Por Rodney Brocanelli
Não deixa de ser uma surpresa a venda da Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte, ao empresário Rubens Menin, notícia divulgada em primeira mão pelo O Estado de Minas. Primeiro porque não se sabia que a emissora de rádio estava à venda. Depois, porque muita gente esperava que Menin comprasse uma outra rádio, aliás uma rede de rádios com algumas emissoras espalhadas por pontos estratégicos do pais: a Transamérica. Assim que surgiu a parceria com a CNN Brasil, o outro braço de Menin no ramo da comunicação, esses rumores volta e meia são debatidos nos bastidores do rádio.
Em uma breve entrevista ao Estado de Minas, o empresário foi bastante objetivo em pelo menos dois pontos (veja aqui). Não haverá sinergia com o projeto de rádio da CNN Brasil, chamado CNN Rádio. Além disso, ele não vai ocupar os microfones de sua nova emissora. Algo que ele já faz na televisão (ao menos até agora).
Ainda na mesma entrevista, Menin disse que as negociações foram rápidas, demorando cerca de 30 dias. No entanto, o Radioamantes apurou que toda a movimentação começou em fevereiro último.
A família Carneiro, fundadora da Itatiaia sai de cena. Emanuel Carneiro, que comandou a emissora desde 1994, tem planos de se aposentar. Ele tem 78 anos. Enquanto isso não acontece, ele segue no comando do esportivo Turma do Bate-Papo. Talvez seja um dos poucos casos de dono de rádio que se dedica a um programa de sua emissora. Seu irmão, Januário Carneiro, foi quem colocou a Itatiaia no ar, em 20 de janeiro de 1952.
Ainda segundo o Estado de Minas, durante uma reunião com os funcionários da rádio, Emanuel Carneiro disse que vendeu sua rádio para que ela pudesse receber investimentos. “A gente tinha recebido outras propostas, a gente pensou bem, e o que queremos é a continuidade da empresa por muitos e muitos anos com a mesma credibilidade que sempre teve, com relevância enorme. E acreditamos que o Rubens Menin é a pessoa ideal para dar esse prosseguimento”, disse (veja mais aqui).
A grande preocupação de parte dos ouvintes da Itatiaia é em relação à ligação que Rubens Menin tem com o Atlético-MG. A MRV Engenharia, empresa da qual ele é acionista majoritário, patrocina o clube. Além disso, o empresário tem o Galo mineiro como clube de coração. Nas redes sociais, já foram vistas brincadeiras divulgadas pelos torcedores dos adversários sobre como seria a programação da rádio nesta nova fase (veja abaixo).

Brincadeiras à parte, outro aspecto que deve ser levado em consideração é que a Itatiaia é considerada uma “grande eleitora” nas eleições proporcionais em Minas Gerais. Como lembrou o jornalista Daniel Camargos em sua conta no Twitter, a emissora “elegeu uma bancada de mais de 30 parlamentares em 69 anos de história”. Segundo ele, o negócio seria um passo gigantesco para as pretensões políticas do empresário. (veja mais aqui).

Em BH já tem. Rádio da Massa , em FM, q fala sobre o Atlético..
A Itatiaia tem umas emissoras , e faz rede pra outras emissoras “Geradora ” de conteúdo .
E tinha um canal de Tv também..esse não sei se entrou no negócio.
CurtirCurtir