Morre o narrador esportivo Marco Antonio Pereira

Por Rodney Brocanelli

Morreu neste domingo (17) o narrador esportivo Marco Antonio Pereira. Ele estava se recuperando em casa de um infarto acontecido no último dia 4 de março. Na ocasião, ele foi internado em um hospital privado. Chegou-se até a levantar a uma vaquinha para cobrir as despesas neste primeiro momento. Após a ação de amigos, ele acabou transferido para o Hospital Geral de Novo Hamburgo, onde fez um cateterismo. Ainda não foram divulgadas informações sobre velório e enterro. Ele tinha 67 anos.

Nascido em São Leopoldo, ele começou sua carreira no rádio em Novo Hamburgo, na Rádio Progresso. Posteriormente, trabalhou nas quatro principais emissoras de Porto Alegre que cobrem futebol: Guaíba (duas passagens). Gaúcha (duas passagens), Bandeirantes (três passagens – uma delas quando o nome ainda era Difusora) e Grenal.

Na Guaíba, integrou a equipe que fez a cobertura da Copa de 1990, na Itália. Ao lado de Wianey Carlet e Edegar Schimidt ele aparece no filme oficial da competição bem na parte onde é abordada a desclassificação do Brasil na partida contra a Alemanha.

Já na Gaúcha, narrou três finais seguidas de Copa:2006 (Alemanha), vencida pela Itália 2010 (África do Sul), com a Espanha campeã e a de 2014 (Brasil), com a Alemanha levantando o caneco.

E na Bandeirantes, outra marca importante em sua carreira: ele transmitiu ao lado do comentarista Claudio Duarte para todas as emissoras da rede a partida entre Uruguai x Arábia Saudita, vencida pelos uruguaios por 1 a 0 (gol de Suárez).

Após deixar a Bandeirantes, ele passou a fazer parte de projetos na internet, como no Canal do Baldasso e no 1903Play, este dedicado ao Grêmio. Nesta oportunidade, Marcão, abriu seu time de coração.

Vamos relembrar alguns momentos de Marco Antonio Pereira no rádio.

O gol de Caniggia, que desclassificou o Brasil na Copa de 1990

Um registro da final da Copa de 2006, na Alemanha

A narração da final da Copa de 2014, na Gaúcha

Em 2018, ele narrou em rede nacional Uruguai x Arábia Saudita pela Bandeirantes

Uma das estreias de Marco Antonio Pereira, em fevereiro de 2018, na Bandeirantes foi na transmissão de Internacional 3 x 1 Juventude, válida pelo campeonato gaúcho. Numa triste coincidência, ele morreu às vésperas de um confronto reunindo as duas equipes, válido pela semifinal do campeonato gaúcho de 2024.

Uma vitória do Grêmio sobre o Palmeiras, em 1990. Áudio da Rádio Guaíba

O registro do título do Novo Hamburgo em 2017, na Rádio Guaíba

Uma entrevista para o programa A Voz da Guaíba, comandado por Franklin Berwig

A morte de Marco Antonio Pereira foi anunciada por Carlos Guimarães no Posse de Bola, da Rádio Guaíba.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.