José Aldo Pinheiro conta histórias e elege Osmar Santos como o grande narrador da história

Por Rodney Brocanelli

Em entrevista ao podcast Dus 2, o narrador esportivo José Aldo Pinheiro, atualmente empunhando o microfone da Rádio Guaíba, de Porto Alegre, teceu fortes elogios a um colega que marcou história no rádio esportivo brasileiro: Osmar Santos. “Se nós podemos dizer que tem um narrador que alcançou um nível de perfeição na narração, este narrador é o Osmar Santos. Ele tinha dicção, ele tinha carisma, ele tinha improviso, ele tinha voz e ele tinha criatividade. Então, o Osmar tinha uma linguagem universal. O Osmar foi o grande narrador de todos os tempos”, afirmou.

Mesmo colocando Osmar no topo, ainda houve espaço para que outros grandes locutores fossem citados por Zé Aldo: “Nós temos um outro que desenvolveu com com perfeição a técnica da narração esportiva que é o (Armindo Antônio) Ranzolin, mas ele era um narrador com linguagem clássica, mas com característica de um comunicador regional. Não era tão universal como o Osmar Santos. Então, ele era um narrador mais conservador, atingia um público mais maduro”, disse.

Ainda na mesma resposta, Zé Aldo fez uma comparação entre Ranzolin e Osmar: “O Osmar pegava todos os públicos. Ele (Osmar) pegava o povão, mas ele pegava também a elite intelectual que se identificava com a linguagem dele”.

Outro profissional elogiado foi José Carlos Araújo, o Garotinho: “ele tem uma narração que não se desatualiza, que não envelhece porque ele é à frente do tempo dele. Ele nos anos 90 já narrava numa linguagem dos anos 2000. Ele cata na linguagem das pessoas das ruas os seus bordões. Essa linguagem do povo, toca no povo”, falou.

Mas a entrevista não ficou apenas nessa questão dos narradores. José Aldo Pinheiro falou sobre aspectos de sua carreira, iniciada precocemente, em São Luis Gonzaga. Ainda houve espaço para uma importante história de bastidores: ele foi convidado por Leonardo Meneghetti, diretor geral do Grupo Bandeirantes, em Porto Alegre, para voltar à Rádio Bandeirantes local, para um projeto em que narradores e outros integrantes da equipe de transmissão seriam identificados com os times locais.

O time que Zé Aldo iria acompanhar não foi revelado. Essa ideia seria igual ao que já faz a Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte, que tem uma equipe engajada transmitindo os jogos do Atlético-MG e outra cobrindo as partidas do Cruzeiro.

Como se nota pelo estilo de transmissão adotado pela Bandeirantes porto-alegrense, a medida não foi adotada, ao menos até agora.

Outra questão colocada na mesa foi a saída de Zé Aldo da Rádio Gaúcha. Embora ele tenha usado um tom comedido para abordar o tema, fica claro que a saída não foi amistosa.

O Dus 2 é comandado por Cristiano Silva e Geison Lisboa. Ouça e veja a íntegra abaixo.

3 comentários em “José Aldo Pinheiro conta histórias e elege Osmar Santos como o grande narrador da história

  1. O Osmar Santos foi muito bom, mas principalmente, inovador.
    Ouvi pouca narração dele, mas quem pega uma rádio, JP, com 20 quilowatts de potência, em SP, e a tranforma numa líder, é alguém diferenciado.
    Um pena o acidente!

    Curtir

  2. Mas, aqui no Sul não tem pra ninguém, é Zé Aldo e mais ninguém.
    Voz, ritmo, emoção e nível cultural, tudo top!

    Curtir

  3. Ele foi muito feliz ao citar o Osmar Santos e o José Carlos Araújo. 2 monstros da narração de jogos de futebol. Eu tive a felicidade de ouvir o José Carlos Araújo na Copa de 2002 onde aquela espetacular Seleção brasileira ganhou a Copa com todos os méritos. E ele narrou os jogos da seleção. E super bem. Aliás ele tinha 2 companheiros a emissora que ele fosse eles iam.No caso o na minha visão, excelente repórter Gilson Ricardo e o ex jogador e comentarista e campeão com a antológica seleção brasileira de futebol de 1970,Gerson.Nao sei se eles atuam juntos ainda .Mas era um baita de um trio!Quanto ao Osmar Santos,esse inovou a forma de se narrar futebol. Com.muito bom humor e criatividade. Tem ele ainda o irmão dele Oscar Ulisses, outro fera na narração que está aí até hoje. E o outro irmão dele o Odinei Édson, narrador também muito bom. também, mas que hoje narra mais fórmula 1.Achei tão chato o que aconteceu com o Osmar.Pois não deu mais pra ouvir ele narrando. Mas a gente pode matar saudade,ouvindo os jogos que ele narrou.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.