Por Rodney Brocanelli
Talvez poucos se lembrem, mas Cristiano Silva, hoje apresentador e repórter da Rádio Guaíba, de Porto Alegre, já apareceu com grande destaque na tela da Globo, mais precisamente no Lar Doce Lar, apresentado dentro do programa Caldeirão do Huck. Para quem não sabe, a finalidade desse quadro é promover uma reforma completa na casa de quem participa dele. A mãe de Cristiano, Dona Luzia, foi escolhida para ser a protagonista de uma de suas edições, a partir de uma carta escrita por uma de suas filhas, que também se chama Luiza.
No entanto, conforme as regras da atração, para conseguir a reforma, todos os integrantes da família tem que participar de uma espécie de gincana bolada pela produção do programa. E Cristiano não ficou de fora.
Em uma entrevista ao canal do jornalista Darci Filho, veiculada em agosto do ano passado, Cristiano relembrou dessa história. No Natal de 2006, família reunida na casa da mãe, ele resolve fazer um discurso, depois de uns champagnes a mais, prometendo uma reforma, mais do que necessária. A questão é que não havia dinheiro para isso. “Eu não tinha dinheiro nem para reformar o banheiro, que dirá a casa toda. Mas é discurso de Natal, tá valendo”, contou.
Nessa confraternização, Cristiano percebeu que sua irmã Luzia, quem tem o mesmo nome da mãe, vale lembrar, estava tirando fotos e mais fotos da casa. Isso chamou a sua atenção, uma vez que não eram os tradicionais registros familiares característicos dessas reuniões.
No ano seguinte, próximo do dia das mães, em maio, o jornalista combinou de passar na casa da mãe e leva-la para comprar um presente. Chegando lá, é avisado por Dona Luzia que ela não poderia sair. “A tua irmã disse que vem gente importante ver a casa”, explicou. Detalhe: Cristiano estava de bota e bombacha, vestimentas típicas do Rio Grande do Sul. Pouco depois, tocam a campanha, ele vai atender e vê duas vans estacionadas e com equipes de tevê filmando tudo.
A irmã de Cristiano, que estava com eles explica: “Esse pessoal é do Lar Doce Lar, do Caldeirão do Huck, eles estão filmando tudo e vamos participar”. Na época, trabalhando na Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre, o jornalista se viu em um dilema, resolvido rapidamente: “Das duas uma: ou os caras não reformam a casa ou eu ficaria desempregado. Não tive dúvidas, eu pediria demissão na hora”, afirmou.
Cristiano chamou a atenção da produção durante essa primeira visita. Ele até tentou se esquivar, dizendo que não morava naquela casa, mas logo descobriu o motivo: a forma como estava vestido no dia. “É o case ideal: Rio Grande do Sul. Um maluco de bota e bombacha. Na cidade. É isso que eles queriam”, afirmou.
Em agosto, Luciano Huck desembarca na cidade para as gravações do Lar Doce Lar na casa da mãe de Cristiano. Ele estava cumprindo mais um dia de expediente normal na Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre, quando seu telefone tocou e ficou sabendo da movimentação. O repórter parou tudo o que estava fazendo e falou com seu superior: “O negócio é o seguinte: eu recebi uma ligação do Luciano Huck, ele tá no quarto da minha mãe, com a minha mãe e estou indo pra casa dela agora. Eu estou no Lar Doce Lar. Se vocês quiserem me demitir, façam agora, eu passo no RH e assino tudo, porque essa boca aí eu não vou perder”.
Em resumo, a participação da família de Cristiano foi bem sucedida (veja abaixo). Eles tomaram parte de uma prova organizada no pedalinho da Redenção, um dos parques mais tradicionais de Porto Alegre. Com isso, ganharam o direto de reforma prometida pelo programa. “Eles baixaram a casa e fizeram uma nova, móveis da Tok Stok. Eu para mim, foi um milagre. Se o pessoal não acredita em milagre, eu sou testemunha. Isso que aconteceu foi um milagre”, afirmou o jornalista.
Aproximadamente 15 anos depois, Dona Luzia, segue morando na casa reformada com outra de suas filhas, chamada Joana. A que escreveu a carta, (também Luiza, vale repetir), hoje mora em Florianópolis. “Claro que teve alguns consertos, mas ela é a mesma casa”, disse Cristiano.
Veja abaixo a entrevista de Cristiano Silva concedida ao colega Darci Filho.
Veja abaixo a participação da família de Cristiano Silva no Lar Doce Lar. São duas partes.