Há 10 anos, uma série de composições tirava do ar a Rádio Brasil 2000 FM

Por Rodney Brocanelli

Há dez anos, uma série de composições tirou do ar a Rádio Brasil 2000 FM. O Grupo Estado e a ESPN precisavam de um canal em FM para colocar no ar a programação que já vinha dando certo no AM. Com o nome de Eldorado/ESPN, a emissora que operava em 700Khz, veiculava um mix de jornalismo (tocado pela equipe da Eldorado) com transmissões esportivas (com o know how dos canais ESPN).

No entanto, havia uma dúvida no ar. O que fazer com a programação da antiga Eldorado FM, que operava nos 92,9Mhz, tinha um público fiel e, mais importante, patrocinadores. A solução foi costurar um acordo coma Fundação Brasil 2000, responsável pela programação veiculada nos 107,3Mhz. Em seus últimos anos, a emissora era identificada pela sua frequência, mas por muito tempo usou o nome Brasil 2000, se transformando em uma referência entre o público que gosta de rock.

A antiga Brasil 2000 vivia uma série de problemas na ocasião. Apesar da boa programação musical, não havia quase locutores ao vivo, muito menos programas especializados. Ela veio perdendo força ao longo dos anos em um processo que se iniciou no ano de 2001 depois da saída da dupla Tatola/Roberto Maia da direção e dos microfones também. Eles tinham bastante popularidade entre os ouvintes da emissora e um espaço na programação com o 2000 Volts, no final de tarde.

De repente, não mais que de repente, Lélio Teixeira foi contratado para ser o coordenador artístico. Uma de suas grandes inovações na emissora foi lançar o Na Geral, programa de debates futebolísticos que está no ar até hoje, com passagens pela Bandeirantes, Kiss FM e 105 FM. Atualmente, a atração está na Massa FM.

Com a saída de Lélio, que levou seu programa para a Bandeirantes, o convidado para tomar conta dos destinos na Brasil 2000 foi Kid Vinil, em 2003. Entretanto, nem isso serviu para dar algum alento à emissora. O próprio Kid assumiu depois que cometeu alguns erros em sua gestão e enfrentou desgastes com pessoas ligadas à administração da rádio.

Em seguida, o futuro da emissora foi envolvido em várias especulações. Falou-se que ela iria se transformar numa rádio 100% esportiva, tocada pelo Grupo Bandeirantes. Isso somente iria se concretizar anos depois e em um outro canal, com a saudosa Bradesco Esportes FM. Durante alguns meses de 2005, a programação jornalística matinal da Rádio Bandeirantes (06h às 10h) foi transmitida nos 107,3Mhz.

Outra especulação dava conta de que ela iria virar a Transamérica Hits. Quase que ela virou rádio infantil, com a marca de Playground FM, um projeto tocado por publicitários. Entretanto, quem se deu melhor foi o Grupo Estado, que em 2011 transferiu para os 107,3 a programação tradicional dos 92,9Mhz. Com isso, o caminho ficou aberto para a estreia da Estadão/ESPN. Todo esse processo se deu entre os dias 26 e 27 de março de 2011.

O nome oficial para a nova programação dos 107,3Mhz soava estranho: Eldorado Brasil 3000. Claro que foi abandonado pouco depois. Por sua vez, a Brasil 2000 migrou para a web, usando toda a estrutura usada na antiga emissora de rádio.

A parceria Estadão/ESPN nos 92,9Mhz durou muito pouco, sendo desfeita em 2013. Com isso, a emissora passou a se chamar apenas Estadão, com uma programação eminentemente jornalística. Em 2015, foi arrendada pela Comunidade Paz & Vida, do pastor Juanribe Pagliarin. Com isso, parte da programação jornalística foi migrada para os 107,3Mhz.

Porém, no ano de 2019, a frequência foi vendida ao empresário Carlos Massa, o Ratinho, que planejava colocar a sua Massa FM no mercado de São Paulo.

Já a web rádio Brasil 2000 foi descontinuada em 2016 (saiba mais aqui).

E com tantas idas e vindas, a frequência dos 107,3Mhz segue abrigando a programação da Rádio Eldorado FM, com destaque para o Jornal Eldorado, apresentado por Haisem Abaki e Carolina Ercolin.

Antes de encerrar deixo aqui dois links que resgaram um pouco mais da memória da Brasil 2000 FM.

Entrevista com Roberto Maia – https://radioamantes.wordpress.com/2013/01/24/memoria-roberto-miller-maia-abre-o-jogo-sobre-a-brasil-2000-fm/

Algumas declarações de Kid Vinil sobre sua passagem pela emissora – https://radioamantes.wordpress.com/2017/05/19/didatico-kid-vinil-deixou-sua-marca-no-radio/

Ouça abaixo a transição da Brasil 2000 para a Eldorado 3000.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.