Por Rodney Brocanelli, com informações do portal Ponte.jor
O narrador Gabriel Carriconde, da Rádio Cidade, de Curitiba, fez um desabafo anti-racista na noite da última quarta (1º) durante a transmissão de Londrina 2 x 3 Coritiba, partida válida pela série B do campenato brasileiro de futebol. Pouco depois de Celsinho, jogador do Londrina fez um dos gols de sua equipe, Gabriel desabafou: “Respeita o povo negro deste país. Respeita o cabelo Black Power. Respeita a históra deste povo sofrido que constroi a história desta nação. Respeitem o Celsinho. Respeitem o camisa 10 do Londrina”.
Infelizmente, mais uma vez o atleta foi vitima de uma ofensa racista. Desta vez, na partida contra o Brusque, ocorrida no último dia 28 de agosto. Ele relatou que foi xingado de macaco por alguém ligado ao time adversário. A partida aconteceu na cidade de Brusque (SC). O clube divulgou uma nota, totalmente abominável, acusando o jogador de ser oportunista. Entretanto, o próprio Londrina deu o xeque-mate ao divulgar um vídeo da transmssão de televisão no qual é possível ouvir claramente a ofensa (veja mais aqui).
Não é a primeira vez que Celsinho enfrenta situações desse tipo. Profissionais de rádio lamentávelmente proferiram falas racistas em relação ao jogador em duas ocasiões. Uma delas em Goiânia (veja aqui). A outra aconteceu em Belém (leia aqui). Todos os responsáveis (ou irresponsáveis, por que não?) foram afastados de suas funções.
A manifestação anti-racista de Carriconde é mais do que bem-vinda. E talvez seja a deixa para que outros nomes do microfone possam tomar posição nessa luta. Veja abaixo.
