Por Rodney Brocanelli
A Rádio Jovem Pan demitiu o comentarista Rodrigo Constantino. A decisão foi divulgada pela emissora na tarde desta quarta (04) em uma nota oficial publicada em suas redes sociais. O motivo para o desligamento foi um comentário feito por ele em uma live divulgada em seu perfil no YouTube. Constantino afirmou que colocaria de castigo sua filha caso sofresse um estupro estando bêbada. E foi mais além: não faria qualquer tipo de denúncia à polícia.
“Se minha filha chegar em casa, eu dou boa educação para que isso não aconteça, mas a gente não controla tudo, se ela chega em casa e fala: ‘pai, fui pra uma festinha e fui estuprada’. Eu vou falar: ‘Me dá as circunstâncias’. ‘Ah, fui pra uma festinha, eu e três amigas, tinha 18 homens, nós bebemos muito, tava ficando com dois caras e eu acabei dormindo. Fui abusada’. Ela vai ficar de castigo feio, eu não vou denunciar um cara desse pra polícia”, disse Constantino (veja aqui).
A fala irritou a muitos internautas e a reação nas redes sociais foi imediata (saiba mais aqui).
“O Grupo Jovem Pan tem como premissa a liberdade de expressão e o amplo debate entre seus comentaristas. Diante do ocorrido nesta quarta-feira, 4, em uma live independente, promovida fora de nossas plataformas, por um de nossos comentaristas, a Jovem Pan esclarece que desaprova veementemente todo o conteúdo publicado nos canais pessoais e apresentado nessa live. Reafirmamos que as opiniões de nossos comentaristas são independentes e necessariamente não representam a opinião do Grupo Jovem Pan. No caso de Mariana Ferrer, defendemos que a vítima não deve ser responsabilizada pelos atos de seu agressor, apesar do respeito que todos nós devemos ter às decisões judiciais. Em consequência do episódio, na tarde desta quarta-feira, Rodrigo Constantino foi desligado de nosso quadro de comentaristas”, diz o comunicado divulgado pela Jovem Pan, que também pode ser lido aqui.
Em seu perfil no Twitter, Constantino se justificou dizendo que suas declarações foram distorcidas.
Vcs venceram uma batalha, parabéns! A pressão foi tão grande sobre a Jovem Pan, DISTORCENDO CLARAMENTE MINHA FALA, que não resistiram. Não os culpo. É do jogo. Quem me conhece e quem viu de fato sabe que eu jamais faria apologia ao estupro! Mas desde já estou fora da Jovem Pan.
— Rodrigo Constantino (@Rconstantino) November 4, 2020
Na mensagem seguinte, ele não deixou de agradecer à emissora.
Sou muito grato por tudo que a Jovem Pan fez, pelo espaço livre, pela confiança. Foi um período de trabalho intenso, muitas conquistas e crescimento.
— Rodrigo Constantino (@Rconstantino) November 4, 2020
Depois da divulgação da nota oficial da Jovem Pan, o comentarista mudou o tom e demonstrou certo desconforto.
Assim meu respeito cai um tantinho, turma. Jornalismo? Então vamos lá: quem VIU a live sabe que eu NÃO falava do caso particular da Ferrer…https://t.co/4aFn3AN64z
— Rodrigo Constantino (@Rconstantino) November 4, 2020
Logo depois, ele fez uma nova live no YouTube na qual procurou se explicar. Para quem quiser assistir, o link está aqui.
Em resumo, ele afirma que quando falou sobre estupro, não estava se referindo ao caso Mariana Ferrer, que vem mobilizando vários internautas há bastante tempo e ganhou novos contornos após reportagem divulgada pelo site The Intercet (leia aqui).
Esse senhor é realmente lamentável.
CurtirCurtir