Por Rodney Brocanelli
Nesta reta final dos Jogos Olímpicos de Tóquio, as rádios Globo e CBN resolveram transmitir algumas competições. A Globo, cujo sinal no dial está limitado apenas ao Rio de Janeiro, levou aos seus ouvintes a semifinal do torneio de futebol masculino envolvendo Brasil e México, na última terça (03), com a narração de Hugo Lago. Neste sábado (07), a emissora repetiu a dose programando a cobetura da decisão da medalha de ouro, que colocou em campo Brasil e Espanha. Esta partida teve a narração de Edson Mauro.
Por sua vez, a CBN também transmitiu a grande decisão para grande parte de sua rede, com a narração de Vinicuis Moura.
Na madrugada deste domingo, o mesmo Vinicius está escalado para narrar pelas duas emissoras as emoções da final do vôlei feminino, que vai colocar em lados opostos Brasil x Estados Unidos. Ou Zé Roberto x Karch Kiraly, como quiserem.
Até então, a Rádio Gaúcha, de Porto Alegre, reinava soberana na cobertura radiofônica dos jogos de Tóquio, como destacamos aqui no Radioamantes.
(ATUALIZADO – 13H45 07/08) – Na lista de emissoras autorizadas pelo Comitê Olímpico Internacional, os nomes de Rádio Excelsior e Rádio Globo Eldorado, razões sociais de CBN e Globo respectivamente, apareceram recentemente na parte dedicada ao rádio, somando-se à Gaúcha e uma certa Rádio Band. (veja aqui). No dia 22 de julho, o Radioamantes informou que apenas apenas a emissora de Porto Alegre e tal Rádio Band estavam naquela listagem (veja aqui). Isso dá a impressão de que um acerto de última hora fez com que as rádios do Grupo Globo participassem dessa cobertura.
Ouça abaixo a narração de Edson Mauro para o ouro do Brasil no futebol.
