Por Rodney Brocanelli
Um dos grandes nomes da narração esportiva, Alexandre Santos Chegou à Rádio Bandeirantes em 1958. Começou como plantão esportivo e apresentador. Com a inauguração da TV Bandeirantes, migrou para o novo veículo lá consolidou sua carreira, ao longo dos anos, passando a narrar jogos de futebol e boxe (ele transmitiu a histórica derrota de Mike Tyson para James Buster Douglas).
Ainda na tevê, também criou apresentou programas, sendo que um deles caiu no gosto do público: Gol, o Grande Momento do Futebol, que mostrava gols históricos do futebol brasileiro, aproveitando o bom arquivo de imagens da Bandeirantes.
Paralelo ao sucesso na televisão, Alexandre Santos seguiu atuando na Rádio Bandeirantes, entre os anos de 1970 até o começo da década de 1980. Ele desempenhou uma função muito curiosa que era a do “locutor de abertura”. Durante as jornadas esportivas de domingo, ele comandava o programa pré-jogo diretamente do estádio, até que chegasse o momento para que Fiori Gigliotti assumisse o microfone e narrasse a partida propriamente dita.
Além disso, Alexandre também narrava jogos inteiros pela rádio. Um caso raro de profissional que se deu bem em dois veículos tão distintos. Vamos destacar aqui o registro de um dos gols da vitória do São Paulo (marcado por Marinho Chagas) sobre a Ferroviária em partida válida pelo campeonato paulista de 1982. O tricolor venceu esse jogo pelo placar de 4 a 1.
Uau, que legal ver aqui falando desse maior plantonista que dava maior emoção de ouvir aos domingos antes dos jogos de futebol, e como era bom ver ele narrando também o boxe, tanto que narrou a maior zebra de todos os do peso pesado entre o Mike Tyson x James Douglas e também foi narrador em vários esportes amadores e profissionais, portanto veio depois deles muitos outros bons, por inspiração dele, vide o Milton Neves, Wanderley Nogueira, Eboli, e outros então por isso eu sempre enalteço o que eu vivi sendo ele fazendo aquilo na Rádio Bandeirantes antes de entregar aquela equipe que tinha o Ícone dos narradores o Fiori Gigliotti, Mauro Pinheiro, Flavio Araújo, Ligeirinho, Maltoni, Eli Coimbra, Roberto Silva, Juarez Soares o China, Zanforllin,Silvio Luiz, e muitos outros, então vida Longa sempre pro Ícone do rádio Alexandre Santos.
CurtirCurtir