Rádio Nacional reformula programação vespertina no Rio e Maranhão

As atrações da programação vespertina da Rádio Nacional no Rio de Janeiro e no Maranhão entram no ar com novos formatos. A proposta é valorizar os conteúdos regionais nas duas praças com a versão local do Tarde Nacional, de segunda a sexta, entre 15h e 17h. Em seguida, o destaque é o programa É Tudo Brasil, transmitido em rede, de 17h às 18h.

A emissora pública já apresenta o Tarde Nacional na mesma hora e formato na programação local em Brasília, na Amazônia e em Tabatinga, este como Tarde Nacional Cabocla. Desde 19 de fevereiro, a Cidade Maravilhosa tem o seu Tarde Nacional Rio de Janeiro. O Tarde Nacional São Luís estreia nesta segunda, dia 19 de março.

De acordo com Thiago Regotto, gerente-executivo de Rádios da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que faz a gestão da Rádio Nacional, a ideia é levar o formato para a programação vespertina da emissora em São Paulo ainda neste ano.

Na capital carioca, o programa é conduzido pela dupla Gláucia Araújo e Cirilo Reis. Já em São Luís, César Roberto vai comandar a versão do Tarde Nacional no Maranhão. Já o tradicional bate-papo do É Tudo Brasil, programa diário em rede, está aos cuidados de Luciana Valle, direto do Rio de Janeiro.

Tarde Nacional Rio de Janeiro

Há quase um mês no ar, a dupla Gláucia Araújo e Cirilo Reis apresenta o Tarde Nacional para o carioca em clima descontraído. “O programa é uma opção para o ouvinte que busca informações leves numa linguagem mais alegre”, conta Cirilo Reis sobre o tom da locução da parceria nas ondas da emissora.

Eclética, a produção aborda temas culturais diversos como teatro, lançamento de livros, exposição e shows. Gláucia Araújo explica que o papo também trata de assuntos do cotidiano como saúde e questões de interesse público. “O Tarde Nacional prioriza as coisas do Rio de Janeiro. A gente quer ver se cria o hábito de fazer sempre música ao vivo no estúdio para uma galera mais nova mostrar seu trabalho”, diz.

A atração leva ao ar três quadros semanais, por volta das 16h15. O primeiro, às segundas, com o título Causos do Confete, recebe o veterano radialista Rubem Confete que destaca histórias do samba numa conversa sobre grandes astros do gênero com Cirilo Reis.

Já às quintas, no TBT do Cirilão, o apresentador recorda algum artista que teve grande sucesso na carreira e segue sua trajetória artística sem tanto espaço na grande mídia. Às sextas, no quadro Joana de Todos os Cantos, a jornalista Joana Côrtes traz o panorama de todo o Brasil, direto de São Paulo, para dentro do Rio de Janeiro.

Tarde Nacional São Luís

O programa Tarde Nacional São Luís entra no ar na capital maranhense nesta segunda (19), às 15h, na apresentação do radialista Cesar Roberto. “Sinto-me honrado em fazer parte dessa maravilhosa equipe Nacional. Sempre fui porta-voz da música do Maranhão, agora com a nobre missão de incluí-la na nossa programação”, comemora.

O profissional está animado com a novidade. “Estou muito feliz por essa oportunidade de mostrar os nossos artistas, ritmos, folclore, poesia e tradições culturais maranhenses. Será uma grande festa recheada por um turbilhão de canções, toadas, poemas, não apenas da Atenas brasileira, mas de todo o Brasil”, revela o comunicador que diz estar com o coração na voz para embalar os ouvintes.

É Tudo Brasil

A apresentadora Luciana Valle ressalta a natureza ampla do repertório musical selecionado para o É Tudo Brasil, no ar em rede, para todo o país, de segunda a sexta, sempre de 17h às 18h. “É uma janela de tudo o que se tem na produção nacional. O programa abre espaço para o som que não chega aos ouvintes acostumados a segmentação de uma região que polariza muito a produção musical”, aponta.

“O É Tudo Brasil valoriza compositores e cantores de todas as partes do país. O Brasil se descobre no programa ouvindo novos artistas”, avalia a jornalista, que também apresenta o programa semanal Ponto do Samba, aos sábados, às 13h, e aos domingos, às 11h, no Rio de Janeiro.

A profissional salienta a função do rádio e a importância da comunicação pública. “A gente traz os veteranos que inspiram novas gerações da música que, por sua vez, também precisam desse espaço. O rádio tem papel fundamental na difusão desses artistas novos de todas linguagens, gêneros e cantos do país. O programa é esse mosaico”, define Luciana Valle.

Serviço
– Tarde Nacional Rio de Janeiro, de segunda a sexta, de 15h às 17h, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro
– Tarde Nacional São Luís, de segunda a sexta, de 15h às 17h, na Rádio Nacional de São Luís
– É Tudo Brasil, de segunda a sexta, de 17h às 18h, na Rádio Nacional, em rede, para todo o país

Rádio Nacional na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr
Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv
YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr
Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr
Twitter: https://twitter.com/radionacionalbr

WhatsApp Nacional
– Rádio Nacional FM: (61) 99989-1201
– Rádio Nacional AM: (61) 99674-1536
– Rádio Nacional da Amazônia: (61) 99674-1568
– Rádio Nacional do Rio de Janeiro: (21) 97119-9966

Saiba como sintonizar a Rádio Nacional
Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
São Paulo: FM 87,1 MHz
Recife: FM 87,1 MHz
São Luís: FM 93,7 MHz
Amazônia: 11.780KHz e 6.180KHz OC
Alto Solimões: FM 96,1 MHz

Celular – App Rádios EBC para Android iOS

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.