Por Rodney Brocanelli
A Rádio Capital segue como a emissora de Amplitude Modulada mais ouvida na grande São Paulo. No trimestre correspondente a agosto e outubro, ela teve uma queda nos seus números, em comparação ao trimestre anterior (julho a setembro). No entanto, ela consegue segurar a primeira colocação no ranking de audiência, posição essa que sustenta desde julho de 2017.
Outro dado importante desse levantamento é que a Rádio Jovem Pan está ocupando o segundo lugar. Desde a pesquisa correspondente ao trimestre correspondente entre junho e agosto que a emissora da Av. Paulista vem se mantendo como a segunda emissora mais escutada no AM, sem grande variação nos seus números.
Por sua vez, a Rádio Globo se estabilizou na terceira colocação. Desde que mudou o perfil de sua programação, a emissora perdeu a ponta da tabela, como já dissemos aqui. Ela passou a figurar na segunda colocação, mas desde o trimestre junho e agosto que a emissora trocou de posição com a Rádio Jovem Pan. Vale dizer que a Globo não desativou sua frequência em AM (1100Khz) aqui em São Paulo e, pelo jeito, não há planos de fazê-lo no curto e médio prazo.
A Rádio Bandeirantes aparece com a quarta emissora no ranking do AM na Grande São Paulo, mas observando uma queda em seus números desde o trimestre correspondente entre junho e agosto. Isso pode ser reflexo da dificuldades em sintonizar os 840Khz. Volta e meia, alguns leitores do Radioamantes se manifestam reclamando da irregularidade do sinal da Bandeirantes em AM.
Também estão em queda nos seus números a Rádio Record (quinta colocada). A Record tem uma programação musical com comunicadores cuja divulgação é zero.
O blog Radioamantes teve acesso aos números das cinco melhores da audiência do FM na Grande São Paulo correspondentes aos trimestres junho-agosto, julho-setembro e agosto-outubro.
