Memória: relembre a Rádio Camanducaia na Bandeirantes, em 2010

Por Rodney Brocanelli

Em 2009, a edição de quarta-feira do Terceiro Tempo (que sempre avançava até a alta madrugada da quinta), comandada por Milton Neves passou a reapresentar alguns aúdios com esquetes da Rádio Camanducaia, genial criação de Odayr Baptista, que foram veiculados pela Rádio Bandeirantes, dentro do Show de Rádio na segunda passagem do programa, entre os anos de 1996 e 1997. A repercussão junto aos ouvintes foi tão boa que no ano seguinte, Baptista recebeu um convite para produzir quadros novos, que foram veiculados dentro do Domingo Esportivo Bandeirantes, apresentado também por Neves.

Para quem não lembra, Odayr Baptista criou a Rádio Camanducaia na década de 1970 quando ele integrou a equipe do Show de Rádio, que na época era apresentado pela Rádio Jovem Pan.

A emissora metalinguística era uma paródia a muitas emissoras de rádio do interior e as dificuldades que elas enfrentam para sobreviver. Outra característica marcante eram os trocadilhos referentes aos fictícios estabelecimentos comerciais que são os patrocinadores da emissora. Talvez não fosse algo consciente, mas a Camanducaia também era um retrato bem-humorado da vida do interior.

Um dos principais nomes da Camanducaia era o locutor Alberto Júnior, que com sua voz grave lia os testemunhais e anúncios e era um pouco atrapalhado. A estação tinha um narrador esportivo chamado Alberto Neto, que sempre ia  para o estádio errado a fim de irradiar uma partida de futebol. O quadro teve grande aceitação junto aos ouvintes e fez história no rádio paulistano.

Odyar Bapitsta morreu em julho de 2019, aos 83 anos.  Saiba mais sobre ele clicando aqui.

O Radioamantes recupera dois quadros que foram apresentados naquela época e que podem ser ouvidos nos players abaixo.

Odayr Baptista

2 comentários em “Memória: relembre a Rádio Camanducaia na Bandeirantes, em 2010

  1. Infelizmente não fui ouvinte dessa rádio com esse programa, mas pelo que vejo agora no vídeo deve ter sido sim interessante na época que foi no ar esse programa, justamente no ano que vim pra SP morar, e lá no interior que morava em SP não pegava mais as grandes rádios de SP, só com parabólica que era o a telecomunicação da moda naquela época lá na minha região hoje já chegou a TV PAGA mas as grandes rádios já não se houve mais, ou agora pela internet ou aplicativos no celulares, no rádio comum não pegam mais, só as locais, por isso não dá pra comentar sobre o programa feito por esses dois jornalistas citados na reportagem e outros da sua equipe do Oday Baptista e o Alberto Junior.

    Curtir

  2. Odayr Baptista e a grandiosa Rádio Camanducaia estarão para sempre em minhas melhores memórias. Gênio, assim como o brilhante Amácio Mazzaropi, trouxe o carisma do interior através do humor.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.