Tradição na Rádio Bandeirantes, Arquivo Musical sai do ar

Por Rodney Brocanelli

Muita gente foi pega de surpresa na manhã deste domingo com a não veiculação do Arquivo Musical, da Rádio Bandeirantes. Apresentado atualmente por Ronald Gimenez, o programa toca uma seleção de músicas nacionais e internacionais que marcaram época.  Na última sexta, Gimenez fez uma postagem em um perfil não oficial dedicado à atração, com cerca de 15 mil membros no Facebook, informando que o programa não iria ao ar neste domingo e que ele estaria passando por uma transição. “Esperamos que logo o Arquivo esteja de volta” (veja aqui). Como nem todos os ouvintes tradicionais tiveram acesso ao comunicado, as reações de surpresa não param de acontecer.

O que o Radioamantes sabe é que o Arquivo Musical está fora do ar devido a uma determinação da Rádio Bandeirantes de não mais veicular programas musicais para evitar problemas com o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), responsável por recolher e pagar direitos autorais aos autores de músicas. Até onde se sabe, essa decisão não afeta a outras rádios do grupo, eminentemente musicais.

Várias emissoras já diminuíram a veiculação de musicas ou tiveram de se utilizar de outros artifícios em suas respectivas programações por causa disso. Uma das saídas é rodar trechos que não passam dos 15 segundos. 

O Arquivo Musical é um dos programas mais antigos da Rádio Bandeirantes. Estreou em 17 de março de 1963 e foi criado por Clodoaldo José Machado. Seu primeiro apresentador foi Odayr Baptista. Desde então, manteve-se fixo na grade aos domingos pela manhã, mesmo com todas as alterações pelas quais passou a emissora ao longo dos anos.

A lista de apresentadores que se seguiram depois de Odayr Baptista é ilustre. Além dele, estiveram no comando da atração os comunicadores Jorge Helal, Antônio Carvalho, Lourival Pacheco e Muibo César Cury. Ronald Gimenez é apresentador do Arquivo Musical desde 2010. Vale destacar que o programa só teve dois programadores musicais.

ATUALIZAÇÃO (04/01/2021 – 19h00) – Veja abaixo nota encaminhada pela assessoria de imprensa do Grupo Bandeirantes, a pedido do blog Radioamantes:

A Rádio Bandeirantes, cuja a tradição é marcada pelo seu conteúdo jornalístico, e que passou por importantes reestruturações da sua grade recentemente, está reavaliando a continuidade ou não da veiculação do programa “Arquivo Musical”

 

 

32 comentários em “Tradição na Rádio Bandeirantes, Arquivo Musical sai do ar

  1. Olá, parodiando o saudoso Zé Paulo de Andrade, o tempo que era Bandeirantes, aos poucos vão descaterizando, pouco importa se 1.000 ou 15.000 ouvintes. E assim vai, com bons programas, Você é curioso, arquivo….

    Curtido por 1 pessoa

  2. Lamentável notícia.
    Deveriam explicar melhor essa cobrança do ECAD, talvez os ouvintes ficassem mais conformados ou irritados.

    Curtir

  3. Depois que a Rádio Bandeirantes passou a se chamar Band, e que seus maiores jornalistas e apresentadores foram morrendo e substituídos por uns Zé ninguém infelizmente a nossa Rádio Bandeirantes deixou de ser a maior Rádio do Brasil, saudades de todos que se foram principalmente do meu querido Zé Paulo De Andrade

    Curtir

  4. A justificativa sobre o fim so programa justificaria se todas as emissoras do grupo deixassem de veicular músicas em sua grade de programaçao porém não é o que ocorre com as outras emissoras do grupo, vale ressaltar que i arquivo musical tem um público fiel e muitos sintonizavam exclusivamente para ouvir o tradicional programa musical com 57 anos de existencia.
    Lamentável a decisão do grupo Bandeirantes
    Com a palavra o responsável pela programação do grupo Bandeirantes colocar o real motivo da extinção do programa arquivo musical, tradição nas manhãs de domingo no dial de SP.

    Curtir

  5. Ouço a Rádio Bandeirantes desde a minha infância, influência dos meus avós. Ouço o Arquivo Musical, desde meus 10 anos, por isso fiquei muito triste e decepcionada com essa atitude da rádio bandeirantes. Merecemos um mínimo de consideração.

    Curtir

  6. Lamentávelmente a RADIO BANDEIRANTES está em DECADÊNCIA, tirar do ar o programa ARQUIVO MUSUCAL foi a gota d’água em,não tinha só um ano mas 58 anos no ar…🤷‍♀️😔😔😔😔
    Não entendo, lamentavel

    Curtir

  7. O que mais nos deixou chateados foi o fato da Band não ter feito um comunicado com várias semanas de antecedência, nos preparando, contando o motivo, mas não, foi uma ducha de água fria em nós!

    Curtir

  8. PROBLEMAS DE DIREITOS AUTORAIS SEMPRE EXISTIRAM ( E EXISTIRÃO ) NO BRASIL ! … MAS AINDA ASSIM HAVIA O PROGRAMA ARQUIVO MUSICAL . NÃO PAGA , NÃO COME ! É ASSIM MESMO ?TRISTE …

    Curtir

  9. Que triste notícia, saber que um programa que esperamos a semana tda.p/ curtir e nos conectar, tanto c/ Ronald e seus ouvintes , que não são poucos.
    Deixando o domingão mais triste.
    Lamentável atitude do grupo Band.

    Curtir

  10. Nos últimos tempos muito dececionado com a emissora, acabando com alguns programas tradicionais que éramos ouvintes, como vc é curioso é agora com o programa, arquivo musical,

    Curtir

  11. Sou ouvinte desde sua estreia, Lamentavel. A desculpa dada, seriaco ecad nao cola. O recolhinento é irrisório perto do faturamento feito com as propagandas do programa. Arrumem outra desculpa.

    Curtir

  12. Se a Rádio Bandeirantes não consegue pagar os direitos do ECAD de um programa semanal então a situação está ruim mesmo…Infelizmente…

    Curtir

  13. Como diria José Paulo de Andrade, “programadores de trazeiros flácidos”!!!!!! Boris Casoy diria, “Isso é uma vergonha” !!!!! Muito triste a atitude!!!!

    Curtir

  14. Muito decepcionado com a atitude da rádio Bandeirantes em acabar com o programa arquivo musical sem ao menos dar uma satisfação ao seu fiel público ouvinte

    Curtir

  15. Muito decepcionado com a atitude da rádio Bandeirantes em acabar com o programa arquivo musical sem ao menos dar uma satisfação ao seu fiel público ouvinte

    Curtir

  16. Não tenho mais nada a dizer.
    Tudo já foi dito.
    Infelizmente por causa de uns míseros reais,tiram um programa dessa qualidade que ouvimos a anos.
    É muita falta de respeito com todos nós ouvintes!

    Curtir

  17. Aos poucos estou deixando de ouvir a Radio Bandeirantes. Acordei um domingo e fiquei que nem bobo querendo saber porque não estava no ar o Arquivo Musical. Como disserem nos comentários, é uma decadência só dá Rádio. Ciranda da Cidade, Você é Curioso, Arquivo Musical, qual será o próximo?. Talvez eu não fique sabendo, porque estou próximo a deixar de ser ouvinte.

    Curtir

  18. Embora nunca havia acontecido, achei que o programa pudesse estar “em férias ” . Hoje qdo novamente não entrou na grade fui pesquisar e vi a noticia, lamentável, dele estar fora do ar. Espero que realmente ocorram ajustes e que ele retorne. A audiência dele, principalmente para nós 40, 50, 60, 70+, era uma alegria iniciar o domingo com ele.😞😞

    Curtir

  19. Estou tirando do dial do meu radio a faixa 90.9 e 840, sem mais
    Adhemar Carlos Bassanetto 79 anos de São Paulo-SP
    Muito obrigado,inteligencias

    Curtir

  20. Não me conformo mais uma vez como podem tirar do ar um programa como o Arquivo Musical , assim mesmo com letras maiúsculas, direção bem “moderna “né! Continuem fazendo programas com o neto que assim acaba a emissora mais rápido do que vcs querem.

    Curtir

  21. Meus Caros, infelizmente a Radio Bandeirantes está se descaracterizando dia a dia !
    E não dá a mínima para os seus ouvintes, e falo isso, pois sou ouvinte da Bandeirantes desde os anos 60 .

    Curtir

  22. Lamentavel, nossas manhãs de domingo, ficaram mais tristes, só restará saudades!!!!!!!

    Curtir

  23. Do jeito que vinha sendo apresentado era pra sair do ar mesmo, o programa bse descaracterizou completamente bê ia acabar mesmo, até eu teria feito melhor, destruíram o arquivo musical, faltou sensibilidade e competência… PQP!!!

    Curtir

  24. Não acredito q o melhor programa de todos os tempos acabou assim…sem pé e nem cabeça. Um desrespeito aos ouvintes amantes de boa música. Esses q decidem isso não tem senso de empreendedor… vão à merda!

    Curtir

  25. O José tem razão. Nos últimos anos o programa vinha perdendo qualidade, mas de qualquer forma ainda me empolgava em ouvi-lo. Sou ouvinte praticamente desde seu início. Lamentável a decisão de tirá-lo do ar.

    Curtir

  26. É difícil entender , como podem acabar com um programa ,de tal importância para os ouvintes , não ouço mais a rádio e nem tão pouco assisto os programas da tv , fui ouvinte da rádio desde os anos setenta,ouvia todos os dias , Antônio Carvalho , José Paulo de Andrade, José Silvério e tantos outros, impossível é aguentar as chacotas do Sr Milton Neves e o ridículo do neto sem contar com os ,, jornalista,, que gostam de formar opinião ao invés de informação .

    Curtir

  27. Que tristeza. Não é tradição na bandeirantes. Muito pelo contrário, ks programas passam pra gerações.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.