Rádios brasileiras investem na transmissão do futebol europeu; outras seguem na trilha da saudade

Por Rodney Brocanelli

Aos poucos, o rádio esportivo brasileiro vai voltando ao normal com a retomada das competições de futebol na Europa. Neste final de semana, emissoras como Guaíba e Jovem Pan investiram forte na transmissão de partida do campeonato espanhol. Neste sábado (13), ambas se dedicaram à cobertura de Mallorca x Barcelona.

No domingo (14), as atenções estarão voltadas ao confronto entre Real Madrid x Eibar. Guaíba também transmite, além da Rádio Bandeirantes, com a narração de Ulisses Costa. Aliás, neste sábado, a emissora do Morumbi levou presenteou seus ouvintes com a transmissão de Napoli x Internazionale, válida pela final da Copa da Itália.

O fuso horário colabora para que esses jogos entrem no ar bem na hora em que tradicionalmente são veiculadas as partidas do futebol brasileiro. O pontapé inicial da partida do Barcelona ocorreu às 17h. Por sua vez, o jogo do Real Madrid começará as 14h30, horário em que muitas emissoras já estão no ar com seus respectivos programas pré-jogo.

Esse retorno das transmissões, começou com a respectiva volta do campeonato alemão de futebol. Até mesmo a Rádio Grenal, de Porto Alegre, voltada exclusivamente para a cobertura das coisas de Grêmio e Internacional, passou a acompanhar os jogos dessa liga, que é uma das mais importantes do continente europeu.

Enquanto o futebol doméstico não retoma a sua rotina de competições, o futebol internacional é uma saída para que as emissoras de rádio consigam honrar seus compromissos publicitários. Para quem não sabe, as cotas de patrocínio das jornadas esportivas são comercializadas para o ano todo, e as marcas são divulgadas seja nos textos-foguete lidos pelos narradores ou nas inserções que vão ao ar no pré-jogo e intervalo. Algumas estações conseguem vender cotas exclusivas para os programas pós-jogo, tradição iniciada pelo Terceiro Tempo, comandado por Milton Neves.

Enquanto algumas emissoras investem no futebol europeu, outras seguem dedicando-se a veicular jogos históricos de futebol, com narração atualizada (aliás, como definir isso em uma ou duas palavras?).

A Rádio Gaúcha procurou reforçar seu pacote de retransmissões intitulado Saudade no Esporte. As suas noites de quarta-feira e as tardes de domingo serão preenchidas com algumas das principais decisões envolvendo Grêmio e Inter. Amanhã (14), a torcida tricolor poderá ouvir o jogo de volta da final da Copa Libertadores 1995, que colocou frente a frente Atlético Nacional × Grêmio. A narração será de Pedro Ernesto Denardin. Na última quarta, a Gaúcha colocou no ar o jogo de ida dessa competição na última quarta.

O Saudade no Esporte está previsto para ir ao ar até o começo de julho. O calendário de jogos está definido:

17/6 – Chivas 1×2 Inter (final da Libertadores de 2010 – ida)
21/6 – Inter 3×2 Chivas (final da Libertadores de 2010 – volta)
24/6 – Grêmio 1×0 Lanús (final da Libertadores de 2017 – ida)
28/6 – Lanús 1×2 Grêmio (final da Libertadores de 2017 – volta)
1º/7 – Estudiantes 0×1 Inter (final da Sul-Americana de 2008 – ida)
5/7 – Inter 1×1 Estudiantes (final da Sul-Americana de 2008 – volta)

A Rádio Globo também vai entrar na onda da saudade, neste domingo, a partir das 16h. Seu site (https://radioglobo.globo.com/) vai ser um espaço para que as torcidas de Flamengo e Corinthians revivam grandes conquistas. Os rubro-negros poderão acompanhar a final da Libertadores de 2019, contra o River Plate. A Fiel vai ter acesso a uma lembrança mais remota: a partida contra a Ponte Preta, que decidiu o campeonato paulista de 1977.

futebol

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.