Por Rodney Brocanelli
Uma “dança” de frequências poderá acontecer até a metade deste ano. Segundo o jornalista Flávio Ricco (leia aqui), a Rádio Bandeirantes planeja colocar sua programação na frequência dos 107,3Mhz em Frequência Modulada.
Essa frequência, uma concessão educativa, pertence a Fundação Gamaro, responsável pela Faculdade Anhembi Morumbi. Por muitos anos, abrigou a programação da Brasil 2000 FM, que chegou a fazer um certo sucesso atuando dentro do segmento rockeiro. Desde 2011, os 107,3Mhz veiculam a programação da Eldorado FM, ligada ao Grupo Estado, que edita o jornal O Estado de S. Paulo.
Caso a mudança se concretize, não se sabe qual será o destino da Eldorado FM. E mais: também é desconhecido o futuro da frequência dos 90,9Mhz, que transmite a programação da Bandeirantes desde 1999 e pertence a Vip FM.
Com a Bandeirantes deixando os 90,9Mhz, ela poderá perder o público da Baixada Santista. Apesar dessa concessão ser de São Bernardo do Campo, seu sinal chega forte ao litoral.
O Radioamantes apurou que nos bastidores da emissora existe a visão de que apesar de não constar dos resultados da pesquisa oficial de audiência, o volume de ouvintes na baixada é enorme. No entanto, a pesquisa é feita na capital.
Outro fator a ser levado em conta é que sinal dos 107,3Mhz tem um alcance irregular.
A Bandeirantes já opera no FM estendido, ocupando a faixa dos 86,3Mhz.
O Grupo Bandeirantes foi procurado pelo Radioamantes para falar sobre o assunto. Caso ocorra alguma manifestação, ela será registrada neste espaço.
