TV no rádio: áudio do Band News TV terá espaço nas madrugadas da Rádio Bandeirantes

Por Rodney Brocanelli

Antes ocupadas pelo tradicional Bandeirantes a Caminho do Sol, as madrugadas da Rádio Bandeirantes serão ocupadas com o áudio do Band News TV, canal de notícias da tv por assinatura. A informação foi dada por Flávio Ricco em sua coluna de sábado e confirmada pelo blog Radioamantes.

Coincidência ou não, tal medida ocorre quase dez anos depois que a atração passou por uma reformulação que a descaracterizou. Em um outro momento de crise do Grupo Bandeirantes, em agosto de 2013, a rádio passou por uma onda de demissões. Zancopé Simões, que na época, estava à frente do programa, foi dispensado. A partir de então, o programa alternava blocos musicais com reprises de programas e entrevistas veiculadas na programação normal da emissora.

Apenas em 2018, houve uma exceção e o programa foi todo ao vivo. Na virada de 6 para 7 de abril daquele ano houve toda a expectativa para a prisão de Luis Inácio Lula da Silva devido aos desdobramentos da Operação Lava Jato. João Paulo Cappellanes esteve na âncoragem, com intervenções ao vivo de Yuri Cavalieri, diretamente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, local onde Lula permaneceu até se entregar às autoridades.

Nos últimos anos, o Bandeirantes a Caminho do Sol voltou a ter apresentação ao vivo de forma mais regular, tendo a frente o jornalista Vitor Lupato.

Em 2022, o período das 04h às 06h passou a ser ocupado pela veículação do 1º Jornal, da TV Bandeirantes, apresentado por João Paulo Vergueiro.

Reflexo de uma nova crise

Isto nada mais é que um reflexo de uma nova crise pela qual passa o Grupo Bandeirantes de Comunicação, deflagrada após o fracasso da passagem de Fausto Silva pela TV Bandeirantes, como apontam vários sites que cobrem o veículo.

Ao menos, mais dois reflexos foram sentidos nas emissoras de rádio do grupo. Uma foi a demissão de Agostinho Teixeira, que comandava o Manhã Bandeirantes ao lado de José Luiz Datena. A outra é que a Rádio Band News também foi atingida. Juliana Yamaoka, que integrava a equipe esportiva, deixou a emissora.

Ainda sobre a demissão de Agostinho Teixeira, o apresentador José Luiz Datena fez um desabafo: “Eu recebi como uma facada no meio do meu coração a demissão do meu irmão, amigo, camarada, parceiro, Agostinho Teixeira. Foi algo superinesperado. Não imaginei que no meio dessa tempestade eu iria perder, profissionalmente, um amigo tão importante na minha carreira aqui na Rádio Bandeirantes”.

Datena já havia sofrido um outro golpe após a perda de investimentos no Brasil Urgente, que apresenta na tv. A atração não conta mais com imagens aéreas de helicóptero, preciosas para a cobertura de fatos policiais.

TV no rádio

Voltando ao Bandeirantes a Caminho do Sol, o que está sendo feito com as madrugadas da Rádio Bandeirantes é um verdadeiro desperdício. Apesar de não existirem pesquisas que comprovem isso, existe uma parcela de público que está disponível para consumir qualquer tipo de conteúdo ao vivo.

A tv por assinatura e muito menos a tevê aberta não contemplam esse contingente de pessoas. O rádio poderia ocupar esse espaço para atendê-los.

E sobre o “tv no rádio”, quem sai perdendo é o ouvinte (sempre ele), que deverá usar muito mais a imaginação para acompanhar um jornalístico pensado e preparado para a televisão.

Leia mais

17 comentários em “TV no rádio: áudio do Band News TV terá espaço nas madrugadas da Rádio Bandeirantes

  1. Rádio com conteúdo de TV. Já vi esse filme antes. Pobre Rádio

    Curtir

  2. É uma pena a Band só a perder audiência Band a caminho do sol é informação que tristeza caminho errado o Fautão teria que ser aos domingos . B.Wanderley da cidade de Promissão

    Curtir

  3. O “Bandeirantes a caminho do sol” já estava muito ruim. Agora a coisa ficou pior. Ficar ouvindo a mesma noticia da TV, mais de 1o vezes em uma única madruga! Bandeirantes a caminho da FALÊNCIA!!!

    Curtir

  4. Eu interagia muito com o Zanca, tiraram. Recentemente eu interagia muito com o Lupato e os demais, tanto que converso com Ailton, colaborei para o TCC do Gambassi. Tiraram novamente. A familia Saad tá acabando a principal emissora do grupo. Vergonha.

    Curtir

  5. Sempre acompanhei o Bandeirantes a Caminho do sol, desde os tempos do Antonio de Carvalho, passando pelo Zaidan, Zancopé, Silvania Alves, etc. Mas esse programa com o Lupato estava muito ruim. Sinceramente o programa era extremamente infanto/juvenil.

    Curtir

  6. Infelizmente, o lucro fala mais alto…
    Tirar da madrugada, o icônico programa “Bandeirantes a caminho do Sol”, é no mínimo, lamentável!!
    Deixou órfãos milhares de ouvintes, que como eu, ligava o radinho na beira do travesseiro para escutá-lo.
    Sou fã desde o inesquecível Antonio de Carvalho.
    E a demissão do Agostinho Teixeira, foi outro tiro no pé na qualidade do elenco de profissionais sérios e competentes.
    Só tenho a lastimar.
    Solange R. De Andrade – Brooklin, São Paulo.

    Curtir

  7. Solange na minha opinião, o Bandeirantes a Caminho do Sol há muito deixou de ser icônico. Esse último apresentador não acrescentava nada a esse programa. Quanto ao Agostinho Teixeira ultimamente, há cerca de dois anos, passou a ser extremamente parcial em seus comentários políticos. Estou voltando a escutar a Bandeirantes aos sábados às 8h00 pois sei que não terei de ouvir os comentário totalmente parciais de pseudo jornalista. Na minha opinião, já foi tarde!

    Curtir

  8. “Apesar de não existirem pesquisas que comprovem isso, existe uma parcela de público que está disponível para consumir qualquer tipo de conteúdo ao vivo.”
    Eu sou um destes. Quando a insonia me pega, mesmo morando em SP, gosto de ouvir a Rádio Grenal de Porto Alegre no RS, pois a programação da madrugada é ao vivo com participação dos ouvintes. Se quiser ouvir gravação, ouço podcast.

    Curtir

  9. Os “cabeças coroadas” das Comunicações estão totalmente Perdidos! A Jovem Pan é a Rádio que virou TV! Mas sem deixar de ser Rádio e começando a ser TV! A Bandeirantes é a Rádio que está se transformando em TV sem imagem! Mas deixando de ser TV e de ser Rádio!!!!
    A Rádio Bandeirantes, senão me engano, por volta de 1954, a foi a PRIMEIRA emissora de São Paulo a ter programação durante a madrugada. Lembro-me que à época as emissoras “encerravam” sua transmissões por volta da 23h00m e só retornavam, às 5/6h00m do dia seguinte!
    Quem diria que quase 70 anos depois a RÁDIO BANDEIRANTES seria a primeira emissora paulista a deixar suas transmissões durante a madrugada!!! SAAD, seu pai deve estar muito satisfeito com você!!! Milton Parron, para que em pouco tempo você tenha matéria não se esqueça de começar a coletar dados para o MEMÓRIA, pois daqui há poucos anos seu programa, embora em outra emissora, terá de deixar os novos ouvintes a par do passado!

    Curtir

  10. Orlando da Silva
    23/07/2023
    Eu era ouvinte do Bandeirantes a Caminho do Sol desde seu Inicio,la atraz e gostava muito desse programa,desde quando Zancopé Simões era Ancora ao Vitor Lupado ate então,principalmente aos Sábados que era,Bandeirantes a Caminho do Sol Musical.
    Primeiro tiraram esse Programa Musica aos Sabados sem comunicar aos ouvintes ou sem uma pesquisa de Sastifação pelo menos,agora do nada e no derrepente tiram do Ar o Bandeirantes a Caminho do Sol da Semana sem dar qualquer Sastifação ao seu público.
    É Simplesmente Lamentavél tomarem atitudes como essa sem qualquer Interação com seus Ouvintes que gostava desse Programa nas Madrugada.

    Curtir

  11. Ouví muito o Bandeirantes a Caminho do Sol com os grandes apresentadores que cativavam os ouvintes, mas ultimamente me dava uma irritação ligar na RB nas madrugadas e ter que aturar o Vitor Lupato falando de Play Center e lanches do Mac Donald ‘s sem nenhuma capacidade de nem se quer patrocínio consegue para o programa. Aí não tem emissora que aguente. Ele poderá até se tornar um grande jornalista, mas no momento dar um programa tão sério assim pra ele comandar seria uma extrema falta de opção profissional não dá.!!!

    Curtir

  12. Concordo plenamente! O rapazinho estava mais preocupado em mostrar suas origens de família da elite do que em ter uma conduta profissional! Na verdade o Bandeirantes a Caminho do Sol tornou-se um programa infanto-juvenil e a diretoria da RB não conseguiu ver isso!

    Curtir

  13. Sou ouvinte da radio Bandeirantes desde que nasci
    Vicente Leporacio, Antônio Carvalho, Hélio Ribeiro, Gilberto Pereira, Dario Arruda etc
    Agora, tiraram Vitor Lupato?
    Me divertia muitoooooooo
    Partiu YouTube 🤷🏾

    Curtir

  14. O programa bandeirante a caminho do sol era muito bom, agora ficou horrível noticias repetitiva em toda programações.

    Curtir

  15. Armando, já vi que vc não entende nada de rádio. As madrugadas da RB ficaram tristes.
    Vc escutar as mesmas notícias várias vezes, falta de direção.

    Curtir

  16. quem deve ter sentido muito a saída do bandeirantes a caminho do sol são os caminhoneiros que datavam um grande audiência

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.