Senado retira artigos de lei que permitiria a cobrança de direitos de transmissão das rádios

Por Rodney Brocanelli

Na semana que passou, o rádio esportivo obteve uma importante vitória na luta para evitar a cobrança de direitos de transmissão para eventos esportivos. Conforme informações do jornalista Demétrio Vecchioli em seu perfil no Twitter, o Senado “enterrou” essa e uma outra proposta que dizia como cada organizador de evento esportivo deveria agir para o credenciamento de profissionais de imprensa.

Em julho de 2023, a partir de um alerta do jornalista Gabriel Carriconde, o Radioamantes (veja abaixo) informou que a Câmara dos Deputados havia introduzido artigos na Lei Geral do Esporte que fariam o rádio pagar pela transmissão do futebol (e até outros eventos) no substitutivo apresentado pelo então relator do projeto, o deputado Felipe Carreras (PSB-CE).

Após essas e outras modificações projeto foi encaminhado novamente ao Senado para ser analisado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte. Como relatora, a senadora Leila (PDT-DF) fez novas alterações no texto, que deverá ser apreciado pelo plenário da casa. Para entender todo esse processo da lei em si desde o começo, é recomendável a leitura do texto publicado no blog Olhar Olímpico, mantido por Vecchioli (clique aqui).

A retirada dos artigos indesejáveis para o rádio esportivo introduzidos pela Câmara não deve significar um alívio imediato. Como haverá uma nova rediscussão entre os senadores, é bom manter a vigilância.

2 comentários em “Senado retira artigos de lei que permitiria a cobrança de direitos de transmissão das rádios

  1. Fico pensando nos muitos profissionais que devem ficar sem emprego se esse projeto de lei for aprovado e sancionado. Quem pode sair perdendo também são os torcedores que não podem assinar TV paga ou streaming e preferem acompanhar seus times através do rádio. Esse projeto de lei deveria ser rasgado.

    Curtir

  2. Só poderia ter vindo de um extremista de esquerda. Eles adoram taxar, roubar de qualquer trabalhor. Coitados dos radialistas esportivos, que vivem disso. Ainda bem que ignoraram essa excrescência, desse verme comunista.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.