Arquivo Musical, da Rádio Bandeirantes, completa um ano fora do ar

Por Rodney Brocanelli

Poucos talvez tenham se dado conta, mas no último dia 3 de janeiro, o programa Arquivo Musical, da Rádio Bandeirantes completou um ano fora do ar. Conforme apuração do Radioamantes na ocasião, a atração teve de ser sacada da grade devido a uma determinação da alta direção da emissora para que não fossem mais executadas músicas na programação. Isso evitaria problemas com o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), responsável por recolher e pagar direitos autorais a compositores e músicos. 

Na ocasião, a assessoria de imprensa do Grupo Bandeirantes informou que a continuidade do Arquivo Musical seria reavaliada. Desde então, não houve qualquer outra manifestação oficial a esse respeito nem que fosse para confirmar a e xtinção pura e simples do programa.

A orientação para não se tocar mais músicas na Rádio Bandeirantes segue firme. Conforme relatos de leitores encaminhados ao Radioamantes, durante a madrugada do dia 25/12, foram veiculadas reprises do programa Antenados, comandado por Danilo Gobatto. Até o ano passado, era apresentada uma programação musical especialmente selecionada para essa ocasião e na virada do ano.

Criado por Clodoaldo José Machado, pai do narrador esportivo Cleber Machado, o Arquivo Musical era uma das mais antigas atrações da grade da emissora. Sua estreia aconteceu em  17 de março de 1963. Vários apresentadores se revezaram no seu comando. Destacamos os nomes de Odayr Baptista,  Jorge Helal, Antônio Carvalho, Lourival Pacheco, Muibo César Cury e Ronald Gimenez. Desde janeiro do ano passado, o programa mais antigo da Bandeirantes é o Primeira Hora, lançado em 1º de maio de 1962.

Relembre trechos da última edição do Arquivo Musical, veiculada em 27 de dezembro de 2020, sob o comando de Ronald Gimenez.

5 comentários em “Arquivo Musical, da Rádio Bandeirantes, completa um ano fora do ar

  1. Boa noite, prezados
    Uma sugestão, ao grupo bandeirantes, com 3 redes de rádios musicais, poderiam migrar o Grande Arquivo Musical para a Play FM, Band FM, Nativa FM, aí não ficaríamos tão órfãos de MÚSICAS DE QUALIDADE.

    Curtir

  2. Ouvi muito o Arquivo Musical, mas nos últimos tempos tinha muito falatório. Ainda bem que existem as webradios, que suprem esta falta. Um exemplo é a GOLD WEB RADIO, com o seu DOMINGO FLASHCK, que é maravilhoso!

    Curtir

  3. Rádio Bandeirantes SP, 31 de dezembro de 2020:O DIA EM QUE A (BOA) MÚSICA MORREU…

    Curtir

  4. Ronald Gimenez, infelizmente não apresentou este programa com a capacidade que ele merecia. Muitas vezes ocultava o ano de cada canção. Parece que tinha preguiça de fazer o programa!

    Curtir

  5. Na minha opinião, Antonio Carvalho e principalmente o Sr. Muivo Cesar Cury, foram os melhores apresentadores deste programa, foram impecáveis! Sds.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.