Por Rodney Brocanelli
A edição deste final de semana (22/23) do Zero Hora, de Porto Alegre, trouxe um artigo escrito por Cristina Ranzolin, apresentadora do Jornal do Almoço, da RBS TV, também de Porto Alegre. O tema central é o estado de saúde de seu pai, Armindo Antônio Ranzolin, histórico narrador esportivo que fez carreira nos principais prefixos locais, entre os quais as rádios Guaíba e Gaúcha.
“Infelizmente meu pai tem Alzheimer, essa doença danada que no início provoca esquecimentos, aos poucos vai roubando a memória e depois vai trazendo outras complicações e limitando cada vez mais os pacientes”, escreveu Cristina.
Alguns parágrafos antes ela explicou a decisão de divulgar o estado de saúde de Armindo Ranzolin: “Os mais de 50 anos de carreira fizeram com que aqueles que ele chamava de amigos também acabassem considerando o Ranzolin um grande amigo, ou até alguém da família. E é para essas pessoas que resolvi escrever hoje. Muitos, mesmo depois de tanto tempo, não entenderam a sua aposentadoria e perguntam por onde ele anda e por que sumiu. Outros, quando veem uma postagem com fotos de minha família nas redes sociais, questionam por que ele não está ali…”.
Cristina informa seu pai está limitado. A voz não sai mais e as pernas já não permitem que ele caminhe. Porém, segundo ela, a família não poupa esforços para que ele se sinta confortável: “Minha mãe, eu e meu irmão fazemos todo o possível para que ele tenha conforto, estamos sempre atrás de tudo que possa lhe dar melhor qualidade de vida e bem-estar, mas sempre ficamos longe do que realmente gostaríamos de dar para ele”.
Leia o texto na íntegra, clicando no link abaixo.
Em abril 2020, em uma brevíssima entrevista à Rádio Guaíba, Cristina já havia antecipado que a situação de seu pai inspirava cuidados, mas sem citar diretamente a doença: “Meu pai está bastante limitado, infelizmente. Ele está adoentado há muito tempo. Agora ele está mais acamado. Ele está bastante debilitado. Tá indo, sabe? Ele é muito forte. Segue aqui com a gente, mas ele está, infelizmente, numa situação difícil”, afirmou.
A apresentadora fez uma breve participação na rádio de um grupo concorrente por ocasião da reprise de dois jogos do arquivo da Guaíba com a narração de Armindo Antono Ranzolin. Saiba mais abaixo.

Esta doença mexe muito com todos na família. Muita luz e força pra toda família..forte abraço..
CurtirCurtir
Tenho muitas lembranças
Foi um privilégio ter estado com vocês
CurtirCurtir