Por Rodney Brocanelli
Em 2013, o assunto do momento era a correção das provas do Enem, Exame Nacional do Enisno Médio. A divulgação do conteúdo de algumas das redações causou comoção nacional. Foi descoberto que muitos alunos escreviam seus textos incluindo trechos de receitas de bolo e hinos dos clubes de futebol. As intenções eram as mais diversas, desde o famoso “encher linguiça” a fim de completar o limite mínimo de linhas ou tentar provar à sociedade que as redações não eram lidas totalmente pela banca de avaliadores.
Neste segundo caso enquadrou-se um estudante que resolveu intercalar trechos do hino do Palmeiras, um dos mais vencedores clubes do futebol brasileiro, em sua redação (saiba mais aqui). Mesmo com essa “interferência”, sua redação atingiu a nota 500, em uma escala que, na ocasião, ia de 0 a 1000.
Esse episódio, é claro, gerou ampla repercussão na imprensa e ocasionou um do grandes momentos do rádio brasileiro. Na época, a Rádio Bandeirantes apresentava um boletim noticioso dentro do Jornal Gente (ou Jornal da Bandeirantes Gente, como o hoje saudoso José Paulo de Andrade gostava de falar) chamado Link Nacional Bandeirantes. Salomão Ésper era encarregado da leitura de seus breves textos.
A notícia sobre a redação do Enem estava na pauta daquele dia, incluindo o trecho literal do hino palmeirense. Quando Salomão chegou à transcrição da letra, ele não teve dúvidas: cantou o trecho a plenos pulmões e no ritmo correto (ouça tudo no player abaixo). Um ato de extremo espírito esportivo, uma vez que ele é assumidamente torcedor do Corinthians, um dos principais rivais alviverdes no futebol paulista.
O Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, como o próprio nome já diz, visa avaliar a qualidade do ensino médio (o antigo colegial). Essa prova, aplicada em nível nacional, serve também como acesso ao ensino superior. Muitas universidades aceitam essa nota para admitir futuros estudantes.
Salomão Ésper hoje curte sua aposentadoria. No último dia 26 de outubro, ele comemorou 91 anos de vida. A data foi amplamente festejada pela Academia Paulista de Jornalismo (APJ) em uma transmissão ao vivo que contou com sua participação (clique aqui para ver).