foi longeva. Fiori acabou levando Dalmo para as rádios Record e Tupi (a do Abreu). Depois da morte do amigo, o comentarista trabalhou na Rádio Capital.
Em televisão, Dalmo fez parte das duas fases da Mesa Redonda, na TV Gazeta. Deixou a tevê em 2010. Nos últimos anos, atuou como diretor comercial do Hospital Igesp e também diretor administrativo do plano de saúde Trasmontano. Foi vereador na cidade de São Paulo por dois mandatos.
Uma de suas marcas registradas era proteger o sigilo de fonte dizendo ou escrevendo que havia recebido informações de uma “raposa felpuda”.
Ouça abaixo Dalmo Pessoa em ação pela Rádio Bandeirantes.

Gostava das opiniões dele no programa Mesa Redonda. Costumava ser imparcial na analise esportiva.
CurtirCurtir
Que o Senhor console aos familiares da perda. Dalmo Pessoa , Descanse em paz .
CurtirCurtir