Más notícias no Dia do Radialista

Por Rodney Brocanelli

Não poderia ser pior este 7 de novembro, Dia do Radialista. Duas notícias abalaram o meio. Uma delas foi um corte promovido pelo Grupo Globo que atingiu os veículos impressos (Valor, O Globo e Extra) e a Rádio CBN. Na emissora, as demissões começaram na segunda-feira (06) e um dos profissionais atingidos foi Carlos Andreazza, que apresentava o CBN Rio desde janeiro de 2021.

Nesta terça (07), foram divulgados mais nomes, entre eles o de Juca Kfouri, que estava na CBN há aproximadamente 23 anos. Kfouri permanece no ar até o final desta semana. Ele participa do Jornal da CBN, com entradas diárias, levando ao ouvinte suas análises relacionadas ao mundo esportivo.

Outros colunistas estão também de saída. O site Audiência Carioca informa que  Sérgio Abranches, do ‘Conversa com Política’, e Jorge Lucki, do ‘Momento do Brinde’ já não participam mais da programação.

O corte atingiu a Rádio Globo, que segue operando no Rio de Janeiro. Vitor Lessa, setorista do Fluminense, também foi um dos cortados.

Em nota publicada pelo portal Poder360, a Fenaj (Federação Nacional do Jornalistas) informa que somando os veículos, pelo menos 20 profissionais foram demitidos. “O jornal ‘Valor Econômico’, a Editora Globo (que publica o periódico ‘O Globo’ e revistas mensais) e a CBN estão subordinados a uma mesma direção dentro do Grupo Globo”, diz o texto (leia mais aqui).

A outra má notícia é o fim da Rádio Clube de Pernambuco. Seu sinal (720Khz no AM) será desligado no dia 7 de dezembro. Uma das mais tradicionais do país, a emissora pertence aos Diários Associados. A informação foi divulgada por Wellington Araújo, repórter da equipe esportiva (leia mais aqui).

O dia 7 de novembro é considerado o dia do radialista graças a um lei federal de 2006. A escolha não foi ao acaso. Neste dia, em 1903, nascia Ary Barroso, um dos nomes históricos da história radiofônica.

Um comentário em “Más notícias no Dia do Radialista

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.