Por Rodney Brocanelli
Morreu na tarde desta sexta-feira (11) a astróloga Zora Yonara. Segundo o site da Super Rádio Tupi, ela estava internada havia 10 dias em um hospital devido a uma pneumonia. Essa foi a causa da morte. Sabe-se que ela estava sob cuidados especiais devido a complicações oriundas do Mal de Alzheimer. Com isso, suas participações no Show do Antonio Carlos eram gravadas, sempre usando material de arquivo. Ela tinha 86 anos. Não foram divulgadas informações sobre velório e enterro.
Seu nome verdadeiro era Creusa Gramacho Carosella. Nasceu em Vitória (ES) e começou sua carreira como radioatriz em seu estado natal. Depois, se transferiu para o Rio de Janeiro, trabalhando na Rádio Globo.O diretor Mario Luiz pediu para que ela lesse o horóscopo do dia. Nunca mais parou. E foi na Globo que ela ganhou seu nome artístico, uma criação de Luiz. Zora veio do grego (significa força e coragem). Yonara era uma homenagem a Yoná Magalhães (dizem que o chefão da Globo na época gostava muito da atriz).
Depois dessa experiência, Zora dedicou-se aos estudo de astrologia e se transformou em uma referência no tema.
Zora chegou a trabalhar com Silvio Santos, sendo um dos primeiros nomes da TVS (hoje SBT) no Rio de Janeiro. Ainda em tevê, integrou a equipe do TV Mulher, da Rede Globo. Nos últimos anos, vinha trabalhando com o Antonio Carlos, antes na Rádio Globo e a agora na Super Rádio Tupi. O comunicador manteve a astróloga em sua equipe mesmo depois do agravamento de seus problemas de saúde.
Ouça abaixo Zora Yonara em ação.
ATUALIZAÇÃO (13/12 -18h40) – A primeira versão deste texto trouxe uma informação incorreta. Zora morreu com 86 anos e não com 91, como foi publicado. Feita a correção. Saiba mais aqui.