Nativa FM comemora 21 anos com shows de Bruno & Marrone e Mano Walter

A Rádio Nativa FM 95,3 celebra seu aniversário de 21 anos neste domingo com um mega show no Villa Country, o maior reduto sertanejo da América Latina. A comemoração, capitaneada porBruno & Marrone e Mano Walter, contará ainda com as participações de outros grandes nomes da música: Diego & Victor HugoDay & LaraGabriel DinizEdson & Hudson.

Bruno & Marrone chegam com tudo para tocar seus maiores sucessos de carreira. No repertório da dupla, “Isso Cê Num Conta”, “Enquanto Eu Brindo Cê Chora”, “Dormi na Praça”, “Passou da Conta”, “Juras de Amor”, “Feriado Nacional”, entre outras. “Mesclamos bem o repertório para tocarmos bastante músicas pra cima, para colocar o público pra dançar a todo vapor na pista do Villa”, conta Bruno. 

Mano Walter é o outro artista a subir no palco na mesma noite. O cantor, que chega a impressionante marca de quase 3 milhões de assinantes em seu canal oficial do YouTube, chega com um setlist recheado de clássicos da música popular. “Bode Conselheiro”, “Que Amizade é Essa?”, “Coração de Gelo”, “Para Sempre” e “Coração Maloqueiro” não ficarão de fora.

Mas não é só isso. Diego & Victor Hugo, Day & Lara, Gabriel Diniz, Edson & Hudson farão apresentações entre os shows de Bruno & Marrone e Mano Walter. Eles cantarão seus respectivos atuais singles de carreira. 

Os ingressos já estão à venda. Para adquiri-los basta ir pessoalmente às bilheterias do Villa Country (de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos das 13h às 22h) ou acessar o site www.villacountry.com.br.

Nativa FM

Eli Corrêa homenageia Gil Gomes no Que Saudade de Você; filho fala dos últimos momentos do pai

Por Rodney Brocanelli

Assim como na morte de outro grande nome do rádio que morreu neste ano de 2018, Zé Béttio, o comunicador Eli Corrêa prestou sua homenagem a Gil Gomes, morto ontem (16) dentro do quadro Que Saudade de Você, da Rádio Capital.

Eli fez um histórico sobre a carreira de Gil Gomes no rádio e na tv, contou algumas passagens que teve com o repórter policial  e entrevistou um de seus filhos, Daniel Gil Gomes.

Durante a conversa, Daniel contou como foram os últimos momentos do pai. Disse que ele sempre foi uma pessoa que gostou de viver cercados de amigos, e nessa semana não foi diferente. Gil recebeu colegas do rádio, policiais civis, militares, pessoas ligadas à Portuguesa, seu clube de coração.  Destacou ainda que ele sempre buscou ter autonomia e queria cuidar de si, enquanto tivesse forças.

Daniel informou que Gil Gomes esteve sob os cuidados de uma de suas irmãs, com todo o aparato possível. Aproveitou para desmentir a notícia de que o apresentador fora encontrado inconsciente antes de ser levado para o hospital onde morreu.

Na semana passada, segundo o filho, passou por uma bateria de exames. Entretanto, sem especificar mais detalhes, disse que os médicos informaram à família que não havia mais nada a ser feito, a não ser receber cuidados paliativos.

O estado de saúde de Gil veio se agravando nas últimas horas e seus familiares decidiram levá-lo ao hospital São Paulo. Ele morreu as 08h33 do dia 16 de outubro.

No final da entrevista,  Daniel fez questão de lembrar o atual momento do país, que chamou de tempos difíceis, com pessoas indo umas contra as outras e fez questão de dizer que o pai sempre propagou a paz. “Que as pessoas tenham paz, que elas possam levantar bandeiras, respeitar umas as outras. Há diferenças sim, mas elas são necessárias”.

Ouça abaixo o quadro Que Saudade de Você, em homenagem a Gil Gomes.

gileli

Programa Paixão Lusa relembra a última participação regular de Gil Gomes no rádio

Por Rodney Brocanelli

Gil Gomes foi homenageado nesta terça-feira pelo programa Paixão Lusa, veiculado pela Rádio Trianon. O comunicador era um apaixonadíssimo torcedor da Associação Portuguesa de Desportos, e sempre fez questão de demonstrar isso de forma pública. A ultima atividade de Gil no rádio foi como colunista do programa, no qual entrava de duas a três vezes por semana, fazendo comentários sobre as coisas relacionadas ao atual momento de seu time de coração.

Antonio Quintal, um dos apresentadores do Paixão Lusa, contou que esteve no dia anterior com Gil Gomes, que estava sob os cuidados de Vilma, uma de suas filhas. “Só mesmo um milagre mudaria a ordem das coisas”, disse.  Quintal contou que a participação do comunicador no programa foi uma sugestão de Vital Vieira Curto, que é administrador atual do Museu Histórico da Lusa. A proposta foi aceita e Gil participava às segundas, quartas e sextas, desde dezembro de 2016.

Durante um período, o Paixão Lusa passou a ser veiculado apenas de terça à sexta. Ainda assim, Gil Gomes não interrompeu sua colaboração, falando apenas às quartas e às sextas. Mesmo depois que a atração voltou a ter uma edição às segundas, ele manteve suas entradas nesses dois dias da semana.

O comentário de Gil Gomes era sempre feito ao vivo. No entanto, como sua voz ficava debilitada, consequência da enfermidade que enfrentava, ele deixava de participar do programa. Por sugestão dele próprio, as entradas passariam a ser gravadas, sempre que a saúde permitisse, e assim foi feito. A última participação ocorreu no dia 19 de setembro deste ano.

Quintal aproveitou também para falar do primeiro jogo da Portuguesa que o então menino Gil Gomes foi assistir: Portuguesa 6 x 5 Fluminense, disputado em 18 de dezembro de 1949, partida válida do Torneio Rio-São Paulo de 1950. A Lusa abriu uma vantagem de 5 a 1, mas uma má atuação do goleiro Bolivar, segundo o relato, permitiu que o clube cariosa chegasse à igualdade. Nininho acabou fazendo o gol de desempate, garantindo assim a vitória da Portuguesa. Bolivar foi substituído por Caxambu.

Ouça abaixo a fala de Antonio Quintal sobre Gil Gomes.

gilgomeslusa

 

92 é a terceira rádio FM mais ouvida na Grande Porto Alegre

A mistura de uma programação leve, alto astral e cheia de hits do momento fez com que a rádio 92 entrasse para a rotina dos gaúchos. Com apenas seis meses de lançamento, a mais recente marca de entretenimento do Grupo RBS já ocupa a terceira posição entre as rádios FM mais ouvidas na Grande Porto Alegre, com um crescimento de 9,1% na última pesquisa, referente ao trimestre de julho a setembro. Com uma playlist qualificada e um time de comunicadores bem-humorados, a emissora cresce com força entre o público feminino, jovens adultos de 25 a 29 anos e pessoas em atividade profissional.

–  A aceitação da proposta da 92 pelo público tem sido extraordinária. Os índices de audiência refletem o que escutamos nas ruas e lemos nas redes sociais da rádio e dos nossos comunicadores. É muito bom ver que essa conexão entre os ouvintes e a rádio foi estabelecida de forma tão forte em tão pouco tempo. A diversão, o astral e a programação da 92 suprem uma lacuna importante que havia em nosso mercado, e fico feliz que muitas marcas também estejam fazendo bom uso dessa relação da marca e dos comunicadores com o público – destaca o diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, Marcelo Leite

Aos sábados, durante a primeira edição do programa Top 30, a 92 alcança a marca de 54,1 mil ouvintes por minuto. De segunda a sexta-feira, durante o #TardeMais, são cerca de 49,4 mil ouvintes por minuto. Os horários de sábado à noite são os momentos em que registra a maior audiência entre todas as outras rádios de entretenimento, durante os programas Boteco do Jeiso e o Baile do Dennis.  

–  Desde o início, o ouvinte comprou a ideia de uma rádio que mistura os sucessos do momento com shows e prêmios. Em seis meses, já alcançamos um grande número na audiência, o que significa que estamos obtendo sucesso em nossos resultados e traçando o nosso caminho para a liderança nesse segmento –  ressalta o coordenador de Produto e Programação da 92, Martin TJ. 

FONTE: Kantar IBOPE EasyMedia 4, Grande Porto Alegre, jul-set/2018

Martin TJ apresenta o Top 30_Crédito_Jonatas_Borges

Gil Gomes morre aos 78 anos

Por Marcos Lauro

Pouco menos de dois meses depois da morte de Zé Bettio, o rádio AM perde mais uma de suas grandes figuras. Gil Gomes morreu na madrugada dessa terça-feria (16/10) no hospital São Paulo. Diferente de Zé Bettio, avesso a outras mídias, Gil Gomes migrou para a TV e chegou a assinar colunas em jornais populares além de gravar sua voz marcante na história do dial brasileiro.

Diferente de muitos outros jornalistas policiais, Gil Gomes se preocupava com o lado humano de todos os envolvidos nas histórias que narrava. Enquanto outras vozes se preocupavam em julgar acusados no ar, Gil Gomes contava as histórias de maneira respeitosa, dando vazão a sua verve narrativa. O ouvinte se via nas cenas narradas e na presença dos envolvidos.

Em 2017, tive a honra de entrevistar Gil Gomes para o podcast Rádiofobia, de Leo Lopes. Bom para entender um pouco mais o universo desse incrível narrador. Para ouvir, clique na imagem abaixo.

Transparência sobre pesquisas de audiência poderia ser estendida aos levantamentos sobre rádio

Por Rodney Brocanelli

No último domingo, o Fantástico, da Rede Globo, apresentou uma longa reportagem mostrando como são feitas as pesquisas eleitorais pelo Datafolha e Ibope. A equipe do de repórteres acompanhou parte da rotina dos profissionais contratados pelos institutos. Além disso, o programa dominical trouxe a palavra de Mauro Paulino e Marcia Cavallari, seus respectivos diretores. Salvo engano, essa é a primeira vez que esse tema é abordado de forma tão transparente em um programa de televisão.

O Radioamantes não vai no mérito da exibição específica dessa reportagem, mas vai deixar um outro aspecto para reflexão. Tão polêmica quanto a pesquisa eleitoral é a pesquisa de audiência do rádio, que é feita apenas pelo Ibope Kantar Media, uma empresa que, apesar do nome, já foi do Ibope. O método é quase parecido. Um pesquisador vai às ruas com uma  questão que é mais ou menos assim: “que emissora de rádio você ouviu nas últimas 24 horas?” Com base nas respostas, é feito o ranking de audiência.

Assim como as pesquisas eleitoras, os resultados da pesquisa de rádio também são amplamente contestados. É histórica a briga de seu Tuta, da Rádio Jovem Pan, com o Ibope. Em uma entrevista ao jornalista Anderson Cheni, ele disse que os números apresentados pelo instituto são mentirosos (clique aqui). Outras reclamações do tipo são feitas, só que nos bastidores.

Então, uma vez que o Ibope permitiu que a equipe do Fantástico fizesse uma reportagem tão transparente a respeito das pesquisas de intenção de voto,  o Ibope Kantar Media poderia fazer o mesmo com a pesquisa de rádio.  O próprio Anderson Cheni tentou fazer isso, mas não conseguiu, conforme ele contou em uma entrevista ao Radioamantes no Ar, em setembro de 2013 (ouça aqui).  Como agora os tempos são outros, essa transparência apresentada no Fantástico poderá ser estendida. Evitaria a mesma desconfiança que se tem atualmente com a pesquisa eleitoral.

Veja abaixo a reportagem do Fantástico.

Pesquisa

Amor FM, de Amado Batista, está no ar

Por Rodney Brocanelli

A Amor FM, de propriedade do cantor Amado Batista, já está no ar. A emissora iniciou suas transmissões nos primeiros minutos desta segunda-feira. Ela substitui a Fonte FM, ligada à igreja Fonte da Vida, que operava na frequência dos 103,7Mhz havia aproximadamente 16 anos.

Segundo o jornalista Auvaro Maia, que divulgou essa informação com exclusividade em seu blog, a Amor FM, terá como sede o município de Anápolis. O perfil musical da emissora será variado, com músicas sertanejas, internacionais e populares.

Na estreia, houve um erro técnico e a mensagem gravada por Amado Batista teve de ser veiculada por duas vezes. Ouça abaixo a transição da Fonte FM para a Amor FM. A primeira música executada tinha de ser mesmo do dono. Agradecimentos ao leitor Phablo Oliveira pelo áudio.

Abaixo, é possível ouvir a despedida da Fonte FM, que aconteceu antes das 22h do último domingo. Até que houvesse a transição, a emissora tocou músicas de sua playlist. O locutor Fabiano Souza fez um apelo para que os ouvintes tradicionais da emissora baixassem um aplicativo específico para a programação da agora Fonte Digital. Agradecimentos ao Alex Lekinho pelo registro.

Amor FM

 

Ouça os gols do final de semana

Por Rodney Brocanelli

O Palmeiras bateu o Grêmio pelo placar de 2 a 0 no Pacaembu. Ouça a narração de Oscar Ulisses, da Rádio Globo.

Ouça também a narração de Daniel Oliveira, da Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre.

E ainda, a narração de José Silvério, da Rádio Bandeirantes.

No Beira Rio, o Internacional venceu, de virada o São Paulo pelo placar de 3 a 1. Ouça a narração de Haroldo de Souza, da Rádio Grenal.

Ouça também a narração de Marco Antônio Pereira, da Rádio Bandeirantes de Porto Alegre.

O Vasco venceu o Cruzeiro pelo placar de 2 a 0. Ouça a narração de Oswaldo Reis, da Rádio Super Notícia.

No Pacaembu, o Santos venceu o Corinthians pelo placar de 1 a 0. Ouça a narração de Renato Rainha, da Band News FM.

Ouça também a narração de José Manuel de Barros, da Rádio Jovem Pan.

E ainda, a narração de Davi Oliveira, da Rádio Guarujá.

Teve clássico no Maracanã. O Flamengo venceu o Fluminense pelo placar de 3 a 0. Ouça a narração de José Carlos Araújo, da Super Rádio Tupi.

Ouça também a narração de Luis Magno, da Rádio Guaíba.

Pela série B, o Vila Nova venceu o Boa Esporte pelo placar de 2 a 0 no Serra Dourada. Ouça a narração de Edson Rodrigues, da Rádio Bandeirantes/820.

Ouça o Radioamantes no Ar

Nesta semana, o Radioamantes no Ar trouxe números da audiência do FM na Grande São Paulo. Além disso, o programa abordou a triste situação da Rádio Guarathan, de Santa Maria (RS), que foi fechada pelo seu proprietário, sem qualquer tipo de aviso aos ouvintes e, especialmente, funcionários. E mais: a migração da Super Rádio Piratininga em Guaratinguetá e a entrada da Rádio ABC (Santo André) em Campinas. O Radioamantes no Ar é veiculado todas as sextas, sempre a partir das 09h pela web rádio Showtime (http://showtimeradio.com.br). Com Rodney Brocanelli, João Alckmin e Rogério Alcântara.

showtime2

Jovem Pan compra direitos de transmissão da Copa América 2019

Por Rodney Brocanelli

A Rádio Jovem Pan adquiriu os direitos de transmissão da Copa América de 2019. Uma vez com essa questão definida, o próximo passo será a elaboração do plano comercial para a captação de possíveis anunciantes.  O torneio de futebol envolvendo seleções da América do Sul terá como sede o Brasil. A competição acontecerá entre os dias 14 de junho e 7 de julho. Os jogos acontecerão nas cidades de Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre.

LOGO JP_vermelhoNOVO

CBN lança o filme “Condenações”, criado pela EnergyBBDO, parte de um novo posicionamento batizado de “Plural”

Em 1´50” a rádio CBN chama a atenção para esse momento duro que estamos vivendo intensamente. Em um filme que mistura diferentes tipos de condenações e questões contemporâneas, criado pela EnergyBBDO,  a narrativa faz uma metáfora sobre a polarização que vivemos dentro e fora das redes sociais, onde quem emite opinião, seja qual for, é sumariamente condenado pelos que pensam o oposto.

A mensagem propõe uma dura porém necessária reflexão sobre o ódio, reforçando que a CBN é a favor do diálogo, do saber ouvir, do respeito à diversidade de pensamento e de opiniões, pois reúne muitos pontos de vista em sua programação, podcasts e talk-shows. A rádio que toca notícia assume também a assinatura Plural, que expressa exatamente esse alerta que o filme apresenta. O conteúdo está no ar nas redes sociais da emissora (Facebook e YouTube).

 “Foi um projeto de muitas mãos. A equipe da EnergyBBDO mergulhou fundo e não só entendeu a essência do jornalismo bem como dos profissionais que o praticam. Esse filme, parte de uma campanha maior, capta muito bem um papel importante do jornalismo contemporâneo, o de viabilizar o diálogo por meio da informação crível. Mas é também um manifesto pelo momento em que estamos no mundo todo”, completa Ricardo Gandour, diretor executivo da rede CBN. 

“É uma alegria enorme, em um dos primeiros trabalhos da EnergyBBDO, fazer um projeto longo e profundo de rebranding para a CBN, uma marca que preza pelo jornalismo de qualidade e o diálogo, trazendo uma mensagem tão necessária para o momento”, comentam João Caetano Brasil e Alexandre Pagano, diretores executivos de criação da EnergyBBDO.

Com produção da Delicatessen, direção de Nobre e trilha da Antfood, o filme – que terá também uma versão de 30” – será veiculado nos meios digitais, canais Globosat e Mostra Internacional de Cinema.

Assista ao filme aqui: https://youtu.be/7BNppr9nATE

 

Ficha Técnica:
Agência:
 EnergyBBDO

Anunciante:  Rádio CBN
Título: Condenações 
Diretores executivos de criação: Alexandre Pagano e João Caetano Brasil
Redator: Raphael Quatrocci
Diretor de arte: Yan Esteves
Planejamento: Maria Anita Ferreira, Leandro Peralta e Bruno Araldi
Atendimento: Daniel Baena,  Gisele Pansera e Graziella Gabbay
RTV: Vera Jacinto, Diego Villas Bôas e Adriana Kordon
Midia: Peterson Fernandes, Lucas Pastén e Ana Ligia Premiano
Produtora filme: Delicatessen Filmes
Direção: Nobre
Direção de fotografia: Daniel Belinky
Direção de arte: Fernanda Salloum
Sales: Roberta Reigado, Mari Pinheiro e Thais Previato 
Produção Executiva: Luciana Mattar
Coordenação de produção: Tathiana Pires e Fabiolla Wolf
Coordenação de pós-produção: André Serra
Finalização: .PST
Finalizador: Rafael Bozzi
Montador: Rodolpho Ponzio
Assistente de coordenação: Danilo Ferreira
Assistente de ilha: Henrique Freitas
Color: Bleach
Motion: Pedro Gebara 
Composição: Ailton Piui e Cadu Luca
Produtora de som: Antfood
Maestro: Lou Schmidt
Atendimento produtora de som: Christiane Raquel e Renato Castro
Aprovação cliente: Ricardo Gandour e Giovanna Fraga

Veja abaixo o filme

 

campanha cbn

Gaúcha Sports Bar proporciona experiência da rádio em Santa Maria

O bar que une jornalismo, diversão e esporte segue seu roteiro de viagem por cidades do Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (10), o Gaúcha Sports Bar, iniciativa que proporciona momentos de interação e aproximação do público com a rádio, inicia uma temporada em Santa Maria. Até o dia 6 de dezembro, o Biroska Chopperia e Petiscaria (Av. Presidente Vargas, 2050) estará com decorações e peças visuais semelhantes ao bar da Gaúcha em Porto Alegre, com transmissões dos jogos de futebol e programas ao vivo ao lado dos comunicadores da RBS 

A primeira cidade a receber o Gaúcha Sports Bar neste roteiro itinerante foi Caxias do Sul, onde o bar permaneceu aberto durante os meses de agosto e setembro. Em Santa Maria, o lançamento oficial acontece na terça-feira (16), com transmissão ao vivo do Hoje nos Esportes e o Show dos Esportes, programas apresentados pelo jornalista Luciano Périco. Durante o Show dos Esportes acontece o Entre Amigos, um bate-papo descontraído com personalidades locais que aumenta a interatividade do espaço. Antes do dia de inauguração, o bar estará aberto ao público, funcionando de segunda a sábado, das 11h30 até 1h e, aos domingos, das 18h às 0h.  

Para o público experimentar o clima da rádio, a Gaúcha preparou uma programação especial para estes dois meses, proporcionando momentos de lazer aos apaixonados por esporte. O Gaúcha Sports Bar é uma parceria entre o Grupo RBS e a Tornak Participações e Investimentos. As viagens pelas cidades do RS são patrocinadas pela Schin. A próxima parada será em Pelotas, durante os meses de janeiro e fevereiro. 

Confira abaixo o cronograma da programação em Santa Maria:  

10/10 – Abertura ao público  

16/10 – Hoje nos esportes com Entre Amigos + Evento de lançamento  

18/10 – Programa local (Chamada Geral) 

26/10 – Programa local (Chamada Geral) 

29/10 – Sala de redação  

31/10 – Programa especial local  

01/11 – Programa local (Chamada Geral) 

05/11 – Hoje nos esportes e Entre Amigos  

08/11 – Programa local (Chamada Geral) 

13/11 – Sala de redação  

20/11 – Hoje nos esportes e Entre Amigos  

22/11 – Programa local (Chamada Geral) 

27/11 – Programa especial local  

29/11 – Programa local (Chamada Geral) 

6/12 – Hoje nos esportes e Entre Amigos 

Gaúcha-Sports-Bar-Santa-Maria_Crédito_Antonio_Valiente

Bolsonaro diz à Rádio Bandeirantes que segundo turno contra Haddad será disputa do “bem contra o mal”

Jair Bolsonaro afirma que o segundo turno contra Fernando Haddad será uma disputa do “bem contra o mal”. O candidato do PSL falou hoje à Rádio Bandeirantes – foi a primeira entrevista exclusiva depois do primeiro turno. Segundo ele, uma eventual vitória do PT representaria o fim da Lava Jato e a liberdade do ex-presidente Lula. A entrevista completa pode ser ouvida no site da emissora.

Embora se coloque como o lado “do bem” no segundo turno, se for eleito, Bolsonaro promete fazer um governo de união. Para o candidato do PSL à Presidência da República, quando estava no Planalto, o PT adotou políticas que dividiram o país.

Na entrevista à Rádio Bandeirantes, Jair Bolsonaro disse ainda que não terá um contato tão próximo com os eleitores no segundo turno. Ele explicou que as duas cirurgias a que foi submetido depois da facada em Juiz de Fora ainda limitam a exposição física.

Com relação aos debates, o candidato afirmou que pretende participar, mas espera a liberação dos médicos. Com mais de 49 milhões de votos no primeiro turno, Bolsonaro diz já ter ao lado dele 51 deputados federais eleitos ontem.

Se ganhar o segundo turno, Bolsonaro espera contar com esse apoio para aprovar mudanças como a redução da maioridade penal.

 Jair Bolsonaro admite ter pedido uma postura mais cuidadosa a Paulo Guedes e ao general Hamilton Mourão. O assessor econômico e o candidato a vice foram orientados a evitar declarações que possam prejudicar a campanha.

Eleito presidente, Jair Bolsonaro disse que vai trabalhar pela recuperação da credibilidade do Brasil no cenário externo.

Outra medida que o candidato do PSL anunciou na entrevista à Rádio Bandeirantes foi a redução drástica do número de ministérios.

O presidenciável foi entrevistado pelos jornalistas José Paulo de Andrade, Salomão Esper, Rafael Colombo, Pedro Campos e Eduardo Oinegue na edição desta segunda-feira do “Jornal Gente”.

Logo_RB_Cor

Ouça os gols da semana

 

Por Rodney Brocanelli

Deu Palmeiras no clássico paulista. 2 a 0 sobre o São Paulo. Ouça a narração de Oscar Ulisses, da Rádio Globo.

Grêmio e Bahia empataram pelo placar de 2 a 2. Ouça a narração de Daniel Oliveira, da Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre.

A Chapecoense venceu o Atlético-MG, em casa, pelo placar de 1 a 0. Ouça a narração de Rafael Henzel, da Rádio Oeste Capital.

O Atlético-PR venceu o América-MG pelo placar de 4 a 0. Ouça a narração de Edilson de Souza, da CBN Curitiba.

O Corinthians recebeu o Flamengo em casa e perdeu pelo placar de 3 a 0. Ouça a narração de Luiz Penido, da Rádio Globo.

No Barradão, outro triunfo do visitante. Santos 1 x 0 Vitória.. Ouça a narração de Silvio Mendes, da Rádio Metrópole.

Na luta para fugir das últimas colocações, o Sport venceu o Internacional de virada, pelo placar de 2 a 1. Ouça a narração de Aroldo Costa, da Rádio Jornal.

Ouça também a narração de Orestes de Andrade, da Rádio Guaíba.

Pela Libertadores, Cruzeiro e Boca Juniors ficaram no empate: 1 a 1. Ouça a narração de Oswaldo Reis, da Rádio Super Notícia.

O Palmeiras venceu o Colo Colo pelo placar de 2 a 0. Ouça a narração de Leandro Bollis, da 105 FM.

O Grêmio não tomou conhecimento do Atlético Tucumán em sua arena: 4 a 0. Ouça a narração de Haroldo de Souza, da Rádio Grenal.

Paraná e Vasco empataram pelo placar de 1 a 1 na “versão brasileira” do Monday Night Football. Ouça a narração de Edson Mauro, da Rádio Globo.

Declarações de Juninho Pernambucano sobre setoristas pecam pela generalização e preguiça

Por Rodney Brocanelli

” Fui censurado na Globo por denunciar que tinha setorista vendido, que se envolve com sacanagem. É o setorista que pauta o noticiário, porque cobre de perto os jogos e treinamentos. Quando ele se prostitui, fode o ambiente no clube”. 

As declarações acima estão registradas na entrevista do ex-jogador Juninho Pernambucano à versão regional do El País (clique aqui). Segundo o site, foi a primeira vez que ele falou desde sua tumultuada saída da Rede Globo. As declarações de Juninho foram bastante elogiadas nas redes sociais (e concordo com ele em muitos pontos), mas não dá para deixar de apontar alguns defeitos.

Em uma das declarações mais fortes, a que abre este post, Juninho infelizmente cai no pecado da generalização ao falar dos setoristas.

Antes de seguir, é bom explicar o que significa essa palavra. No jornalismo, ela designa o profissional que faz uma cobertura extensiva e com dedicação exclusiva de um determinado assunto ou local. Na política, por exemplo, temos os setoristas do Palácio do Planalto, que cobrem o dia-a-dia do presidente da República.

Na cobertura do futebol, temos os setoristas que ficam lotados nos clubes, com a responsabilidade de trazer as informações daquilo que acontece de forma pública (treinos, entrevistas coletivas, etc) e bastidores. No rádio, foco deste blog, essa prática de destacar setoristas é bastante comum.  Sites e jornais também se utilizam deste tipo de recurso.

“Setoristas vendidos”, disse Juninho. Só que faltou a ele apontar nomes e situações. Ao não ser transparente, além de generalizar, o ex-atleta também comete outro pecado comum a muitos jornalistas: a preguiça. Além das declarações,  evidências de que ocorrem relações promíscuas deveriam ser apresentadas. Fazendo isso, sua contribuição seria muito maior.

O jornalismo, assim como em outras atividades, não é uma ilha de excelência. Ele tem problemas graves que poderiam ser evidenciados e, quem sabe, resolvidos, se  declarações como as de Juninho fossem mais consistentes.

A versão nacional do El País poderia também contribuir mais e melhor para o desenvolvimento do assunto, se o contraponto fosse feito de forma incisiva e educada. O veículo acabou se transformando em palco para uma acusação grave, mas vazia, uma vez que generalizada.

Juninho Pernambucano