O rádio na noite de terror em Criciúma

Por Edu Cesar, do Papo de Bola

O começo desta terça foi horrível no sul de Santa Catarina, já que um bando de criminosos armados até os dentes assaltou o Banco do Brasil e intimidou a cidade inteira, posicionando-se em diferentes bairros e atirando até não poder mais. Vídeos apavorantes dominaram especialmente o Twitter e muitos foram os relatos extremamente tensos. E o rádio não ficou de fora disso, especialmente o esportivo, já que profissionais dele se envolveram nisso.

A intimidação foi tamanha que nem as emissoras de rádio criciumenses puderam prestar serviço e informar a população. A Eldorado é uma que sofreu diretamente com isso. Há mais de 15 anos acompanho Dante Bragatto Netto narrando jogos do Criciúma, inclusive sábado passado ele veio a Porto Alegre fazer a partida diante do São José no Passo D’Areia. Nunca imaginei que escutaria ele falando para cá por causa de algo agoniante como o que ocorreu nesta terça, quando terminava o programa “Companhia da Noite” e ele e o sonoplasta perceberam tiros próximos à sede da estação. A retransmissão da madrugada da BandNews FM foi cortada para que informações sobre o estado máximo de tensão fossem passadas. Porém, depois da 1h precisaram terminar tudo e sair do ar pois bandidos que estavam no ataque ameaçaram eles, que tiveram de se esconder numa parte superior do prédio da rádio.

O relato tenso demais do Dante foi dado na manhã desta terça ao “Timeline”, apresentado por Kelly Matos e David Coimbra na Rádio Gaúcha. Esta, aliás, em boa parte da madrugada foi basicamente a única fonte de informação ao vivo no dial brasileiro sobre o que acontecia em Criciúma. Ouvintes do “Esporte & Cia.” mandaram relatos perto da 1h sobre o que estava acontecendo e o apresentador Rafael Colling não teve dúvida: derrubou a pauta futebolística ainda durante um debate com os colegas Luciano Périco, Marcelo de Bona e Marcos Bertoncello. O jornalismo foi constante nas horas seguintes em vigoroso trabalho do Colling, da equipe técnica e dos produtores Gustavo Gossen e Karine Dalla Valle. Entrevistados foram colocados diretamente de Criciúma, como o ex-jogador colorado Valdomiro (durante a fala dele várias vezes se escutavam tiros perto de onde reside) e até o prefeito Clésio Salvaro.

Outro profissional esportivo envolvido no trabalho horas depois do estado de terror passar foi Janniter de Cordes, narrador da CBN/Diário de Florianópolis, que tem familiares em Criciúma e dirigiu-se para lá depois das 4h para cobrir as consequências de tudo que aconteceu. Também destaco um relato do Mário Lima, narrador da Som Maior FM, que disse no Facebook que o entorno do prédio onde mora pareceu a Faixa de Gaza em outros tempos, com armas de grosso calibre sendo disparadas o tempo todo durante mais de duas horas e um clima de guerra criado por encapuzados com roupas de combate em todas as ruas centrais enquanto ocorria o assalto. Cara… Até isso 2020 está nos proporcionando. Felizmente sem vítimas, ao menos isso. Mas e o terror psicológico?

Um comentário em “O rádio na noite de terror em Criciúma

  1. KELLY MATTOS E DAVID COMIMBRA SE SOLIDARIZARAM IMENSAMENTE COM OS COLEGAS RADIALISTAS DE CRICIUMA, COM A ABALADA POPULAÇÃO DA CIDADE E COM A FAMÍLIA DO POLICIAL MORTO:

    “…Estou agora falando para você, que é bandido. Tome consciência e seja como os caras de Criciúma, que respeitam a população. A ação tem que ser para outros alvos, e não o pobre, trabalhador.”
    “Dão uns tiros, é verdade, tem bomba, mas eles fazem aquilo ali só para pegar o dinheiro do banco, não é algo contra o cidadão… eles até deram dinheiro para as pessoas.”
    “Esse cara que roubou o cabelo (e devolveu), pode ser um bom assaltante, como esses aí (de Criciúma), que não incomodam as pessoas.”
    “É verdade que teve um policial que levou um tiro, mas se não tivesse uma intervenção, tudo teria saído numa boa.”
    “Existe uma filosofia no assalto deles… ”
    E pra coroar, a frase dita por Kelly Matos: “…crime não é roubar um banco, é fundá-lo”.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.