Por Rodney Brocanelli
A Rádio Bandeirantes efetivou nesta última sexta, 1º de outubro, a sua mudança de dial no AM do Rio de Janeiro. Ela migrou dos 1360Khz para os 860Khz. Essa alteração já estava prevista desde setembro de 2020 e já vinha sendo comentada em espaços de discussões para radialistas na Internet. A emissora ganha em termos técnicos com essa migração. Seu sinal poderá chegar bem mais longe, ultrapassando até as fronteiras do estado do Rio.
Os 860Khz pertenceram ao antigo Sistema Globo de Rádio, que colocou no ar, em fases distintas, duas emissoras históricas: a Mundal e a CBN (a partir de 1993). Como não houve interesse em ficar com as frequências do AM (a outra era a da Rádio Globo), e o grupo já tem dois canais próprios em FM, decidiu-se pela devolução à União, em 2018.
Por sua vez, a Bandeirantes está prestes a abrir mão de uma frequência histórica no Rio. Ela abrigou a Rádio Guanabara, que, na época áurea do rádio, ganhou relevância por sua cobertura do futebol, contando em diferentes momentos com nomes históricos da crônica esportiva como Doalcei Camargo, João Saldanha, Mario Vianna, Oduvaldo Cozzi, entre outros.
Atualmente, a emisora parece que está deixada de lado. Grande parte de sua programação é tercerizada. Não há nem mesmo um simples investimento para que seu sinal seja veiculado na Internet por intermédio de um site oficial. Inexistem perfis também oficiais nas principais redes sociais, como Facebook e Twitter. Espera-se que essa alteração no dial possa significar um novo tempo para a Rádio Bandeirantes, do Rio de Janeiro.
Ouça abaixo o anúncio oficial da ida da Bandeirantes para os 860Khz dentro do programa Reclamar Adianta, um dos destaques da atual grade de programação (e que veicula seu programa no YouTube por conta própria).
ATUALIZAÇÃO (10/10 – 19h50) – No dia em que publicamos este post, deixamos aqui o vídeo da edição do dia 01/10/2021 do Reclamar Adianta, transmitido pelo canal oficial do programa. Nele, destacamos o trecho em que é anunciada a migração da Rádio Bandeirantes para os 860Khz. Inexplicavelmente, dias depois, o vídeo foi removido, enquanto outros até mais recentes estão no ar. Ouça e veja abaixo, em seu lugar, o trecho divulgado pelo perfil Enciclopédia do Rádio.

Existe muita diferença entre a BANDEIRANTES DE SP e do RJ essa é a realidade.
CurtirCurtir