Por Rodney Brocanelli
Um dos grandes nomes da história do rádio riograndense, Armindo Antônio Ranzolin comemora hoje 80 anos de vida. Em sua carreira, ele esteve empunhando dois microfones de peso da região: Guaíba e Gaúcha. Ranzolin nasceu em Caixas do Sul, mas seu mudou ainda criança para Lages (SC). Nessa cidade, ele passou a dar seus primeiros passos como jornalista no ano de 1956 e logo ocupou a função de narrador esportivo da Rádio Diário da Manhã. Em 1959, já em Porto Alegre, teve uma breve passagem pela Rádio Guaíba. Pouco depois, se transferiu para a Difusora (hoje Bandeirantes). No ano de 1964, acabou deixando a emissora devido a questões relacionadas ao golpe militar. Foi para a Rádio Farroupilha e, em seguida, voltou para a Guaíba, onde ficou até 1984. Neste ano, ele foi contratado pela Gaúcha e por lá permaneceu até encerrar a carreira, em 2006. Ocupou a função de narrador esportivo e diretor da emissora.
Em uma palestra na Ulbra, Ranzolin falou como ele administrava a questão das narrações de partidas da dupla Grenal. Ele disse que sempre procurava fazer a festa do vencedor, até por, segundo ele, o torcedor do time derrotado sempre desligava o rádio antes do fim de jogo. Uma curiosidade: ele se declara torcedor de Vasco e de Palmeiras.
Ouça abaixo os gols de Renato Gaúcho na espetacular vitória do Grêmio sobre o Hamburgo, na final do Mundial Interclubes de 1983. Ranzolin estava na Guaíba nesta ocasião
Ouça abaixo os gols do Internacional, na semifinal do campeonato brasileiro de 1989. Na ocasição, o Colocado bateu o Grêmio pelo placar de 2 a 1. Esta narração de Ranzolin foi pela Gaúcha.

Sempre acompanhei esse cara pra mim não tem e nunca vai ter um narrador como Ranzolin
CurtirCurtido por 1 pessoa
O melhor de todos sem comparação.Saudades.
CurtirCurtir
O maior narrador esportivo de rádio que acompanhei até hoje, me lembro dele ainda menino, nas narrações dos jogos do Internacional em 1975 e 1976 quando o Inter mandava no regional e brasileirão. Coisas como, Lá vai o internacional, Manga Cláudio, Figueroa, Marinho e Vacaria; Caçapava, Falção e Batista; Valdomiro, Dario e Lula, quando entrava em campo. Atenção, escanteio cobrado, entrou Figueroa de cabeça, Goooooooool do Internacional, o capitão Elis Figueroa de cabeça cumprimentou Raul, agora o Beira-Rio é um mar vermelho……..Narração do gol de Figueroa, no primeiro título brasileiro do Inter em 75.
CurtirCurtir
Pra mim, so perdia pro pedro pereira, olha ate hoje ainda tenho duvidas….
CurtirCurtir
O Ranzolin é gremista, mas fingia que era neutro…
CurtirCurtir